segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Downloads: Dragão Brasil #01


Salve salve malditos vermezinhos!

Hoje trago um material de uma era há muito tempo esquecida, uma Era de Ouro do RPG... a Era de Ouro da Dragão Brasil! Sim malditos, nesta primeira edição da Dragão Brasil (que na verdade não se chama Dragão Brasil e sim Dragon, somente após alguns números o nome é alterado) vocês ficaram por dentro de muitas notícias Old School! Clique no Leia Mais e descubra um novo mundo...

... Então macacada! Para os jogadores anciões com cerca de 25 anos ou mais, essa revista foi um salto nas informações sobre rpg para a comunidade brasileira de rpgistas da "Geração Xerox" que em meados de 1994 penava para alavancar o RPG no Brasil!

Para os "fraldinhas" (que nem eu) que em 1994 nem sabiam o que significava RPG, e os passatempos favoritos eram assistir Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho, WMAC Masters, Jiban, Cybercops, etc, saibam que esta revista hoje, significa um marco da Era de Ouro do RPG! É nessa época que o AD&D irá começar a surgir no Brasil pela editora Abril Jovem.

Quem leu esta edição em sua época, poderá agora ter a bagaça em formato digital! Quem não leu, eu recomendo expressamente a leitura!

4shared

Dragão Brasil #001




Então é isso moçada, ainda há muito mais "Dragões Brasis" para serem postadas! Neste mesmo momento, nosso caro Lorão já deve estar em sua fornalha preparando mais uma edição em formato digital!
Nos vemos no próximo post!

16 comentários:

  1. Bah essa eu tenho em casa haha, li na epoca e lembro quando esperava sair a proxima em banca, vlw pelo saudosismo hehe

    ResponderExcluir
  2. agora sim o bicho pega
    vamo com tudo pra cima das Dragões

    vlw Trapaça, e vlw a galera dos Scans

    ResponderExcluir
  3. Valeu galera!
    O scan da Dragão Brasil é cortesia do Lorão e sua trupe de scanners!

    ResponderExcluir
  4. vlw uma pinoia, posta mais ai hahaha :P

    ResponderExcluir
  5. Boa e velha Dragão Brasil! Meu (e de muitos outros) portal de entrada para o universo do RPG!

    A primeira que eu li foi a edição especial Street Fighter Storyteller, então não conta muito, já que era uma tradução. Mas dali parti para a primeira edição de 3D&T (que já temos scaneada aqui).

    Da numeração normal comecei a acompanhar à partir da edição 41 (Resident Evil), e sempre viajava nos textos deles, mesmo sem conhecer nada de AD&D, Vampiro, GURPS, etc.

    De certa maneira podemos dizer que eles ajudaram a moldar o perfil do RPGista brasileiro, com várias de suas matérias inovadoras e até mesmo um cenário de campanha próprio, que nasceu da junção de várias matérias ao longo dos anos de existência da revista. Nessa edição que está no post, por exemplo, temos a ficha de Mestre Arsenal para AD&D, antes mesmo dele ter sido trazido para o Brasil e as Bioarmaduras, que surgiram como elementos para GURPS, mas foram incorporadas ao mundo de Arton.

    PS.: A revista mudou de Dragon para Dragão Brasil já na 3ª edição, pois muitos confundiam com a Dragon Magazine.
    PS2 (não é o videogame): Dragão Banguela se abrevia da mesma maneira que Dragão Brasil. Acho que agora vocês descobriram o segredo do Trapaceiro xD

    ResponderExcluir
  6. lembro que quando comecei com o rpg em 95 um amigo me emprestou a dragão brasil pra dar uma lida na materia "ABC do RPG" (nº 15), sorte que consegui catar as outras atrasadas.

    Na epoca de ouro era uma otima revista, com grandes dicas, aventuras e materias, mas aos poucos foi se perdendo, mas mesmo assim uma otima pedida aqui para o blogg.

    ResponderExcluir
  7. Lembro bem dessa época, eu era duro e só tinha grana pro livro do jogador, que graças a deus vinha com os dados, então criava NPCs e mais NPCs, e improvisava alguns orcs e similares, até que um dia tive acesso a um livro dos monstros, e... (preparem-se) copiei À MÃO muuuuuuuuuitas fichas de lá.
    Sei que a revista é do tempo do D&D, mas só conheci o RPG no tempo do AD&D, e essa foi a revista que causou isso.
    Engraçado que só lembrava do erro de ortografia da capa... heheheh

