Ráááá! Salve salve vermezinhos asquerosos!
Bom, como muitas pessoas estavam a horaschorando pedindo para que eu postasse algo do sistema GURPS aqui no Dragão Banguela, eis que essa hora chegou...
... O Oráculo me poupou tempo de ter que catar os materiais na internet e me enviou por e-mail alguns livros do dito cujo sistema GURPS. Bom, eu particularmente e infelizmente nunca joguei este sistema então não posso opinar sobre o que eu acho, mas o que posso dizer de pessoas que jogam ou que já jogaram é o seguinte: Quem gosta de GURPS ama GURPS, e quem não gosta de GURPS, bom, odeia GURPS.
As pessoas que eu conheço que gostam de GURPS nutrem uma paixão quase que "carnal" pelo sistema, defendendo com unhas e dentes como um fanático religioso em uma pregação de fé, já as pessoas que eu conheço que não gostam, bom, elas simplesmente detestam ouvir falar em GURPS, utilizam geralmente as mesmas desculpas: Regras demais para qualquer ação.
Em uma situação até engraçada, um amigo meu tentou me explicar como seria uma ação caso o personagem desejasse soltar um simples "Pum": Bom, segundo este meu amigo, após uma série de somatórios de atributos e perícias, falhas e sucessos em testes (mais falhas do que sucessos), o personagem simplesmente perdeu o controle dos intestinos e se borrou nas calças ao invés de soltar um simples pum.
Abaixo uma pequena sinopse que o Oráculo fez do Módulo Básico:
"GURPS MÓDULO BÁSICO - É o livro básico do jogo (jura?), com todas as regras necessárias para se jogar. Com o uso dele todos os demais suplementos tornam-se desnecessários, pois o GM (Game Master, não General Motors) pode criar seus próprios cenários apartir deste manual."
Bem, espero que gostem desse post e espero também que este seja apenas o início de uma série de materiais voltados para o sistema GURPS RPG aqui no Dragão Banguela.
Agradeço ao Oráculo por ter me passado os materiais! Abaixo o link de download do Módulo Básico:
MediaFire
GURPS RPG - Módulo Básico
Então é isso galera! Nos vemos no próximo post.
Bom, como muitas pessoas estavam a horas
... O Oráculo me poupou tempo de ter que catar os materiais na internet e me enviou por e-mail alguns livros do dito cujo sistema GURPS. Bom, eu particularmente e infelizmente nunca joguei este sistema então não posso opinar sobre o que eu acho, mas o que posso dizer de pessoas que jogam ou que já jogaram é o seguinte: Quem gosta de GURPS ama GURPS, e quem não gosta de GURPS, bom, odeia GURPS.
As pessoas que eu conheço que gostam de GURPS nutrem uma paixão quase que "carnal" pelo sistema, defendendo com unhas e dentes como um fanático religioso em uma pregação de fé, já as pessoas que eu conheço que não gostam, bom, elas simplesmente detestam ouvir falar em GURPS, utilizam geralmente as mesmas desculpas: Regras demais para qualquer ação.
Em uma situação até engraçada, um amigo meu tentou me explicar como seria uma ação caso o personagem desejasse soltar um simples "Pum": Bom, segundo este meu amigo, após uma série de somatórios de atributos e perícias, falhas e sucessos em testes (mais falhas do que sucessos), o personagem simplesmente perdeu o controle dos intestinos e se borrou nas calças ao invés de soltar um simples pum.
Abaixo uma pequena sinopse que o Oráculo fez do Módulo Básico:
"GURPS MÓDULO BÁSICO - É o livro básico do jogo (jura?), com todas as regras necessárias para se jogar. Com o uso dele todos os demais suplementos tornam-se desnecessários, pois o GM (Game Master, não General Motors) pode criar seus próprios cenários apartir deste manual."
Bem, espero que gostem desse post e espero também que este seja apenas o início de uma série de materiais voltados para o sistema GURPS RPG aqui no Dragão Banguela.
Agradeço ao Oráculo por ter me passado os materiais! Abaixo o link de download do Módulo Básico:
MediaFire
GURPS RPG - Módulo Básico
Então é isso galera! Nos vemos no próximo post.
foi meu primeiro RPG. otimo inicio por sinal. a maioria das regras, e isso é bem frisado no livro todo, não é obrigatoria.poha, então um RPG para ser bom não deve vir com regras, assim ele sera mais roleplay, quanto menos regras no modulo basico melhor? bem queridos, deixa eu contar um segredo: o grupo que faz o jogo ser roleplay ou não. se for quanto menos regras melhor então que tal jogarmos um sistema so de cara ou coroa? bem, espero que venham mais livros de GURPS, eu não adiquiri todos (em pouco tempo mudei para AD&D como sistema principal, e não tinha money pra comprar tudo que aparecia pela frente), o martial arts seria uma boa pedida
ResponderExcluirflw
"o grupo que faz o jogo ser roleplay ou não". Au-Au, tu disse tudo aí nessa tua afirmação!
ResponderExcluirGrande abraço!
Na verdade GURPS possui poucas regras. Basicamente, para qualquer ação que você desejar fazer só precisa rolar 3d6 e tirar um valor igual ou menos do que a sua Habilidade testada. Depdendendo dos fatores envolvidos o narrador pode aplicar bônus ou redutores para modificar a difuiculdade do teste.
ResponderExcluirJá o roleplay, como em qualquer RPG, depende dos jogadores e do narrador e não do manual de regras. Um grupo obcecado por regras pode tranformar até mesmo Toon (o sistema mais simples que conheço) em um festival de cálculos, enquanto um grupo que preze mais a interpretação vai perceber que muitas ações podem ser resolvidas sem o auxílio dos dados, deixando-os somente para situações onde há muita dúvida, como um combate, por exemplo.
O único porém do GURPS é que se o jogador não tiver já em mente que tipo de personagem ele quer fazer, vai ficar muuuuito tempo lendo as vantagens, desvantagens e perícias, pois as possibilidades são praticamente infinitas.
Meu conselho é, como em qualquer outro RPG também, que o jogador estabeleça o conceito e a história do personagem ANTES de fazer sua ficha de GURPS e depois basta escolher as características que se enquadram. Na minha última tentativa frustrada de narrar GURPS Supers os jogadores que fizeram isso criaram bons personagens (tanto no ponto de vista do poer quanto da história), enquanto os que fizeram a ficha antes de criar a história resultaram em aberrações as quais não conseguia dar um bom motivo pra entrar no grupo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO esquema do GURPS ter muitas regras, faz com que mestres manipuladores, tirem proveito para "empurrar" os personagens aonde convém a história.
ResponderExcluirParticularmente achei GURPS ótimo! Digo que genial! (mas nas minhas veias corre o 'sangue AD&D')
Vlw Oráculo e Trapaceiro! :)
Trapaceiro!
ResponderExcluirO link está quebrado....
Força aí, abraços!
Sei que o pessoal prefere o 4Shared, mas ele tem cagado no pau direto (vide o caso dos livros da Daemon no Senhor dos Downloads), por isso mandei esse livro pro easy-share.
ResponderExcluirhttp://www.easy-share.com/1908509511/GURPS - Módulo Básico.pdf
É o mesmo livro que foi postado no tópico.
É o scan do livro ou só os textos mesmo???
ResponderExcluirFala Lorão,
ResponderExcluiro material é apenas o texto sem as imagens!
Abraços.
Na verdade é o Scan do livro, mas quem scaneou tirou as imagens, provavelmente pensando em imprimir o livro em casa.
ResponderExcluirA diagramação é a mesma do livro lançado pela Devir.
E antes que alguém venha falar em direitos autorais sobre scans, eu já adianto que NÃO sei quem scaneou o livro. Eu encontrei esse livro há muito tempo pela net, portanto espero que o autor desse scan (e dos outros dois que eu mandei pro Trapaceiro) posssa se identificar.
Galera, o link de download está corrigido! Testem e se der merda novamente me avisem!
ResponderExcluirAbraços!
Salve Trapaceiro que legal ver um post de GURPS no Dragão Banguela, esse que foi a porta para eu começar a jogar RPG.
ResponderExcluirSobre o fanatismo de regras que os mestres tem, consegui passar por longe disso. Nosso mestre era um preguiçoso que preferia somente "rolar os dados e ver o que acontece" do que procurar no livro a definição correta da ação,ou perder tempo em cálculos somente para dizeer que tinhamos falhado, ou seja ele "era favorável ao roleplay antes das regras"
Parabéns pelo blog e pelos artigos
Não acredito que o livro coube em algum scanner... O único defeito do GURPS pra mim é que os livros são grandes demais para as minhas prateleiras.. =D
ResponderExcluirEu não fiz o scan, mas pelo tamanho do meu GURPS Psiônicos acho que cabe perfeitamente em um scanner normal.
ResponderExcluirMas o tamanho do livro tem uma explicação. Existe um imenso sistema de referências no jogo. Se um suplemento ou outro material faz referência a uma regra do módulo básico, por exemplo, ele deve dizer o número da página onde esta regra está. Porém, o volume de texto sempre aumenta quando é traduzido para o português, já que a maioria das palavras em nosso idioma são maiores e as sentenças não costumam ser abreviadas.
Para isso eles tiveram de "fazer caber" dentro das páginas. E mesmo a opção de aumentar o tamanho físico do livro não funcionou plenamente, pois em alguns trechos a letra foi ligeiramente diminiuida.
O link ta como privado (não da pra acessar sem fazer login no mediafire)... poderia da uma olhada? valeu!
ResponderExcluirO link está corrigido novamente galera! Aproveitem!
ResponderExcluirLegal!Mas o módulo básico eu tenho,não dá pra arranjar um suplementos em português não?
ResponderExcluirDá para arranjar sim Max Silva! Como notei que a galera gostou do post, em breve terá mais materiais de GURPS!
ResponderExcluirGrande abraço!
O Supers e o Cyberpunk já estão garantidos!!!
ResponderExcluirGURPS, na minha opinião, é o melhor e mais completo sitema já criado. O sistema é flexível o suficiente para ser tão simplificado a ponto de precisar testar somente os 4 atributos principais até se tornar tão complicado que o personagem precisa fazer um teste para cavar um buraco no jardim, tudo vai do bom senso do mestre. Uma vez joguei com uma galera em que o mestre pegava no pé de um personagem ("Idêntico ao Axel Rose", dizia o jogador) que tinha boa aparência (Mas inteligência pequena)e exigia um teste de vontade toda vez que outro homem o convidava para hã... manter relações, por assim dizer... Bem, apesar da apelação do mestre eu nunca dei tanta risada na minha vida, hahaha... Tenho também muito material em pdf, tanto de GURPS como de outros sistemas, se alguém se interessar é só me mandar um e-mail no tazeletrocar@hotmail.com (ou me adicionar no mesmo msn) e conversamos... Abraços e parabéns para os responsáveis pelo Dragão Banguela...
ResponderExcluirJoguei GURPS uma vez... achei interessante e bem complexo (odeio mestre que implica com os coitados que te fazem rir.......kkkk)
ResponderExcluir