quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pérolas de RPG #21: Placas (Des)Motivacionais - Intimidação


Fala macacada!

Galera, minha vida esta semana está mais "corrida que cadela no cio", eu estava crente que ia chegar em casa e postar alguma coisa últil no blog quando então...

... cheguei em casa e não tinha luz!

Um carro "atropelou" um poste, e só agora a pouco a luz dessa jacuza voltou. Então como estou morto de cansado e promessa é divida, irei fazer um post para fechar a noite com chave de ouro e amanhã tem mais!

Fiquem ligados que amanhã irei fazer uns 2 ou 3 post's para compensar essa semana!

Abaixo uma placa (des)motivacional para dar umas boas risadas!

Intimidação


Bom, por hoje é isso galera! Nos vemos no próximo post (ou seja, amanhã, caro gafanhoto...)

19 comentários:

  1. Essa eu acho uma das mais engraçadas! Olha a pinta do cara todo tatuado e a cara dos "poliça" ali! Hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. Nunca entendi pq Intimidação é baseado em Carisma tbm....
    Mas fazer o q... (amanha volto pra cobrar os 5 posts prometidos) =D

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma das regras mais bizarras da 3ª edição.
    Eles mudaram o conceito de Carisma pra poder equilibrar, já que exceto pelos Paladinos e Bardos ninguém ligava pra essa Habilidade.

    A partir de então o Carisma passou a representar também a autoconfiança e a força da personalidade de um personagem.

    Porém, basear a perícia Intimidação em Carisma é muito bizarro. Uma pessoa pode intimidar muito mais eficientemente com palavras, mas pelo meu entendimento as Habilidades Chave de cada perícia representam o talento inato de cada um em um determinado conhecimento, mesmo sem estudá-lo (como os níveis pré determinados de perícias em GURPS), por isso em uma primeira análise é mais fácil intimidar com força bruta do que com a personalidade.

    O mais estranho é que um clássico Meio-Orc Bárbaro com as Habilidades físicas em 18 e as Habilidades Mentais em 8, acaba sendo menos intimidador do que um Gnomo Bardo!

    ResponderExcluir
  4. Vou ter que apelar para umas Dragon Magazines então!
    =D

    ResponderExcluir
  5. Pois é Oráculo, sempre achei deveras estranha a habilidade chave para essa perícia.

    Um Meio Orc fedorento e cheio de cicatrizes e com um carisma lá nas meias ou um Gnomo Sorridente e com carisma 32?

    Na minha mesa, um Meio Orc seria mais intimidador.

    Realmente não sei o que se passava na cabeça desses caras quando redigiram a regra para a perícia Intimidação.

    ResponderExcluir
  6. Se era pra basear numa Habilidade Mental deveria ser Inteligência, afinal é muito mais fácil intimidar com palavras inteligentemente colocadas do que fazer isso sendo uma pessoa carismática!

    ResponderExcluir
  7. Na minha mesa de 3ª eu costumava fazer house rules, ou então partia para o método "Old School" mesmo(dependendo o que a pessoa falou e como interpretou, ela recebia um determinado bônus para realizar o teste, o detalhe era que eu como mestre que realizava a jogada do personagem após a intimidação interpretada).
    A House Rule tbm era utilizar o modificador da Força ou Carisma(o que fosse proporcional para a classe de um personagem, logo se o mesmo fosse um feiticeiro seria mais propício utilizar uma intidação via Carisma(aquela intimidação mais racional com uma chantagem ou pontos fortes de argumentação no meio), já a pela força, envolvia algum tipo de "exibição" do personagem(como quebrar uma mesa com um soco ou golpe de espada e etc).

    ResponderExcluir
  8. Trapaceiro, eu li, agora não me recordo muito bem onde, quando estava começando a narrar D&D 3ª edição, que o Atributo Carisma foi escolhido pois a Intimidação era considerada de certa forma, uma "Interação Social", e isso envolvia o Carisma do personagem. Obviamente a intimidação ali, é apenas aquela intimidação meio "chantagista", ou de certa forma, racional envolvendo sentimentos de uma outra pessoa. Poderia ser sim o Atributo de Inteligência, mas se formos parar para pensar essa não é uma habilidade própria para interações sociais entre indivíduos(mesmo que intimidação não seja considerada uma das melhores interações sociais kkkk).
    Acho que eles pensaram que a intimidação pela força bruta, poderia ser feita simplesmente realizando um teste, ou ação própria para intimidar o inimigo em si. Logo o meio-orc montanha de musculos, é de certa forma "repulsivo", porém realizando os certos movimentos pode se tornar concerteza intimidador.

    ResponderExcluir
  9. Bom, acho que no quesito de intimidação, o melhor sistema atualmente é o novo World of Darkness. Tu rola intimidação+força para intimidações "físicas" (aquele clássico "estalar" dos dedos) ou intimidação+manipulação quando for intimidar com palavras....

    E quanto a intimidação baseada em carisma, existe sim galera, "incrusive" já me livrei de umas poucas e boas com uma lábiazinha marota e pose de mal-encarado. Além do mais, retirando do livro do jogador do D&D 4ª Ed. "Charisma (Cha) measures your force of personality, persuasiveness, and leadership." Tu não precisa realmente ser um overpower quebra-ossos, basta que os outros acreditem que você é um overpower quebra-ossos.... A vida, como já diziam "os antigos", é como o poker, não importa as cartas que tu tens, mas as cartas que os seus adversários acham que tu tens.....

    ResponderExcluir
  10. Poxa o Lorão errou....
    Trapaceiro amanhã volto pra conferir os 10 posts prometidos...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. O maluco atras da veia sapatão pareceu interessado no suposto mal feitor! hehehe!

    ResponderExcluir
  12. Bom, na minha mesa, e nas mesas que joguei, era sempre o tipo de ação q você utilizava pra intimidar, pode ser uma intimidação por inteligencia, um mago lança uma magia e blefa (ou não) sobre seus poderes pro inimigo, um barbaro meio orc empunha o machado e range os dentes pro maluco e intimida pela força, fazemos nossas regras pra isso, pq realmente, só o carisma não ta certo não, pelo menos ao meu ver...

    ResponderExcluir
  13. Pois é, em minha mesa de RPG nós sempre tentamos balancear as coisas com a "Regra da Casa", sempre ajuda torna o jogo mais dinamico e agradavel.
    A intimidação é uma coisa meio tensa, se penasr pelo lado da força eu teria mais medo de um Ogro com uma clava na mão do que de um Hobbite com uma faca de cortar peixe. Par ausar a skill Intimidação o cara tem de fazer ameaças verbais (Charisma, Inteligencia) e Linguagem corporal (Força). Então? faz um mix?
    VLW.

    OBS: To doido neste livro: Aurora´s Whole Realms Catalogue. Se alguem souber onde eu possa pegar por favor me diga. VLW + 1 x.

    ResponderExcluir
  14. Véi... Preguiça de ler todos os comentarios, mas enfim... dou a cara a tapa todos os dias para saber que carisma é a abilidade que meu cliente tem de me fazer fazer tudo que precisa ser feito. lá no AD&D antiguera diz isso já. precisa de Târdi edichion não... carisma é a abilidade de se impor... não é beleza, não é feiura, é como você lida com as pessoas... D&D espelha a realidade, (Vide Romário, nunca vi ninguém trocar tapa com o baixinho e contar vantagem depois)

    ResponderExcluir
  15. affffffffff.... pessimo exemplo....

    ResponderExcluir
  16. D20 tem as regras mais estranhas e menos funcionais de qqer RPG...

    ResponderExcluir
  17. Por que raios Carisma sempre tem que ser interpretado como um rostinho bonito, rindo e serelepe?

    Por que pessoas feinhas atraem multidões, enquanto outras muito mais "apessoadas" afastam as pessoas?

    Não é desde a 3a. Ed. de AD&D que Carisma mudou. Carisma sempre foi o mesmo desde o D&D original, aquele lá de trás, de 1974. O que mudou foi a _forma_ de explicar o funcionamento do Carisma, porque jogadores e mestres continuam ainda insistindo na ideia de que Carisma tem a ver com um corpo perfeito, um sorriso brilhante e cabelos tratados com leite de cabra alpina.

    O Carisma não se resume apenas ao valor da habilidade, mas também ao alinhamento e outros fatores mais abstratos, como tamanho, estrutura física, marcas, etc, que garantem não um valor efetivo na habilidade, mas um bônus -- ou redutor -- no seu uso. O Carisma tem a ver com sua presença, sua força de espírito, enfim, quanto tempo você consegue ficar fazendo cara feia sem piscar para seu interlocutor. Para qualquer ação de interação social, desde uma cantada até o ato de tripudiar alguém, usa-se Carisma. Intimidação é uma perícia de interação social, logo Carisma deve ser usado.

    Um outro exemplo: em Cyberpunk 2020, há um atributo relacionado ao tanto que você é conhecido. Um personagem pode facilmente ganhar uma situação de interação social simplesmente por ter alto valor de reconhecimento, mesmo sendo um baixinho fraquinho rodeado de grandalhões fortões -- sendo o baixinho conhecido por ser um dan, e os fortões... bem, fortões :P

    ResponderExcluir
  18. eu ia ate dar minha opinião, mas o João Santana ja disse tudo, mas so pra completar:
    por que, afinal, um cara grande, forte e feio não pode ter carisma alto?
    quanto ao meio-orc dos exemplos, se ele é tão intimidador, então ele deve comprar graduações na perícia.

    ResponderExcluir