quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tartarugas Ninja, o Jogo de RPG


Esse post foi originalmente publicado no meu blog pessoal.



Apesar de serem bem poucos no Brasil, lá fora é costume lançar RPGs oficiais de filmes e séries famosas, o que pode gerar coisas como o excelente Star Wars RPG até o péssimo Prime Directive, o obscuro RPG oficial de Jornada nas Estrelas.

Diabos, até a Buffy teve seu RPG oficial!

E com o sucesso da HQ das Tartarugas Ninja, que mesmo sem o apoio de uma grande editora como a Marvel ou DC conseguiram ganhar seu próprio desenho animado, é claro que não ia demorar a pintar um RPG oficial.

Eis que em 1985 - dois anos antes do surgimento do desenho animado - a Palladium Books lança o seu Teenage Mutant Ninja Turtles & Other Strangeness, ou Tartarugas Mutantes Ninja Adolescentes e Outras Esquisitices, ganhando o prêmio por nome mais comprido para um livro!

O jogo usa uma versão modificada do Megaversal System, sistema de regras de RPG da Palladium Books que como a maioria dos RPGs antigos, tem muitas similaridades com o clássico Dungeons & Dragons.

TARTARUGAS MUTANTES E OUTROS BICHOS

Não só de tartarugas ninjas adolescentes vivia o jogo. Havia toda uma gama de animais a serem escolhidos pelos personagens jogadores, cada qual com um tipo de mutação diferente, desde inteligência até parência humana, passando até mesmo por bizarrices como poderes pisíquicos.

Além disso, o jogador era convidado a desenvolver a personalidade dos seus animais mutantes e seu comportamento em relação à sociedade humana normal, que obviamente teme e odeia tais aberrações (alguém pensou em X-Men?).

CENÁRIO DE CAMPANHA

O jogo era baseado nos quadrinhos que eram bem mais sérios (guardadas as devidas proporções, obviamente) e violentos que o desenho animado.

O cenário de campanha era baseado nas mesmas batalhas entre clãs ninjas e seres mutantes ou alienígenas dos quadrinhos, sem os seres da Dimensão X como Krang e seu Tecnódromo, criado exclusivamente para o desenho.

Com a popularidade crescente da animação, o interesse pelo jogo de RPG foi diminuindo, já que não conseguia agradar o público - geralmente mais jovem - do desenho animado. Aliás, a versão amenizada da história para a televisão recebeu duras críticas por parte da Palladium Books por se afastar demais da proposta original. Segundo ele a história havia se tornado infantil demais.

Polêmicas a parte, mesmo a animação sendo a versão mais popular das tartarugas, essa versão nunca foi considerada canônica no universo dos quadrinhos que mantiveram a cronologia original mesmo com todas as diferenças.

SUPLEMENTOS

Como todo bom RPG, TMNT&OS (não vou mesmo escrever de novo esse nome todo... ops) tinha toda uma linha de suplementos e livros de apoio. Alguns deles continuaram fazendo sucesso mesmo após o fim da licença da Palladium para publicar RPGs sobre as tartarugas (obviamente removeram as partes que faziam menção a esses personagens).


After the Bomb (1986): Ambienteado em um futuro pós-apocalíptico onde seres mutantes são a maioria. Uma guerra nuclear destruiu grande parte do mundo e agora mutantes e os poucos humanos restantes tentam sobreviver em meio ao caos. Em 2001 recebeu uma nova edição eliminando as referências às Tartarugas Ninja (a licença da Palladium acabou em 2000 e ão fora renovada);


Road Hogs (1986): Na verdade é mais um suplemento para After the Bomb do que para TMNT&OS propriamente dito. Basicamente trata de veículos, deixando a ambientação pós-apocaliptica de AtB no melhor estilo Mad Max;


Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures (1986): Módulo de aventuras repleto de desafios para nossos ninjas verdões;


Teenage Mutant Ninja Turtles Guide to the Universe (1987): Guia sobre o cenário espacial do mundo das tartarugas, incluindo regras para viagens espaciais e informaçoes sobre as raças alienigenas que vez por outra apareciam nos quadrinhos, como os Triceratons;


Mutants Down Under (1988): Mais um suplemento da linha After the Bomb, desta vez levando os mutantes até a Austrália;


Transdimensional Teenage Mutant Ninja Turtles (1989): Suplemento sobre viagens no tempo e entre dimensões;


Truckin' Turtles (1989): Coletânea de ideias de aventuras para levar nossas tartarugas ao redor dos EUA enfrentando toneladas de inimigos no processo;


Mutants of the Yucatan (1990): Também para a série After the Bomb, com aventuras passadas no México, sobretudo a península de Yucatan;


Turtles Go Hollywood (1990): Livro com cinco aventuras interligadas envolvendo clãs ninjas malignos, chefões do tráfico, vilões mutantes e executivos de cinema corruptos;


Mutants in Avalon (1991): A versão do cenário de After the Bomb para a lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda;


Mutants in Orbit (1994): Viagens espaciais no universo de After the Bomb.

LEGADO

Em 2000 o contrato de licença para publicar o RPG das tartarugas terminou, porém devido ao alto preço da licença a Palladium decidiu não renová-lo, mesmo porque eles não produziam materiais baseados no desenho animado ou os filmes, que sempre foram mais populares que os quadrinhos.

Ainda assim, o cenário After the Bomb foi reaproveitado sem menção às tartarugas e é publicado até hoje.

Atualmente esses livros podem ser encontrados no e-bay, mas valem mais como uma curiosidade. Tais livros jamais foram publicados em língua portuguesa, mas nos tempos da saudosa revista Dragão Brasil receberam uma matéria e uma adaptação para outros sistemas publicados em nosso idioma.



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escitor e Técnico em Mecânica quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário