sábado, 6 de novembro de 2010

Downloads - [Storyteller] Vampiro: Manual do Narrador

Saudações, banguelos do meu Brasil!

Mais uma vez o Oráculo volta a esta pocilga trazendo sempre o melhor do RPG.

Desta vez o público deste artigo é mais seleto, pois como diz o título do artigo, ele será mais apreciado por Narradores.

O esquema é o mesmo de sempre. Cliquem no Leia Mais e divirtam-se...

...

Segredos.

Todo mundo tem os seus, mas ninguém guarda mais segredos do que um Narrador ou Mestre de RPG.

Afinal, qual seria a graça de uma aventura ou história de RPG se os jogadores souberem de antemão todos os segredos da trama? Ninguém gosta de spoilers e em RPG isso é mais verdadeiro ainda.

Mas em Vampiro: A Máscara existem segredos que são... digamos... secretos até mesmo para o Narrador.

Mas nem tudo são problemas, pois para auxiliar os Narradores em suas dúvidas mais cabeludas existe o Manual do Narrador!

Em suas mais de duzentas páginas somos agraciados com as respostas de várias dúvidas que podem surgir em suas crônicas. Quer saber se um Carniçal mantém suas Disciplinas se for Abraçado? Quer saber o efeito de uma amputação em um vampiro? Quer saber o que acontece se uma mulher grávida é Abraçada ou transformada em Carniçal (seu doente!)?

Este livro responde estas perguntas e muitas outras mais! Mas é claro que nem tudo é revelado. Você não encontrará a ficha de Caim ou a verdade sobre o Inconnu, afinal certos segredos devem permanecer assim...

Ao longo dos demais capítulos temos discussões sobre clãs e linhagens, acabando com o mito de que um clã é um grupo fraterno de amiguinhos que se vestem da mesma maneira. Temos também regras para a criação de Linhagens, além de novos clãs como os demoníacos Baali (vistos em Vampiro: A Idade das Trevas, mas aqui com mais detalhes), as temíveis Nagajara, e os misteriosos Brujah Verdadeiros.

Dentre os novos Antecedentes temos Arcanum, importado de Mago: A Ascenção, Idade, para vampiros realmente velhos e Força Militar para aqueles que gostam de controlar seus próprios exércitos pessoais. Já na parte das Disciplinas temos o Daimonon dos Baali, a Linha Vítrea da Necromancia (criada pelas Nagajara) e a apelona Temporis dos Brujah Verdadeiros.

São Apresentadas também ideias para crônicas com vampiros anciões e sua eterna disputa de poder, ou para crônicas em tempo acelerado. Usando um pouco de bom senso você pode começar sua crônica na Idade das Trevas com um grupo de neófitos e depois utilizá-los como anciões nos tempos atuais (o seriado Highlander era especialista nisso).

Temos também dicas preciosas sobre o ofício de narrar uma boa história em Vampiro: A Máscara. São dicas úteis para qualquer um que queira se aventurar na difícil empreitada de entreter um grupo de jogadores e manter as coisas interessantes ao mesmo tempo.

Uma seção que merece destaque é a que fala sobre jogadores problemáticos e como lidar com eles. Tipos famosos como o Advogado de Regras e o Matador de Jogadores (só para citar alguns) são discutidos em detalhes para o Narrador saber lidar com eles sem arruinar com a crônica.

O capítulo seguinte é dedicado a cenários alternativos possibilitando crônicas no Império Romano, na Renascença, na década de 20 ou em qualquer outra época que você imaginar (mas nada substitui um bom livro de História).

Vale lembrar que aqui também são encontradas regras e ideias para crossovers entre outros cenários do Mundo das Trevas bem mais precisos do que as do livro básico. Isso porque o livro básico de Vampiro: A Máscara foi escrito bem antes dos demais do Mundo das Trevas.

Fechando o livro temos toda a verdade sobre a Mão Negra que nem mesmo os Sabás poderiam revelar.

Concluindo, este Manual do Narrador é imprescindível para todos os que queiram se aventurar na narrativa de um jogo de RPG e não só Vampiro: A Máscara, mas não é muito indicado para jogadores, mesmo com os novos poderes apelões (afinal você só poderá utilizá-los com aprovação do Narrador). A leitura é muito agradável e bastante divertida, mesmo tratando de temas sombrios. A tradução do Movimento Anarquista, como sempre é extremamente bem executada e merece os elogios de sempre.

4SHARED

Vampiro: Manual do Narrador


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Acha que Crepúsculo é coisa de boiola.



10 comentários:

  1. Noss, esse livro deve ser ótimo!!!
    parabéns pelo post!
    brigadão!

    ResponderExcluir
  2. Ah ja tive ele em inglês...
    Sofri pra ler traduzindo, ^^

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar conosco tomo tão significativo. Até a próxima. Abraços à equipe.

    ResponderExcluir
  4. Não sou tão fã de Vampiro, mas esse livro arrebenta!

    ResponderExcluir
  5. POR FAVOR TRADUZAM O "KINDRED OF THE EBONY KINGDOM"
    Vampiros africanos ficam muito mal explorados sem esse livro: antes só tinhamos os clans europeus (nada contra eles são a base de tudo, eu por exemplo sou Ventrue), depois ganhamos os asiaticos que ampliaram nossa concepsão de narradores e jogadores mas a africa continua sendo um misterio e quando deparados com ela os narradores contornam o assunto, limitam-se aos seguidores de seth, ou dizem que lá vivem "seres misteriosos desconhecidos". Esses seres são os Laibon de que só se sabe o que esta no dark ages, mas andei lendo em sites e parece que eles são como os do oriente, ou seja são divididos em clans entre si, ao que parece existem 13 "clans" de laibon cada um com sua caracteristica e possivelmente disciplina, fraqueza, filosofia... Veja o que estamos perdendo, por favor vamos começar uma campanha pela tradução de "Kindred of the Ebony Kingdom" garanto que esse livro terá a mesma importancia quanto os do vampiros do oriente: a de ampliar as fronteiras geograficas quando for jogar vampiro a mascara! Obrigado aqueles que leram por favor deixem seus comentarios a favor (falem o que voces acham) e contra (porque não deveriamos traduzir esse livro?).

    ResponderExcluir
  6. Você seria mais produtivo se ao invés de repetir o mesmo comentário em vários posts pegasse o livro pra traduzir...

    A propósito, nunca havia houvido falar nesse livro, vou dar uma vasculhada pra conferir. Parece ser bom.

    ResponderExcluir
  7. POR FAVOR TRADUZAM O "KINDRED OF THE EBONY KINGDOM"
    Oráculo eu não sei inglês cara se não ja estaria traduzindo, foi malz aê pela minha impolgação você deve ter contatos da uma ajuda ae vei fala com sua gente ou com seus contatos e traduz esse livro...

    ResponderExcluir
  8. Entendo sua empolgação, mas eu realmente não tenho muito contato entre tradutores de livros de RPG.

    Em todo caso você pode tentar dar sua sugestão neste site: http://jogadoresdepapel.multiply.com/

    Os caras tem feito excelentes traduções de livros de Storyteller em boa quantidade.

    Não garanto nada, mas pelo menos é uma esperança.

    ResponderExcluir
  9. POR FAVOR TRADUZAM O "KINDRED OF THE EBONY KINGDOM"
    Valeu pela luz Oraculo, vou tentar, se não der resultado acho que vou aprender inglês (to querendo fazer o curso a tempo não só por causa esse livro). Falou e Brigado ai irmãozin continue com seu trabalho fantastico de divulgador e colaborador da cultura RPG e nerd.

    ResponderExcluir
  10. Esses manuais para narradores são indispensáveis. Aprendi muita coisa sobre a arte de narrar graças a eles.

    ResponderExcluir