domingo, 21 de novembro de 2010

[Diário de Campanha] - AD&D by Dragão Banguela mesa 1 - Capítulo 7

Ráááááá!!!

Pensaram que eu esqueci os Diários de Campanha?

Tá legal, eu tô séculos atrasado, a aventura já terminou e eles já estão rumando para a próxima, mas fazer o que... coisas da vida.

Cliquem no Leia Mais para conferir uma breve recapitulação e em seguida mais uma parte da grande saga dos aventureiros do Dragão Banguela e cliquem no marcador Diário de Campanha para acompanhar os demais capítulos na íntegra.

Prometo que agora a periodicidade vai ser melhor... Eu juro!

...

Da última vez em que vimos nossos jovens aventureiros eles estavam perdidos em uma pirâmide em pleno deserto de Anauroch, ao norte de Faerun.

Eles faziam parte da caravana liderada por Monseh, em busca das ruínas de uma antiga civilização que de acordo com as lendas escondiam tesouros inimaginaveis.

Nossos aventureiros encontraram vários perigos em sua jornada, indo desde uma tempestade do deserto a um louco grupo de seguidores de um deus desconhecido.

Após se defrontarem com a Irmandade de Gorm, derrotando Kanadius, o líder da seita e afugentarem os sobreviventes, nossos heróis resolveram tomar um caminho diferente, voltando ao início do andar onde estavam.

O que eles não contavam é que os quatro cultistas sobreviventes, sempre com suas máscaras cerimoniais, voltassem por outro caminho para tentar vingar seus irmãos falecidos...

Capítulo Sete: O desesperado ataque da Irmandade de Gorm

Irmão de Gorm: - Por Gorm! Por Kanadius!

Ark dos Quatro Ventos: - Vão pro inferno, seus papa-cu!!!

Em uma fúria assassina os quatro guerreiros mascarados partem para cima dos aventureiros que trouxeram desgraça para sua ordem.

Minato Ironwill: - Vocês vão encontrar seus irmãos na morte!!!!

O combate irrompe, ambos os grupos lutando pela sobrevivência naquela terrível pirâmide.

Ark dos Quatro Ventos: - Pela glória do trovão, que caia o céu por cima de vocês! Todos vocês irão caiiiiir.....

Ark golpeia com força, mas a lâmina para na cota de malha sob a túnica de um Irmão de Gorm. Aproveitando-se da falha do druida o Irmão de Gorm golpeia com força e precisão ferindo Ark.

Um outro Irmão tenta golpear o mago Albernaizzer que, instintivamente consegue se abaixar a tempo de evitar a morte certa na lâmina de aço do oponente.

Um terceiro Irmão parte para cima daquele que julga ser o mais poderoso, mas o guerreiro Kerec consegue defender-se de forma eficiente com seu escudo, enquanto o quarto, inspirado pelo duelo de Kanadius parte para cima do sacerdote do falso deus e com uma estocada precisa consegue atinguir-lhe no ponto exato em que as juntas da armadura tem pouca eficiência defensiva.

Kerec então brande sua arma vigorosamente, mas não consegue desferir um golpe preciso, fazendo a arma golpear o ar, enquanto ma flecha assovia pelo campo de batalha, ficando crivada entre os elos da cota de malha que o Irmão de Gorm veste sob a túnica. Seu fanatismo o impede de urrar de dor.

Assustado com o terror do combate Albernaizzer junta as mãos e pronuncia as palavras para enfim, usar seu poder arcano. Concentrando o poder adiquirido após anos de treino, Albernaizzer sente as energias arcanas fluindo diretamente de sua mente para a ponta de seus dedos. Um dardo místico feito de energia brilhante surge por sobre o ombro do mago e se dirige como um raio em direção a um Irmão de Gorm.

Um lampejo do poder infinito vem à mente do mago enquanto um feixe de energias multicoloridas irrompe em um ataque mortal, e de repente esse poder se esvai da mente do mago, como se ele nunca tivesse compreendido tal força.

O raio simplesmente ignora a armadura do sacerdote, atingindo-lhe em cheio.

Com um golpe poderoso de sua maça, Minato desfere seu ataque atingindo em cheio o inimigo.

Minato Ironwill: - JULGA QUE SEU FALSO DEUS TE DA PODER? POIS PROVE O PODER DE UM DEUS VERDADEIRO!!!

Ark dos Quatro Ventos, completamente furioso por ter errado seu ataque e ainda tendo sido atingido, junta as mãos e profere palavras místicas perdidas no vento da manhã. Sorvendo o poder do orvalho, ele pede para que a natureza traga de volta a vida de seu ferido corpo.

Ark dos Quatro Ventos: - Curai-me, ó mãe natureza! Para que eu mande eles para que adubem a terra!

O dom curativo da natureza recupera em poucos segundos ferimentos que demandariam dias de repouso.

Sentindo-se recuperado Ark desafia seu inimigo.

Ark dos Quatro Ventos: - A natureza despreza seu deus, servo de Gorm!

Irmão de Gorm: - Cão Blasfemador!

Furioso o Irmão de Gorm o golpeia novamente, mas a ira cegara sua perícia em combate e o golpe fora aparado pelo escudo de Ark.

Ark dos Quatro Ventos: - A natureza está do meu lado, baba-ovo! Sinta o poder do trovão!

Outro Irmão de Gorm perplexo pelo poder arcano que o golpeara tenta eliminar seu inimigo.

Irmão de Gorm: Morra, bruxo maldito!

