sexta-feira, 23 de abril de 2010

Downloads [Dungeons & Dragons] - Caixa Básica da 1ª edição QUASE completa

Como eu já havia dito antes, aqui no Hell de Janeiro é feriado, devido ao dia de São Jorge, um guerreiro de 20° nível que gostava de exterminar dragões.

Somando-se ao fato de que anteontem foi dia do Odontologista, tive CINCO DIAS pra ficar em casa enchendo a cara, jogando PS2 e ficando com a minha namorada (namorácula?).

Como eu também sou filho de Paladine, aproveitei esse tempo pra descansar e nem estava planejando postar mais alguma coisa esta noite (mesmo porque é dificil acertar as teclas quando estou alcoolizado), mas depois de receber um e-mail (magos modernos usam e-mail, telepatia é coias do passado) do leitor Ker-Tak Okanis eu tinha o dever de escrever isto!

...

Houve uma era mais simples, onde homens eram homens e papel higiênico era mato. Uma era onde o RPG era um hobby visto como uma excentricidade, que pouquíssimos conheciam, exceto talvez por jogos como Final Fantasy e Phantasy Star, mas aquilo não era RPG de verdade.

Na nossa terrinha tupiniquim, como sempre, as coisas chegavam com um atraso terrível e em volta de 1993 a GROW, uma fabricante de brinquedos presenteou os RPGistas (eu não, porque tinha apenas 7 anos) com a versão traduzida do primeiro RPG da história, o todo poderoso Dungeons & Dragons.

Alguns poucos já haviam tido contato com esse jogo em sua versão de Portugal, mas pela primeira vez tinhamos esse jogo em "brasileiro"!

Como todos já sabem, o Dragão Banguela é formado por fãs de AD&D, a continuação do jogo original, mas todos nós respeitamos a origem deste maravilhoso jogo.

Na verdade eu conheci este site porque procurava justamente pelo D&D 1ª edição! O livro já fora lançado por aqui a um tempo atrás.

Mas esta maravilha scaneada pelo Ker-Tak Okanis contém:

* O Livro de Regras (o mesmo que já fora disponiblizado no DB); * Uma Ficha de Personagem; * Dois cartões de miniaturas (você recorta e joga); * O Mapa da Masmorra que vinha na caixa.

A caixa está QUASE completa!

Quase? Como assim?

Ora, meus jovens tolos, digo-vos o porque. Infelizmente, não foi possível que o Ker-Tak conseguisse o Livro de Aventuras e o Escudo do Mestre.

Segundo o próprio, ele já está trabalhando nisso, mas "só" por esse fato ele entra para o Hall da Fama do Dragão Banguela como um dos heróis da Escola Véia do RPG.

D&D 1ª edição é um jogo simples (o livro de regras tem umas sessenta e poucas páginas, mas se você não for o DM vai ler bem menos). Não havia ainda se estabelecido o conceito de interpretar um personagem de forma teatral e o livro era basicamente um manual de regras.

As diferenças mais marcantes são:

* Alinhamentos: Ordem, Neutralidade e Caos. Nada de Bondoso ou Maligno. * Sem diferenças entre Classes e Raças: O Guerreiro, o Mago, o Clérigo e o Ladrão serão sempre humanos. Anões, Elfos e Halflings eram classes, cada uma com seus poderes exclusivos. Um elfo, por exemplo, tinha algumas habilidades de combate e podia conjurar magias da lista dos Magos. * Só até o 5° nível. Depois disso você tinha que se virar com os suplementos importados, já que a Grow nunca deu suporte a esse jogo. * Tabela de Combate. Jogue o D20 e veja na tabela se você acertou a CA do alvo (mas havia a Thac0 como regra opcional).

Enfim, explorem Dungeons, salvem princesas, derrotem dragões e acumulem tesouros!

4SHARED D&D 1ª edição - Caixa Básica QUASE completa

29 comentários:

  1. Hehe hall da fama ^^ quero ver quando eu terminar a tradução do rules cyclopedia ^^
    Só uma pequena correção, eu estou me focando no momento na tradução do RC, mas assim que terminar vou trazer mais algumas pérolas para vcs. Claro todas traduzidas!
    Tenho mais algumas caixas básicas completas do D&D 1, mas tudo em inglês. E como quem estica demais as pernas se rasga, intonces vamos devagar.
    Mais uma vez um grande obrigadão ao pessoal do Banguela, e digamos que esse material ai (poha sei que é poca coisa, mas já é um começo) fica como um "presente" para o Trapaceiro.
    Ahhh, e aos que leram apenas por curiosidade, eu dou uma dica, usem ele para mestrar! É excelente, o jogo fica leve e fluido! MUITO melhor que a 3ª edição!
    Grande abraço pessoal!

    ResponderExcluir
  2. é por causa de pessoas como vcs que a minha vida fica mais alegre.

    ResponderExcluir
  3. Nunca joguei essa versão, mas apesar de limitar muito as escolhas durante a criação de personagens parece ser bem eficiente nas rolagens de combates.

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu tenho até hoje o meu livro de regras da caixa da grow (apenas o livro de regras), mas em um futuro não muito distante pretendo comprar a caixa completa!

    Já estou baixando a bagaça para o meu HD imundo! Que presentão de Aniversário para mim! =D

    Grande abraço maacacada!

    ResponderExcluir
  5. MInha cabeça explodiu!!! Eu tenho o livro de regras (tá meio acabado, meu irmão, quando pequeno recortou várias figuras dele), tenho o escudo do mestre e o que vinha dentro dele (fichas com regras e a aventura "Fuga da Dungeon de Zanzer (Completa)". Assim que puder vou escanear e mandar pra vocês do Dragão Banguela.

    ResponderExcluir
  6. Aos solavancos corri até meu armário de antiguidades mágicas e dispositivos esquecidos. Achei o material:
    1. O livro de regras do Ker-Tak está perfeito, o meu está sem figuras em várias páginas.
    2. Não tenho o mapa da Dungeon de Zanzer, nem figuras e nem ficha de personagem, valeu Ker-Tak.
    3. Tenho o escudo do mestre que, quando aberto, possui três partes e uma delas parece uma caixa com fichas dentro.
    4. As fichas não estão completas :( Mas entre elas está a aventura completa da "Fuga da Dungeon de Zanzer" que é dividida em quatro partes
    5. Um mapa de StoneFast, onde as últimas fichas encaminham o DM a personalizar como segunda aventura.

    Vou conseguir o scanner e espero entregar em menos de 2 semanas, vou fazer o melhor que posso, talvez até mande cada página em Jpeg ou PNG pra quem puder dar uma ajeitada e publicar em PDF.

    Valeu galera.

    ResponderExcluir
  7. Pra mostrar do que estou falando tirei uma foto:

    http://twitpic.com/1i4gbk

    ResponderExcluir
  8. Eita! Mais material da velha escola!

    =D

    ResponderExcluir
  9. Neliodv Se quizeres, pode me mandar o teu material escaniando, que eu dou uma trabalhada nele com o photoshop e deixo novinho!
    E gnt, eu não escaniei o livro!!! Eu só consegui o tabuleiro, a ficha e as minituras, o livro já existia no proprio blog!
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. Eita! Só raridades!

    O foco era AD&D, mas parece que a máquina do tempo do Dragão Banguela está ficando cada vez mais ajustada!

    Estou seriamente tentado a jogar D&D primeira edição!

    E pro pessoal que for mandar material para postagem, enviem para o meu e-mail, pelo menos enquanto o monitor do Trapaceiro sofre de febre amarela.

    O endereço é: oraculodassombras@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. aposto contigo oráculo, uma vez que vc jogar uma seção do D&D 1.0 com certeza não vai querer mais outro sistema.
    apesar das limitações, após uma certa reflexão verá que o sistema justifica MUITA coisa (como por exemplo, por que o humanos são a raça dominante de 99% dos mundos), e da pra sentir durante o jogo o melhor do AD&D E do D&D3
    Muito bom mesmo! E Digo por exeperiência própria!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Carai!
    meu primeiro rpg..
    tinha 7 anos quando joguei isso vei
    joguei com meus primos mais velhos e desde então
    me tornei um rpgista :)

    Hoje mestro D&D3.5 em um cenário próprio, somente com os livros básicos por conta de desiquilibrio de classes causado pelos completes e outros.

    Agora D&D1.0 será tão nostálgico que não sei o que acontecerá :D

    Vida longa à Ker-Tak Okans!
    3 vivas!
    viva!
    viva!
    viva!
    \o/

    ResponderExcluir
  13. Kra nem acredito, eu tenho a caixa basica aki em ksa, fechadinha novinha em folha e agora uma na net tbm, é por isso q vc's são os top, parabens a todos que trabalharam nesse projeto..

