sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Quarteto Fantástico - 3D&T


Mais uma adaptação de super-heróis! Desta vez o clássico que inaugurou a Era Marvel nos quadrinhos!


ORIGEM

No começo dos anos 60 a DC estava obtendo bastante sucesso com a sua Liga da Justiça, reformulação do conceito da Sociedade da Justiça dos anos 40. Uma outra editora chamada Atlas publicava quadrinhos de vários gêneros como romance, policial, terror, etc., mas já tinha trabalhado com super-heróis nos anos 40 com o Capitão América, Namor, Tocha Humana (o original, que nada tem a ver com o do Quarteto) e Centelha, entre outros quando ainda se chamava Timely Comics. Aproveitando então a onda da DC, resolveram também apostar nesse ressurgimento dos super-heróis (que ficaram no limbo após a Segunda Guerra Mundial).

Martin Goodman, o chefão da Timely passou a tarefa de criar um grupo de super-heróis que pudesse fazer concorrência com a Liga para o roteirista Stan Lee e o desenhista Jack Kirby. Lee e Kirby criaram um conceito mais realista para os heróis (pelo menos para o padrão da época). Os heróis tinham personalidades conflitantes e eram bem diferentes dos semi-deuses sem defeitos da Distinta Concorrente. Além disso, a origem tinha base num conceito científico - furado, é verdade, mas estamos falando de algo escrito há mais de 50 anos atrás.

FAMÍLIA HERÓICA

O Quarteto Fantástico é formado pelo brilhante cientista Reed Richards; sua assistente Sue Storm; Johnny Storm, perito em mecânica e irmão mais novo de Sue e Ben Grimm, grande piloto e amigo de Reed. Os quatro receberam poderes estranhos após serem expostos a raios cósmicos em uma viagem numa espaçonave experimental.

Reed recebeu o poder de esticar seu corpo, moldando-o nos mais variados formatos e adotou o nome de Senhor Fantástico; Sue ganhou a capacidade de ficar invisível (posteriormente também passou a ser capaz de criar campos de força) e recebeu a alcunha de Garota Invisível (posteriormente Mulher Invisível); Johnny ganhou o poder de criar e controlar chamas, além de poder inflamar a si próprio, adotando o nome de um antigo herói, o Tocha Humana e Ben Grimm tornou-se uma criatura feita de rochas, sendo apelidado de Coisa.

Apesar das constantes discussões devido às personalidades divergentes de ambos, os heróis agiam como uma verdadeira família (fato fortalecido com o casamento entre Reed e Susan). Isso contribuía para aumentar a identificação do público com os personagens que pareciam-se mais com os leitores do que os arquétipos semidivinos da Distinta Concorrência.

AVENTURAS FANTÁSTICAS (não são aqueles livrinhos verdes!)

A galeria de vilões do Quarteto já dispõe de oponentes fantásticos (pois é) o suficiente para uma série de aventuras, como o Doutor Destino, o Toupeira (ou Homem Molécula, como ficou conhecido na dublagem do desenho da "tia" Hanna-Barbera), Terminus, Galactus e o Super Skrull. Além disso, os membros do Quarteto são Vingadores (cuja adaptação vocês conferem AQUI) reservas, podendo ajudar a equipe em graves crises nas infinitas terras.

Mas o principal conceito a ser explorado com o Quarteto não são suas batalhas contra super vilões, pois acima de tudo eles são exploradores (no bom sentido) e cientistas. De fato, apesar de serem uma resposta da Marvel à Liga da Justiça, Stan Lee se baseou mais em outra equipe da concorrência, os Desafiadores do Desconhecido, uma equipe de cientistas que viaja no tempo.

Muitas das aventuras do Quarteto se baseaim na descoberta de Reed de alguma outra dimensão ou elemento científico e as viagens do grupo para pesquisar sobre tal descoberta, o que leva a equipe a lugares como o espaço sideral, a Atlântida, a Zona Negativa e a Atillan, o misterioso lar dos Inumanos (seres geneticamente evoluidos, com super poderes).

FICHAS





Senhor Fantástico

F2, H4, R2, A2, Pdf0

Vantagens: Aliados (Quarteto), Boa Fama, Genialidade, Inimigo (Doutor Destino), Membros Elásticos, Memória Expandida

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis e da Honestidade

Perícias: Ciência, Máquinas




Mulher Invisível


F2, H3, R2, A5, Pdf4 (projeção de campos de força)

Vantagens: Aliados (Quarteto), Armadura Extra (Força e Poder de Fogo), Boa Fama, Deflexão, Inimigo (Doutor Destino), Invisibilidade

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis e da Honestidade

Perícias: Ciência



Tocha Humana


F2, H4, R2, A3, Pdf5 (disparos de fogo)

Vantagens: Aliados (Quarteto), Ataque Especial II, Boa Fama, Inimigo (Doutor Destino), Invulnerabilidade: Fogo, Magia Elemental (somente magias baseadas em fogo), Tiro Múltiplo, Voo

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis e da Honestidade, Restrição de Poder (ambientes aquáticos ou sem oxigênio),

Perícias: Mecânica



O Coisa


F4, H2, R4, A4, Pdf0

Vantagens: Aliados (Quarteto), Ataque Especial II, Boa Fama, Energia Extra 1, Inimigo (Doutor Destino),

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis e da Honestidade, Monstruoso, Protegido Indefeso (Alicia Masters)

Perícias: Pilotagem



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escitor e Técnico em Mecânica quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário