quarta-feira, 24 de novembro de 2010

[Downloads] - Monstros

Saudações, macacada!

Mesmo com toda essa onda de violência aqui no Hell de Janeiro o Oráculo vem vos trazer o melhor das velharias errepegísticas.

Mas desta vez é um caso especial, pois não precisamos escanear ilegalmente livro algum, pois O PRÓPRIO AUTOR DO LIVRO veio aqui neste humilde blog dando a autorização para postarmos aqui.

Então cliquem no Leia Mais para relembrar ou conhecer o RPG Monstros...

...

Monstros foi um RPG nacional escrito por Artur Vecchi e publicado pela Nova Vecchi Editora em 1995, Editora esta que era uma espécie de sucessora da antiga Editora Vecchi, a primeira a publicar a revista Mad aqui no Brasil.

O jogo surgiu durante a expolosão de títulos nacionais, que pipocavam ans editoras tupiniquins. Nessa época grandes editoras como a Abril e a Ediouro apostavam que o RPG seria a mais nova febre no país e traziam grandes títulos como Advanced Dungeons & Dragons e Shadowrun, respectivamente.

Infelizmente, o jogo não cresceu como o esperado e essas editoras acabaram abandonando o mercado pouco tempo depois, embora a Devir tenha assumido esses títulos, além de outros títulos importantes sob seu comando, como as linhas Gurps e Storyteller.

Nessa mesma época muitas publicações nacionais importantes surgiram como Tagmar, O Desafio dos Bandeirantes, Millenia, Arkanum, Defensores de Tóquio e a própria revista Dragão Brasil dava seus primeiros passos.

"Mas afinal, como é esse tal de Monstros?", você deve estar se perguntando. "E por que o Oráculo enrola tanto?" Dúvidas e mais dúvidas...

Monstros é um RPG satírico, onde os jogadores interpretam... bem... Monstros, porra!

Sim, aqui, você pode ser um dinosauro, um ogro, um troll ou qualquer outra coisa bizarra com chifres, escamas, pelos e tentáculos que você puder imaginar (um tal de H.P. Lovecraft fazia isso o tempo todo).

Trata-se de um RPG de humor, onde os personagens não precisam medir esforços para cumprir suas missões, mesmo que tenham de quebrar todas as leis possíveis.

O humor no jogo se reflete também nas regras com nomes como BOI (Bônus de Iniciativa), BOA (Bônus de Ataque) e vantagens como Bem Dotado e Fedor de Gambá.

Infelizmente essas regras, apesar de divertidas também são um pouco complicadas para um jogo satírico. Não que o jogo obrigue você a saber as doze primeiras casas decimais de π, mas ainda assim Toon e o Defensores de Tóquio original conseguiram ter maior sucesso em aliar regras simples a um cenário engraçado. Além disso o jogo utilizava dados multifacetados que não são exatamente fáceis de se conseguir, o que afastava os iniciantes.

O visual do livro é simples, pouco menos de 60 páginas em preto e branco, com ilustrações que vão do fraco ao mediano. Isso é claro, deixou o livro mais barato e acessivel se comparado aos caríssimos AD&D e Shadowrun da época. De fato, o livro custava em torno de 15 moedas de ouro quando foi lançado.

Infelizmente o jogo não pegou, não apenas por culpa dos defeitos acima apontados, mas também devido à grande competição com títulos gigantescos como AD&D e Lobisomem: O Apocalipse, ambos publicados no ano e 1995.

Hoje, quinze anos após a publicação do livro, não existem mais chances dele ser republicado, mas isso não impede os leiteres do Blog do Dragão Banguela de tentarem cometer todas as atrocidades possíveis e imaginárias neste engraçadíssimo RPG nacional.

4SHARED

MONSTROS


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Possui a vantagem Bem Dotado.



10 comentários:

  1. caramba ! esse jogo é das antigas mesmo !
    parabens pelo blog ! os scans dos antigos rpgs em português que vcs fazem é tudo de bom !

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi falar desse jogo mas nunca tive oportunidade de ver.

    Valeu ae ao autor!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, esse scan aí é o q eu fiz há algum tempo... o Vecchi q te passou???
    Será q era ele mesmo?? Infelizmente nunca pude jogar esse jogo, mas parece ser interessante =D

    ResponderExcluir
  4. Então agora sabemos quem foi que scaneou este livro (que inclusive já foi postado em uma porrada de outros blogs).

    Ao que tudo indica foi o p´roprio Vecchi que deixou o link sim. Veja o primeiro comentário deste artigo: http://dragaobanguela.blogspot.com/2010/11/diario-de-campanha-ad-by-dragao.html

    Além disso, ele postou o mesmo scan em seu blog pessoal: http://hyperespaco.wordpress.com/2010/11/22/rpg-monstros/

    Se fosse um fake eu diria que é um tremendo fã do cara, pois o blog tem diversas informações sobre o autor, portanto, minha rolagem de Miolos diz que foi sim o próprio autor que postou o link aqui. =D

    ResponderExcluir
  5. Ele deixou no Facebook também. Aliás, fui eu que passei o link do scan para ele.

    ResponderExcluir
  6. Um pirata oficial! \o/

    Joguei esse repege uma vez só, lembro de um ataque especial chamado "Ataque de Grossura" ou algo assim! xD

    ResponderExcluir
  7. @Lorão:

    Viu? Não precisa desconfiar do cara =D

    Pode ficar tranquilo que ele não vai te processar, pois no blog dele ele disse que esse livro não vai mais ser publicado. Se bem que com tantos sistemas abertos por aí seria uma alternativa.

    ResponderExcluir
  8. O jogo é de 95, tem 15 anos, se for lançar algo, vai ser material novo. Aliás estou precisando criar um sistema para persoangens humanos para 2 jogos que pretendo escrever quando tiver tempo.

    ResponderExcluir
  9. eu joguei , e joguei bastante!!!.....me divertia pacas....toon eu usava tmb, mas estranhamente eu gostava das regras "complicadas"....deve ser por isso q depois migrei para o gurps ao inves do ADD hahaha

    ResponderExcluir