terça-feira, 16 de outubro de 2012

Roleplaying não tão Game

Fala, cambada!

Uma discussão muito comum (e, via de regra, muito chata) sobre qual sistema é melhor ou pior. Apesar de defender os meus jogos favoritos, geralmente sou a favor do ponto de vista de que o sistema é a parte mais irrelevante da equação.


Eis então que me veio a ideia de narrar uma aventura onde os jogadores NÃO soubessem qual sistema estavam jogando. Então, convoquei os jogadores nesse post aqui.

A ideia era bem simples, eu ofereceria breves históricos dos personagens, que apesar de curtos, mostravam o suficiente da personalidade de cada um, para que os jogadores pudessem interpretá-los. Os jogadores não teriam acesso às fichas, nem tampouco saberiam qual o sistema de regras seria adotado.

Pouca gente aceitou o desafio (talvez por ter rolado num feriado, onde a maioria das pessoas quer mesmo é curtir longe de casa e eu não os culpo) e a aventura rolou apenas com dois jogadores.

A aventura em si seria bem padrão, basicamente os aventureiros adentrariam uma masmorra pra matar alguns monstros. Uma coisa que pude notar foi que os jogadores se comportaram de maneira mais pensada do que se esperaria do padrão hack n' slash e ao invés de meterem o pé na porta, planejavam cada passo cuidadosamente.

Outra coisa importante é que como não tinham que se preocupar com regras e lançamentos de dados, os jogadores focaram bem mais na interpretação de seus personagens.

Mais ou menos no fim da jogatina eu acabei revelando o sistema que eu estava utilizando, o nosso "amado" Dungeons & Dragons 4ª edição (mas sem usar miniaturas).

E o que podemos concluir disso? Bem, quem lê o blog há algum tempo sabe que eu já falei muito mal do D&D4 e continuo achando uma bosta, mas o ponto é que, quando a história e o jogo em si divertem, a parte das regras fica em segundo plano.

Claro que isso não é uma verdade universal e muita gente se diverte jogando dados e fazendo combos, mas isso é apenas parte da diversão.

Pessoalmente eu curti bastante narrar uma aventura desse jeito, apesar de dar um trabalho infernal. Sei que ainda teremos muitos fanboys discutindo sobre qual sistema é melhor ou pior, principalmente agora que vai ser lançado (ou já foi, sei lá) o novo D&D, mas pode ser interessante deixar de lado as rixas entre sistemas e experimentar novas maneiras de se jogar o nosso tão amado hobby.

Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escitor e Técnico em Mecânica quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário