Então vamos conferir o que o Lucas Theodorovitz tem a dizer...
Seja por timidez ou por
vontade de rolar dados e ver sangue jorrar, muitos jogadores deixam de “entrar
na pele” do personagem e interpretar. Alguns até deixam de criar um background
e descrição física por se importarem somente com os números na planilha de
personagem. Se este é o estilo que você, Mestre, gosta e que os demais
jogadores gostam, não perca tempo lendo esse texto. Caso contrário,
apresentamos-lhes alguns conselhos de como superar este [difícil] obstáculo.
Estimule-os
Isso significa mostrar-lhes os benefícios de se
interpretar seriamente um personagem. Converse com eles e diga que não está
dando certo ficar apenas rolando dados. Para os jogadores, pode ser divertido
passar 10 sessões de jogo em uma masmorra, apenas limpando salas. Mas, para o
Mestre, isso é entediante. É importante dizer-lhes que a interpretação traz
benefícios para todos.
Dê
o exemplo
Inove
Eu tinha um
grupo que não interpretava, então fiz algo novo para mudar a mentalidade de
meus colegas: comecei uma campanha nova e criei, eu mesmo, todos os
personagens, além de seus históricos de vida e dicas de interpretação para cada
um. Depois, sorteamos quem faria o papel de quem. Foi uma experiência muito
recompensadora e, além de estimular a interpretação, alguns jogadores
aprenderam a jogar com personagens muito diferentes dos que estavam
acostumados. Eles acabaram gostando mais desses personagens do que outros que
eles mesmos criaram em campanhas passadas. Outra ideia seria empilhar, antes de
cada sessão, as planilhas do grupo da campanha. Cada jogador, então, puxaria
uma aleatoriamente, tendo que interpretar de acordo com o personagem sorteado
durante o dia.
Utilize as ferramentas do jogo a seu
favor também. Uma missão de espionagem, onde a interpretação adequada ajudaria
o personagem a se infiltrar em uma guilda de ladrões, é um bom exemplo. Os
personagens poderiam trocar suas aparências magicamente e tentar se passar pelo
carcereiro orc estúpido que cuida das chaves da prisão. O objetivo aqui é
inovar!
Seja
bom
Estimule os
jogadores com premiações (normalmente em XP) pela interpretação ao final de
cada aventura. E sempre, sempre elogie o jogador que interpretar bem (faça isso
logo após a interpretação, se esta for digna de elogios, e na frente de toda a
mesa - os outros jogadores também vão querer ser apreciados).
Seja
mau
Se nada escrito
acima funcionar, você vai ter que ser mau. Isso quer dizer, atribua penalidades
ao jogador que nunca interpreta, reduzindo sua premiação em XP em seus tão
amados combates. Cuide para não deixar sua mesa precisar chegar a casos
extremos, como afastar um jogador da
mesa.
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