quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Plebe Rude - Faça seus próprios marcadores e substitua miniaturas (tokens)


Matéria encontrada na Rede RPG que achei muito interessante! Publicado originalmente na RetroPunk Game Design.


Uma das coisas mais úteis para ajudar a ilustrar uma cena complexa, um combate ferrenho ou a cena de um crime em um investigativo é desenhar a situação para o seu grupo de jogadores. Isso faz com que todos tenham uma visão correta de onde estão, onde seus inimigos estão, se a cena do crime é grande ou pequena, etc. Afinal uma imagem, ou no nosso caso um mapa, vale mais que mil palavras.
Um dos recursos utilizados para isso são as miniaturas. Muito comuns em jogos no sistema d20 e mais recentemente na quarta edição do D&D. O pessoal mais antigo ainda tem saudades dos mapas hexagonais de GURPS. Nosso querido Savage Worlds oferece a possibilidade de utilizar miniaturas ou marcadores e tem regras muito rapidas e simples que usam mapas tradicionais com quadrados de uma polegada ou uma simples régua graduada em polegadas para calcular distância e movimento.
Uma opção elegante e barata é utilizar marcadores (tokens) redondos de 1 polegada para representar os jogadores, oponente e até mesmo mobilia e caracteríticas do terreno. E você mesmo pode fazer!
Você vai precisar de:
Papel para impressão com uma boa gramatura (ex: papel cartão)
Um picotador de papel com um círculo de uma polegada (facilmente encontrado em lojas de artes ou artezanato).
Imagens para construir os seus tokens.
O programa Token Tool (grátis, download aqui).
Uma matriz com espaços de 1 polegada para imprimir os tokens criados no tamanho correto (grátis, arquivo para Open Office Draw).
Uma dose de criatividade e outro tanto de paciência.

Primeiro você precisa descompactar o Token Tool e se certificar que tem o Java instalado. Para instalar o Java é simples, basta ir até este endereço, fazer o download e seguir as instruções.
Quando você executar o Token Tool pela primeira vez irá encontrar uma interface muito parecida com esta:

Localize no seu computador uma imagem legal que você queira transformar em um token. Selecione com o mouse arraste e solte sobre o aplicativo Token Tool. A melhor resolução para impressão é a de 256x256 e as bordas que ficam mais legais impressas são as sólidas e sem muitos detalhes.
Depois de selecionada e carregada a imagem você pode usar os controles de zoom para posicionar a imagem da melhor forma. Então é só salvar seu token em uma pasta para que possamos usar o modelo do Open Office para imprimi-lo no tamanho correto.


Faça o download do modelo de impressão para Open Office que listamos no inicio deste artigo e abra o arquivo. Ele contém uma matriz com quadrados de uma polegada pronto para usar. Arraste seus tokens recem criados para dentro do programa e acerte a posição na matriz de linhas e colunas conforme a imagem. Um bom acabamento depois de acertado o tamanho é deixar o fundo do quadrado onde está o token preto, o que vai ajudar a dar um acabamento mais profissional na hora do corte.


Agora basta imprimir os nossos novos marcadores em uma impressora jato de tinta com uma boa qualidade. Você deve ficar com algo assim como resultado final:


Recorde com uma tesoura as fileiras de marcadores para que sejam mas fácil de posicionar no picotador de papel de 1 polegada. Estou usando o "Toke e Crie TEC" com o padrão circular. O objeto cinza e verda da foto. Com cuidado posicione o token de forma a estar o mais centralizado possível e realize o corte.
Pronto! Agora é só repetir para todos os seus marcadores e partir pro abraço!
Notem que os tokens acima não estão com o acabamento e preto nas bordas. Você pode fazer depois de impresso também, com uma caneta preta ou aquelas canetinhas de criança. Mas o risco de borrar o marcador com a caneta é bem grande. O melhor é fazer no próprio Open Office Draw usando um quadrado sólido preto um pouco maior que o marcador.
Marcadores enriquecem a sessão em quase todos os sistemas e substituem de forma elegante e barata as miniaturas. São fáceis de guardar e simples de confeccionar. Exercite seu lado artístico e surpreenda a sua mesa de jogo!

Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de Games e RPG, Músico, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário