segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Orion - Novo sistema de RPG!


Volta e meia aparece um sabichão mais alarmista dizendo que o RPG brasileiro está morrendo. Isso é uma falácia das mais infundadas, até porque se antes tínhamos que esperar as editoras lembrarem-se dos jogadores, agora qualquer um pode, com tempo, talento e paciência, criar o seu próprio RPG e distribuir pelo país inteiro praticamente sem custos.

E foi exatamente isso que o camarada Red Dragon fez!


Para aqueles sedentos por novidades entre os sistemas de regras de RPG, hoje trazemos o sistema Orion, criado por Anderson Benites Maruchi, também conhecido como Red Dragon, do falecido blog do Clérigo e frequentador assíduo do Dragão Banguela (ou seja, tem mau-gosto).

Trata-se de um ebook pequeno (69 páginas, um número cabalístico, dizem), com regras completas para jogos de RPG. Apesar do sistema ser voltado para aventuras medievais, não é difícil usá-lo em cenários atuais, se um Mestre experiente fizer a adaptação.

VISUAL

Logo de início temos uma bela capa, que lembra de longe o estilo visual dos livros básicos de D&D 3ª edição. As páginas internas com textura amarelada também passam essa impressão.

O livro basicamente não conta com ilustrações, o que apesar de não ser visualmente atrativo, mostra que as poucas páginas são recheadas de texto. A diagramação do livro é bem simples, mas bastante funcional para um ebook.

O SISTEMA

Orion é um sistema de regras que busca um meio termo entre o realismo de Gurps e a fantasia extrema de Dungeons & Dragons. As regras são bem simples de se assimilar, o que é sempre bem vindo. O sistema em si não apresenta nada de muito novo, sendo aquele velho esquema de Atributos, Perícias, Vantagens, Etc.

Na parte das Vantagens e Desvantagens fica bem claro que o autor bebeu bastante da fonte do tio Steve Jackson. Aliás, o texto da maioria das vantagens e desvantagens é praticamente idêntico à seus correlatos no sistema Gurps. Parece que alguém andou com preguiça de inventar um texto diferente...

O sistema de magia pega bastante do famosos esquema de Verbo + Substantivo, utilizado em vários sistemas como Ars Magica e o brasileiro Daemon. Então, se o seu personagem precisa criar água, ele deve ter os pontos apropriados na Forma Criar e na Esfera Água. Novamente, aqui não temos novidades, mas também não é algo que chega a comprometer, como o chatíssimo sistema de magias de D&D (experimente jogar com um mago de alto nível).

CONCLUSÃO

Temos aqui um livro muito bom para jogadores iniciantes que querem saber do que se trata o RPG, mas não querem gastar uma grana num livro. Porém, nesse quesito ele acaba perdendo para o 3D&T que também é gratuito e usa dados comuns de seis faces (Orion usa dados de dez faces).

Também é um ótimo sistema para jogadores veteranos que querem dar uma variada em seus jogos de RPG.

Um dos maiores pecados do jogo na minha opinião é não trazer um cenário próprio, o que serviria como um atrativo a mais para jogadores veteranos trocarem seu sistema favorito por um jogo novo.

No fim das contas temos um jogo competente no que se propõe e que tem potencial para uma segunda edição mais caprichada. Então aproveitem que é de graça e tirem susas próprias conclusões.

DOWNLOAD



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escitor e Técnico em Mecânica quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário