domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pérolas de RPG #25 - Placas (Des)Motivacionais


Salve salve macacada de fé!

Bom, como alguns devem saber, o monitor do meu pc foi pro limbo. Consegui fazer algumas engembrações momentâneas e resolvi dar sinal de vida aqui com um post curtinho. Caras, essa placa de hoje vale a pena. Catei ela lá no blog parceiro do Dragão Banguela, o Halfling Bêbado. Se essa não foi a melhor placa até agora, com certeza está no Top 5. Confiram a bagaça...

... Eu geralmente costumo visitar quase que diariamente todos os sites parceiros do Dragão Banguela, e por esses dias, ao visitar o blog do Thiago, dono do Halfling Bêbado, me deparei com a seguinte pérola:



Eu simplesmente comecei a rir feito uma hiena. Eu que costumo jogar de Ladino achei essa placa muito boa. Não sei onde o Thiago conseguiu essa, mas parabéns pelo achado.

Bom galera, como eu disse, é um post curto! Ainda não sei quando vou ter $tempo$ de arrumar ou comprar um monitor, pois recentemente gastei uma pequena fortuna em miniaturas de D&D =D. Mas vou tentar eventualmente fazer alguma atualização ou outra no blog.

Grande abraço e nos vemos no próximo post!

13 comentários:

  1. Ladino é legal pra roleplay, mas em termos de habilidades eles só são bons mesmo nos níveis baixos.

    * Um ladrão se esconde nas sombras - Um mago fica invisível;
    * Um ladrão escala muros - Um mago anda pelas paredes como uma aranha;
    * Um ladrão abre fechaduras com suas ferramentas - Um mago abre fechaduras com sua magia;
    * Um ladrão ouve ruídos a distancia - Um mago pode aumentar todos os seus sentidos;
    * Um ladrão pode decifrar linguagens secretas - Um mago faz isso com magia...

    Por isso, as raras vezes que joguei com essa classe procurei focar mais no roleplay do personagem do que em suas habilidades, já que sempre tinha alguém pra fazer melhor...

    ResponderExcluir
  2. Ráá, mas um Ladrão também pode dar um ataque furtivo no frágil mago e acabar com os seus poucos dados de vida.

    Já um Ladino tem a habilidade Evasão (na 3ª Edição) contra ataques mágicos que que permitam um teste de Reflexos.

    Um Ladino astuto, assim que notar que o Mago está com seus sentidos super aguçados por causa da magia, poderia dar um grande berro para atordoar o pobre mago e assim aplicar um golpe certeiro nas tripas do frágil mago.

    É só usar a imaginação hehehehe.

    Bom, é realmente uma verdade que um Ladino de nível alto contra um Mago de nível alto, o Ladino provavelmente estará em maus lençois, mas há de concordar que o Mago em si em níveis elevados ficou muito mais poderoso que as demais classes. Em níveis bem altos, um mago pode decidir todo o combate se for o primeiro na Iniciativa.

    É engraçado ver essas discrepâncias entre classes. Um Guerreiro de nível alto no AD&D por exemplo, dificilmente morrerá com uma adaga enterrada no coração mesmo estando DORMINDO.

    Regras...

    ResponderExcluir
  3. De fato uma boa idéia vale muito mais do que um número alto na ficha.

    Isso é algo que se aprende quando se joga anos seguidos com um narrador apelão.

    Quanto aos disparates das regras, nesse caso vale o bom senso. Se o guerreiro está dormindo ele não terá como se defender então uma adaga certeira no coração certamente o matará.

    Se formos usar somente as regras dos livros para resolver as situações o jogo se torna um amontoado de rolagens de dados e consultas a tabelas. É um jogo de interpretação e o Narrador tem total liberdade pra dizer que o guerreiro morre, memso que a regra X da tabela Y no livrop Z diga ao contrário!

    ResponderExcluir
  4. se a frase parasse em "Uma arte sutil e valorosa..." seria melhor.
    o resto tirou a graça

    ResponderExcluir
  5. caramba Trapaceiro! você gostou a ponto de fazer um post?! eu fico muito feliz que tenha gostado.

    cara, eu também jogo muito de ladino, nas primeiras vezes era só ranger, dai pra variar eu quis ser um halfling (ranger naquela hora), dai eu percebi o quanto é legal interpretar um halfling e dai eu tentei ladino e ficou assim é até hoje hehe

    bom, quanto ao esquema de ladinos e magos surdos, facas e guerreiros, eu diria que o mestre vai ter que deixar isso mais "real", e quem sabe dava um put* dano no guerreiro e ele fazia um teste contra a morte... guerreiros é a unica classe que é inutil sem uma arma na mão hehe

    abraço

    ResponderExcluir
  6. sobre a comparação do ladrao e do mago eu discordo.
    isso não mostra que o mago é superior, só mostra que ele usa magia pra fazer o que o ladino faz. fora a pergunta, "quem é mais cotado pra matar um mago senão um ladino?", que mesmo que o primeiro perseba o outro, as magias de area dificilmente o afetarão (evasão), magias a distancia dificilmente o acertarão (mago = baixo ataque, ladino = alta destreza) e as magias diretas não causariam dano suficiente para matá-lo.
    e o ladino so precisaria se aproximar.
    é claro que um mago e/ou jogador experiente poderia venser um ladino ate com certa facilidade, mas o segundo continuaria com a vantagem.
    e pra finalizar, Oraculo, não é querendo desmeresser sua comparação, mas TODAS as magias que você citou podem ser usadas para maximizar as habilidades de um ladino.
    no fim, mais uma vez, D&D vem mostrar que é um jogo de equipe. as comparações as vezes atrapalham, uns podem dizer que o mago é forte, outros dizem que o ladino é forte, no fim, os dois juntos são uma dupla e tanto.

    ps: eu não acho o mago apelão, principalmente se estiver do meu lado :D

    ResponderExcluir
  7. foi mal o tamanho do texto, não concigui controlar minha mão =p "I m sorry"

    ResponderExcluir
  8. Na verdade essas comparações não são minhas e sim dos próprios autores de D&D 3ed. Essa era uma reclamação constante nos tempos de AD&D, mas na 3ª edição as coisas melhoraram muito pros ladinos.

    Não existe nenhuma classe que possa ser considerada apelona em D&D, cada um é bom numa coisa e ruim em outra e isso é obviamente pelo fato de ser um jogo coletivo.

    Tudo depende, como sempre do roleplay. É claro que é mais fácil detonar a porra da porta com um machado, mas nem sempre podemos fazer isso. Não sem chamar a atenção das autoridades, ou até mesmo da Associação dos Amantes de Portas.

    Aliás, com a experiência que eu adiquiri nesses anos, aprendi que se o Narrador assim quiser, mesmo a melhor ficha, repleta de "18s" pode ser detonada facilmente. Nenhuma classe é mais poderosa do que a dos Dungeon Masters!

    ResponderExcluir
  9. O guerreiro morre sim com uma facada dormindo, pq tem um lance do oponente estar indefeso (helpless) e nesse caso ele toma crítico automático e precisa rolar o teste de fortitude igual ao dano, e se compararmos em termos de níveis iguais,um ladino de 10° nível causaria em média 28 de dano num oponente dormindo, pra um guerreiro de 10° nível, esse teste de fortitude é altíssimo. E quanto ao mago, ele ainda é limitado pela quantidade de magias que pode lançar por dia.

    ResponderExcluir
  10. Fala Professor, quanto a facada no coração, eu estava me referindo ás regras do AD&D,que se não me falha a memória, o guerreiro com bastante pontos de vida, pode continuar vivo sem nenhum problema. Agora na 3ª Edição, tem essa regra mesmo que tu falou, que salvo engano se chama Golpe de Misericórdia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Bom se chama realmente golpe de misericórdia a regra. Bem complicada, mas adorava fazer combo com o bardo do grupo: Sono + Golpe de misericordia = Morte certa!

    O Grande problema do mago é que em altos niveis ele rouba o papel de todo mundo. Rouba o do Ladino (Tanto em simulação de habilidades, quanto de dano). Rouba o do Guerreiro (Dano e Buffs para CON, Acerto e HP). Rouba o do Clerigo (Sim o mago tem buffs tambem. Alem de algumas magiazinhas bastante uteis e itens magicos x-x). Enfim mago é o Caos. Não é atoa que quando aprendi a jogar D&D meu mestre sempre dizia:

    Primeiros niveis: Guerreiro, Druida, Mago
    10 niveis após: Mago (Com muita distancia), Druida, Guerreiro!

    ResponderExcluir
  12. e como um d vcs dissem nao existe uma classe melhor do q a otra mas existe aquele q vence por ter boas estrategias na mente e ter boa sorte depois disso meus karos parceiros da DeD vcs sabem

    ResponderExcluir
  13. Mago percebe o ladino e leva uma das 15 magias de morte instantanea se falhar no teste de vontade ou fortitude e resolvido.

    ResponderExcluir