Fala que é nóis, cambada!
Aqui é novamente o Oráculo, trazendo para a cambada que acessa esse blogue as novidades do mundo errepegístico.
Bem, o post de hoje não é exatamente sobre RPG, mas tem muito a ver...
...
Estou aqui, por meio deste post divulgando o site Heróis e Vilões.
"Mas o que picas vem a ser Heróis e Vilões?" Você se pergunta.
Calma, meu jovem mancebo que o titio Oráculo explica.
Trata-se de um card game virtual com cartas inspiradas na temática da fantasia medieval.
Se você pensou em Magic: the Gathering passou bem perto!
Além de ser totalmetne nacional, o jogo é extremamente mais simples que Magic, além de dispensar as quantidades burlescas de dinheiro que são gastas ao se montar um deck competitivo.
Ao se cadastrar gratuitamente no site você escolhe a facção dos Heróis ou dos Vilões e monta seu baralho de 19 cartas. A partir de então você pode desafiar outros jogadores, ganhando pontos de experiência e passando de nível.

"Mas como funciona esse jogo?"
Bem, vocês podem baixar o manual de regras aqui, mas como eu sei que vocês são uns preguiçosos eu explico o básico.
Ao iniciar o jogo você tem uma determinada quantidade de pontos de Comando. É com esses pontos que você monta seu baralho. Cartas mais poderosas custam mais enquanto as mais fracas custam menos, ou até mesmo te dão pontos. Com isso em mente você deve usar seus pontos e montar um baralho de 19 cartas.
Cada carta tem um valor de Poder que é o dano que ela causa e um Custo que é a quantidade de pontos de Energia que você usa para colocá-la em jogo.
Iniciado o duelo cada jogador tem na mão sempre três cartas e deve escolher uma em até 10 segundos. Após esse tempo são comparados os valores de poder das criaturas vencendo a de maior pontuação.
O valor do poder é descontado então dos pontos de Energia do adversário, mas você também é descontado do custo da carta, por isso deve-se ter sabedoria ao se escolher as cartas para se jogar no momento certo e sorte para pegar as cartas boas.
Vencendo batalhas você ganha pontos (que vão para o seu ranking nos torneios) e XP. Após acumular uma quantidade determinada de XP você pasa de nível, podendo escolher mais pontos de Energia (para durar mais nos duelos e poder pagar Custos de convocação maiores) ou Pontos de Comando para colocar cartas mais poderosas no seu baralho. Além disso ao passar de nível você recebe uma carta aleatória, geralmente mais poderosa que as que você já tem.
Os mais abastados podem também usar o Mercado para comprar pontos de Energia ou Comando, ou até mesmo alugar cartas por um determinado perído de tempo.

O jogo tem um visual caprichado, com as ilustrações das cartas desenhadas por Alexandre Bar. Além disso, o negócio é tão viciante que eu estou escrevendo e jogando ao mesmo tempo (ainda estou no 5° nível, mas já vi viciados de 20° e caralhada)!
Vale lembrar que, de tempos em tempos, são organizados campeonatos, com base na pontuação dos jogadores. O mais recente premiará o campeão com a coleção de livros de O Senhor dos Anéis ou 150 cartas de Magic: The Gathering (com 40 cartas incomuns e 10 raras).
Ainda assim o jogo não passa livre de seus problemas, afinal as estratégias são bem simples e passam longe da complexidade de Magic, o que por um lado o torna mais fácil de aprender mas, por outro lado, também faz com que o jogo se torne casativo rapidamente. Seria interessante, por eemplo a inclusão de cartas como feitiços e artefatos, o que além de acresentar mais à estratégia do jogo o tornaria mais fiel à temática da fantasia medieval.
Outro problema é a impossibilidade de se desafiar jogadores específicos (eu pelo menos não encontrei essa opção). Normalmente ao se clicar em Duelo você é jogado contra um jogador aleatório, podendo encontrar oponentes com o dobro (ou até mais) do seu nível. Ainda assim o jogo é bem equilibrado e você pode ganhar oponentes assim com um pouco de sorte e estratégia, ou na pior das hipóteses empatar.
Pelo que pude perceber, as partidas não são em tempo real, lembrando bastante os aplicativos de jogos do Orkut, com a diferença que você não perde nada ficando offline (exceto a oportunidade de ganhar mais XP).
Concluindo, Heróis e Vilões é uma diversão despretensiosa mas ainda assim bastante viciante e com potencial para se tornar algo maior. Como os autores do jogo são brasileiros é muito mais fácil manter o contato e dar sugestões ou tirar dúvidas.
A equipe do Blog do Dragão Banguela deseja sorte ao pessoal da equipe do site. Agora com licença que eu tenho que passar de nível para ganhar esses cards de Magic!
Sobre o Autor:
![]() | O Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. É imbatível em Magic com seu baralho vermelho. |