quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Age of Wonders



Continuando a temporada DB light, eu conto novamente com um Post do Leitor para manter o blog atualizado. O bom disso é que se os posts forem uma merda, pelo menos a culpa não é inteiramente minha!

Então fiquemos com o post do leitor ONAI ONAI (seja lá o que caralhas esse nome signifique). Aliás, devo salientar que ele foi o único leitor sensato o suficiente de mandar as imagens SEPARADAS do texto, o que poupa muito o meu trabalho!

Age of Wonders trata-se de um jogo de estratégia baseado em turnos com um cenário de fantasia. Foi criado em 1999 pela Trimph Studios. Elfos, anões, dragões, belhoders, mortos vivos,todos esses elementos são incorporados nesse jogo.
O grande diferencial de Age of Wonders está na parte diplomática, vocês escolhe uma raça entre as doze disponívies e pode fazer alianças ou entrar em guerra contra as outras. Claro que há raças que são inimigas por natureza, então se você escolhe os elfos não vai conseguiur se aliar aos orcs, obviamente.



Como já foi dito o jogo conta com doze raças que são:
Humanos
Elfos
Elfos Negros
Azracs , o povo do deserto
Halflings
Orcs
Homens Lagarto, que de homens não tem nada, parecem mais lagartos mesmos
Anões
Goblins
Frostlings, os anões do gelo
Highmen, os humanos de linhagem elevada
Os Mortos Vivos



Como a maioria dos jogos de estratégia o objetivo é destruir os inimigos e conquistar o mapa. O interessante é que cada jogador além de escolher uma das raças irá também começar com um herói da respectiva raça em questão. O herói tem poderes mágicos e pode também subir de nível , contudo caso ele morra o jogador automaticamente perde o jogo. Os poderes dos heróis são bem variados, há desde poderes de invocação, um sapo mágico gigante até poderes que influenciam na geografia do mapa, como congelar uma parte das águas do oceano para atravessá-lo a pé. Há também a possibilidade de se jogar sem os heróis.



Em Age of Wonders seus exércitos de certa forma são todos formados por mercenários, apesar de serem da sua raça. Isso por que cada unidade tem uma quantia em moedas de ouro para manter, ou seja, um guerreiro, por exemplo, além do seu custo de compra há também o custo de manutenção que é pago todos os turnos. Caso você não tenha o dinheiro o guerreiro em questão abandonará sua causa e se tornará uma unidade independente. As unidades nesse jogo são bem curiosas, há os halflings que atiram pedras, os anões montados em javalis, escorpiões gigantes, pinguins gigantes, fadas, etc.



A conquista de territórios inimigos e hostis também é bem interessante, quando você captura uma cidade você pode simplesmente dominá-la e deixa-la do jeito que está, caso seja de uma raça inimiga da sua a população será escravizada e a cidade não produzirá ouro. Você pode também fazer imigrações fazendo com que a cidade mude para a sua raça ou outra raça aliada o que ajudará na diplomacia. Por exemplo, você captura uma cidade orc e através da imigração a transforma em uma cidade humana.
Além da imigração você pode também pilhar a cidade ou destruí-la, o que acarreta penalidades diplomáticas para a raça que você atacou.
Além das cidades há fazendas, torres, minas, cavernas e entradas para a parte subterrânea do mapa, o que gera outro mapa. A parte subterrânea pode ter dois níveis então é como se você jogasse em três mapas ao mesmo tempo.



Há dois sistemas de batalhas: automático e tático. No automático como o próprio nome já diz a batalha é resolvida rapidamente, destaque para os efeitos sonoros. Acho muito engraçado os sons de gritos e pancadas. No modo tático você vai para um mapa de batalha e deve controlar cada unidade. Os dois modos são interessantes, mas em partidas multiplayer o modo automático é mais viável.

Os gráficos de Age of Wonders são 2D e bem simples, mas agradáveis. A música é muito bonita e bem arranjada, o tutorial não ensina muita coisa, só o básico mesmo. Então você aprende a jogar mais é na marra mesmo. Os mapas já são pré-definidos, mas o jogo conta com um editor de mapas. Há também vários mapas interessantes na internet.



Enfim, se você gosta de jogos de estratégia com grandes batalhas, grandes exércitos, gráficos fenomenais que exigem as melhores placas de vídeo, não jogue Age of Wonders, você achará chato. Agora se você procura um jogo tático, semelhante a uma partida de xadrez, maquinações, diplomacia, exploração e até traições jogue Age of Wonders. Você irá gostar.


Dicas de sites:
Para baixar o jogo acesse meu blog: www.tavernadosapopapao.blogspot.com
Para partidas online eu indico o programa Game Ranger: www.gameranger.com
E para baixar mapas do jogo e ter acesso a mais informações acesse: www.aow.heavengames.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário