
Olá cabras!
Então, hoje o post não será muito engraçado, mas mesmo assim peço que leiam até o final...
... Pois bem pessoal, como alguns puderam ler no blog, ultimamente o Dragão Banguela tem sido alvo de algumas acusações. A principal delas, de postar materiais de RPG de outros locais ou sites sem dar os devidos créditos.
Bem, não irei discutir sobre isso, pois quem acompanha o blog desde o início sabe que sempre me preocupei em creditar os autores dos materiais pelas suas façanhas, salvo em casos em que eu havia catado o material em outras fontes obscuras da internet e que realmente eu não sabia quem havia produzido tal material, mas nunca em nenhuma vez eu me dei os créditos sobre materiais de terceiros.
Recebi algumas mensagens pelo chat do Dragão Banguela e pelo e-mail do Dragão Banguela falando de tais "quebra" de ética (de postar materiais scaneados por outras pessoas no DB) e fiquei muito chateado com isso, pois sempre procurei reunir o vasto de material de RPG existente em um local de fácil acesso e para todos, e lembrando, que sempre que possível creditando os devidos autores e os parabenizando pelos seus trabalhos.
Não ganho nada com o Dragão Banguela: Não ganho dinheiro, não ganho descontos em cinema, não ganho descontos em Livros de RPG e nem em nada. Faço apenas e unicamente pelo prazer de reunir um extenso acervo de RPG a todos, e aparentemente algumas pessoas não gostaram disso.
Se eu fosse salafrário o bastante, eu poderia ter ganhado uma nota colocando links Paypal ou LinkBee nos links de downloads do Dragão Banguela, mas não o fiz, por que ao meu ver, isso sim é pirataria (ganhar dinheiro as custas do material de outras pessoas).
Num e-mail de uma pessoa que disse que viu os links do Dragão Banguela, e aparentemente é um indíviduo importante da comunidade O Senhor dos Downloads, me disse que pesquisou pelo Dragão Banguela e que de fato comprovou que eu não credito as pessoas pelos seus trabalhos e me pediu uma série de exigências.
Não vou entrar em detalhes a respeito dessas exigências, mas só para frisar uma delas, eu informo que eu upo os materiais no meu 4shared, justamente para o link ou o material não ficar perdido e o link expirar.
Cansei de encontrar um link de material raro, e quando eu clicava dava mensagem de que o Link Expirou, Link Quebrado, etc.
É por apenas este motivo que todo o material que está no Dragão Banguela é upado no 4shared, pois é um disco virtual que sempre acesso e que não tem perigo dos links ficarem quebrados.
Bom, posso dizer que o Dragão Banguela foi uma ótima experiência que tive no mundo dos blogueiros.
Conheci a emoção de ter o meu blog visitado pela primeira vez, de ler o primeiro comentário postado por uma internauta, de aprender um pouco de HTML, de perder horas a fio pesquisando materiais de RPG para postar, etc, enfim, foi uma experiência muito satisfatória para mim.
Aprendi também que o trabalho coletivo funciona quando todos querem, e que o esforço de apenas uma pessoa pode trazer várias outras para um mesmo círculo. Aprendi também que os RPGistas são exigentes (se cuida Devir) e que os RPGistas são solidários uns com os outros.
Entonces, pelos motivos listados acima, não sinto arrependimento algum em ter iniciado a jornada do Young Dragão Banguela para vir a me tornar um Ancient Dragão Banguela.
Neste blog fiz muitas amizades legais, muitas pessoas me mandaram materiais rarríssimos via e-mail (e fico com um aperto no coração de não poder ter tido tempo para postar todos, desculpem áqueles que me mandaram materiais e não deu para colocar aqui) e sempre se propuseram a me ajudar em diversas ocasiões.
Fico triste apenas por não termos conseguido concluir a saga dos livros de AD&D em português, faltaram tão poucos: apenas o Livro do Mestre e o Domínios do Medo.
Não irei citar os nomes das pessoas nas quais ajudaram no crescimento do Dragão Banguela pois são muitas e certamente eu não saberia enumerar todas de cor.
Aqueles que me ajudaram de espontânea vontade sabem quem são.
Aos leitores só tenho a agradecer, foram centenas de comentários, desde os mais engraçados aos comentários filosóficos sobre RPG.
Uma coisa eu digo: Um blog não é nada sem os seus leitores, e posso garantir que o Dragão Banguela teve os melhores leitores.
O texto acima pode parecer uma despedida de ida sem volta, mas nunca se sabe, já que um Dragão tem asas, e um dia essas asas podem bater de volta para casa...
Um muito obrigado a todos.
O prazer foi todo meu em gerenciar o Dragão Banguela, mesmo que por tão pouco tempo.
Espero um dia que algumas pessoas entendam o sentido de alguns sites como o do Dragão Banguela existir e não os julguem ás escuras.
Um grande abraço moçada.
Agora o Dragão Banguela precisa voar para novos mundos: Quem sabe para Forgotten Realms? Ou então para Dragonlance? Melhor ainda, que tal Al-Qadin? Não? Então Greyhawk?
Só o tempo nos dirá...
PS: Não irei desabilitar o blog, deixarei ele ativo para que continuem ainda comentando e utilizando os links já postados.
Ainda irei continuar conversando com vocês, queridos leitores através dos comentários e se quiserem também pelo e-mail do Dragão Banguela.