    ^^

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber c no D&D ha algum livro para q os pj possam passar do 5 nivel c houver, quais são esses livros..
    desde jah obrighado e parabens ^^

    ResponderExcluir
  15. Alguém aqui se lembra do saudoso Dragon Quest? Muita gente começou por ele e ele veio bem antes dessa versão aí. Eu tenho ele aqui scaneado e gostaria de compartilhar aqui no Blog, pois não vi nada aqui falando sobre esse clássico dos anos 90. Como eu posso ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Manda para o dragaobanguela@gmail.com

    =D

    ResponderExcluir
  17. @Mirrodin.

    Em portugês não existe nenhum módulo oficial de D&D 1ª edição para personagens além do 5° nível, mas a Dragão Brasil lançou uma matéria sobre isso.

    Mas em breve teremos a tradução do D&D Rules Cyclopedia que tem todas as regras do D&D 1ª edição, incluindo as que levam os personagens acima do 5° nível.

    ResponderExcluir
  18. Pessoas, gostei muito desse material. Quando abri o PDF e vi que er ao livro que eu havia escaneado e tratado, fiquei decepcionado. Mas quando fui até o final e vi os cartões de miniaturas junto com o mapa.. cara, gostei demais.

    Eu ainda tenho o mapa, os cartões ensinando a jogar junto com o escudo do mestre. Mas as miniaturas já fram par ao lixo faz tempos... Só não gostei da ficha que colocaram. Ela podia ter ficado junto com a orinal e não ter apagado a outra que estava lá. Sei que a original era mei sem graça, mas ficava como valor histórico.

    Sou um dos que ficma no aguardo da traduação do Rules. Boa sorte e paciência a todos. Me lembro do trabalho que tive em escanear e readigramar o livro. Mas valeu a pena.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Grande paulo, então é a você que eu devo agradecer por esse scan marivilhoso, cara se não fosse por ti eu nunca teria aderido ao movimento old school!

    Cara sou eu quem esta traduzindo o Rules e digo o seguinte, apesar da iniciativa da tradução ser minha, ela se deve 90% a vc que nos trouxe esse maravilhoso trabalho!

    Grande abraço, e saiba que vc é uma grande inspiração ao movimento old school!

    ResponderExcluir
  20. Este blog ta cada vez melhor!! Tava procurando um sistema facil p mestrar p um grupo iniciante ja q tbm sou iniciante e dou d cara com isso! valeu galera do Dragão Banguela!!

    ResponderExcluir
  21. Ker-Tak Okanis

    Cara, valeu pelo elogio. Minha vontade mesmo era diagramar o Rules num estilo mais moderno misturando o antigo.

    Mas fica pra outra.

    Abraço. Boa sorte e paciência.

    ResponderExcluir
  22. E o cagaço de baixar isso e na hora ver que é um pdf com 1k fotos do Sérgio Malandro, hehe...

    ResponderExcluir
  23. Sem Sergio Mallandro ou Costinha dessa vez =D

    ResponderExcluir
  24. sera que alguem tem o livro dos mostros da primeira edição

    ResponderExcluir
  25. Esse negócio de Livro dos Monstros é coisa da segunda edição em diante.

    Na caixa que eu disponibilizei já tem as regras básicas, as regras do Mestre E os monstros principais.

    Ou seja, o Livro de Regras vale como o Livro doJogador, do Mestre e dos Monstros!

    ResponderExcluir
  26. TENHO A CAIXA BASICA ORIGINAL E NOVA IMPECÁVEL, SE ALGUEM SE INTERESSAR, MEU EMAIL É yantarik@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Vc acabou de ajudar um grupo de 5 pessoas novatas que não estavam entendendo tanat regra da versão 3.5 e já estava desistindo de jogar.Nem o "escolhido" mestre e nem os jogadores entenderam a complexidade dos livros atuais.
    Vlw mesmo!!!

    ResponderExcluir
  28. Que bom que ajudamos mais um grupo a se manter no mundo do RPG!

    Se você quer uma grande ajuda para aprender D&D e o RPG de uma maneira geral, aconselho conferir os cartões que vinham nessa caixa: http://dragaobanguela.blogspot.com/2010/07/downloads-d-1-edicao-cartoes-da-caixa.html

    ResponderExcluir
  29. Boas... tbm tenho a caixa de DeD completa!!

    Bons tempos aqueles...

    ResponderExcluir