    ResponderExcluir
  8. TIVE O PRAZER DE LER A ORIGINAL E BABAR LOGO NA PRIMEIRA PÁGINA (O QUE OCASIONOU UMA PEQUENA MANCHA QUE PERSISTE ATÉ HOJE). PENA QUE DUROU SÓ UNS 10 NÚMEROS E AS 3 PRIMEIRAS "SÓ AVENTURAS", POIS DEPOIS COMEÇOU UMA MISTUREBA DE MANGÁ E OUTRAS PORCARIAS DE MATERIAIS. VALE LEMBRAR QUE TEVE TAMBÉM A SAUDOSA "DRAGÃO DOURADO" (ESSA ERA DOIDA DEMAIS) E TAMBÉM UMA REVISTA CHAMADA "ROLEPAYING GAME" LANÇADA PELA EDITORA ESCALA. TENHO ALGUNS NÚMEROS, MAS POR SINAL MEU SCAN ESTÁ COM PAU.
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  9. P-p-p-pessoal, como diria o Mel Gibson em SINAIS, vocês acreditam em coincidências ou milagres?
    Acabei de postar este comentário aí em cima e viajendo pelos blogs da vida encontrei este: http://rpgshared.blogspot.com , e adivinha o que tinha lá, todas das DRAGÃO DOURADO disponíveis para download!!
    Então, quem não conhece, nunca ouviu falar ou ainda não havia nascido naquela época maravilhosa que foi a década de 80 e início de 90, aproveitem a oportunidade de conhecer antigas idéias novas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Essas Dragão Dourado foram scaneados pelo mesmo pessoal que está fazendo as DBs.

    Mas eu não acho ela tão boa assim. Na verdad é uma revista em quadrinhos com um suplemento (bem curtinho) sobre RPG e ainda dava uma miniatura de chumbo venenoso de brinde.

    Mesmo assim vale como curiosidade já que foi uma iniciativa inovadora em uma época em que haviam pouquíssimos materiais de RPG em português.

    ResponderExcluir
  11. o pessoal pode falar o que quizer, mas a DB foi a maior e melhor revista de RPG do Brasil, não porque eu comecei, assim como muita gente, jogando graças a ela, não porque ela alcançou mais ediçoes do que as outras. Mas o humor dela, o olhar critico e a disposiçao para ensinar os novatos trouxe esse titulo a ela.

    parabens DRAGÃO BRASIL (descanse em paz)
    parabens DRAGÃO BANGUELA (que viva mais que o outro)
    parabens Senhor dos Downloads (e que nos tragam mais scans)

    BORA CONTINUAR ENTÃO TRAPACEIRO E ORACULO, ou vcs acham que tão de ferias seus vagabundos

    ResponderExcluir
  12. Caralho: "Neste mesmo momento, nosso caro Lorão já deve estar em sua fornalha preparando mais uma edição em formato digital!"...
    Eu tô escaneando uma nesse exato instante em que eu leio isso....

    Só pra esclarecer, as Dragão Dourado, eu escaneei uma (nem lembro qual), as outras existiam na net sem estar montado o pdf, ou seja, em jpg... eu só peguei e montei, infelizmente não sei quem escaneou)

    Existem mtas outras DB (Dragão Brasil, e não Banguela) no SdD, e muitas ainda por vir, ainda mais sabendo q estão vindo pra mim aproximadamente 17 kg de revistas pra mim (entre esse peso todo, 102 edições da DB (novamente a Brasil, e não Banguela), e com essas devo ter quase todas até a edição 106... depois dessa, ainda preciso arrumar =D

    Vida longa ao DB (agora o Banguela, e não a Brasil)

    ResponderExcluir
  13. Do tempo que a Dragao Brasil ainda tinha qualidade! VIVA!

    ResponderExcluir
  14. Diz a lenda que quando o aluno esta pronto o mestre aparecerá.
    Eu e uns amigos tinhamos sido convidados por uns caras para jogar um tal de "Dragon Quest". Um jogo diferente de espada e magia.

    Criamos um novo grupo e saimos em busca de adquirir o tal jogo e, ao invés dele encontramos um outro parecido. Uma caixa da Grow com um dragão vermelho na estampa.
    Ae jogamos RPG de verdade.

    Depois de muitas aventuras inspiradas nos episódios de Caverna do Dragão, eu precisava de novas ideias. Foi ae que dei de cara com a então "Dragon" com o mesmo dragão vermelho da estapa do jogo na capa. Depois disso nossas Dungeons nunca mais foram as mesmas.

    Bons tempos !!! Valeu Banguela!!!

    ResponderExcluir
  15. eu tenho todas as 122 edições da revista, hj já não jogo mais rpg pela idade e tempo, mas me lembro quando tinha um grupo de 14 pessoas aqui em RP Interior de SP.

    ResponderExcluir