Albernaizzer sente uma dor lancinante quando a lâmina do sacerdote atinge-lhe a carne do ombro em um ferimento profundo que sangra de maneira infernal.

O terceiro Irmão de Gorm golpeia Kerec, mirando-lhe a cabeça, mas o guerreiro consegue erguer o escudo a tempo de evitar o pior.

Enquanto isso, o quarto Irmão de Gorm, talvez perplexo pelo fato de um infiel lutar tão bem, não consegue lhe golpear de maneira eficiente.

Em um acesso de fúria guerreira Kerec brande sua arma com mais força do que deveria e faz com que ela caia no chão sem causar mal algum ao oponente.

Nesse mesmo instante o pequeno Kenay dispara uma nova flecha de seu arco. A flechada teve pontaria suficiente para mirar o coração do inimigo, mas infelizmente ela não teve impulso suficiente para atravessar a armadura e atingir-lhe a carne.

Irmão de Gorm: - Por GORM!

Mesmo ferido e ensanguentado Albernaizzer saca sua funda e tenta um desesperado e talvez último ataque. Mesmo com a dor insuportável no ombro ferido, Albernaizzer gira sua funda e desfere um golpe magistral no inimigo, afundando-lhe a máscara sobre seu crânio. O homem tomba inerte.

Minato Ironwill se posiciona a frente do mago, para proteje-lo. Ele tenta proteger seu aliado de forma eficiente para evitar que ele seja golpeado, mas ao erguer seu braço para desferir o golpe a ombreira de sua imensa armadura acaba desequilibrando o mago.

Graças à agilidade refinada na prática de gestos arcanos complexos Albernaizzer consegue ficar de pé, apenas recuando alguns passos para trás.

Ainda tomado pela selvageria do combate Ark dos Quatro Ventos desfere um golpe poderoso no inimigo. A força desferida pelo golpe da lâmina é suficiente para separar a cabeça mascarada do restante do corpo. A cabeça gira duas vezes no ar antes de atingir o solo e o corpo só cai um segundo mais tarde, formando uma poça de sangue no chão.

Ark dos Quatro Ventos: - TOMA DISGRAMADO!!!

Assustado, um dos sobreviventes tenta uma bravata.

Irmão de Gorm: - Infiéis, morram em nome do Glorioso Gorm!

O Irmão de Gorm furioso por ver seu aliado morrer parte para cima de Kerec com todas as forças, desferindo-lhe um golpe preciso no braço que ficara desprotegido sem o amparo da espada.

Kerec sangra de maneira farta após o golpe do Irmão de Gorm, aparentemente o golpe foi poderoso demais e o jovem guerreiro é acometido por uma dor intensa.

Enquanto isso o outro Irmão engajado em combate com Minato tenta mais um golpe.

Irmão de Gorm: - Morra, cão do inferno! Veja Gorm no outro mundo!

Ark dos Quatro Ventos: - DESISTA, SEU IDIOTA SEGUIDOR DO DEUS PAGÃO!

Um golpe vigoroso atinge uma falha na armadura revelada após o fiasco no ultimo ataque de Minato.

Mesmo com uma de suas armas caídas Kerec, um verdadeiro arsenal vivo não estava desamparado e tinha outra arma à mão.

A lâmina do guerreiro dança no ar em uma velocidade estonteante, atignindo a carne do inimigo por duas vezes.

Kerec: - Você vai comigo pro infernooooooooooooooooo, malditooooooooooooooooooo!!!!!

Em uma demonstração brutal de força Kerec evoca toda a fúria e frustração dos combates anteriores e transforma seu inimigo em pedaços em questão de segundos. Gotas de sangue do inimigo banham a face do guerreiro. Ele nunca sentira-se tão bem em toda a vida como agora ao matar um inimigo em combate intenso.

Kerec: - Roooooooooooooaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrr!!!!

Nesse ínterim Kenay saca sua adaga e tenta atacar o restante na altura dos joelhos, temendo atacar com o arco um inimigo cercado de aliados.

Kenay tenta sem jeito conseguir atingir o inimigo nas pernas ou nas regiões púbeas, mas tudo o que consegue é cortar-lhe um pedaço da túnica.

Kenay Lythjanp: - GRRRRR, morra seu fanatico cego!

A ferida no ombro de Albernaizzer doi intesamente. O sangue jorra em profusão. Mesmo com a grande hemorragia e o cansaço por ter que se desviar de seu aliado Minato, o mago gira mais uma vez uma bala de fundo no ar.

Mas a dor nos ombros é tão aguda que ele já não consegue enxergar direito. A bala de chumbo voa fazendo um zunido aos ouvidos de Minato, mas apenas destrói alguns potes de cerâmica.

Enquanto isso Minato Ironwill se concentra e pede que Tempus empreste seu poder.

Minato Ironwill: - TOLO INFIEL, QUE O PODER DE TEMPUS ATRAVES DA MINHA VOZ SE TORNE UMA ORDEM A QUAL VOCE NÃO É CAPAR DE RESISTIR!!!

A voz de Minato soa diferente, como se não fosse ele quem falasse e sim uma força superior.

Minato Ironwill: - DURMA, TOLO INFIEL!

Ao ouvir o som da voz trovejante de Minato, o sacerdote cai em uma espécie de sono cataléptico.

Minato Ironwill: - Vamos tentar tirar alguma informação util dele.

Kerec: - Informaçao é o caralho! Vamos matá-lo e acabar com isso!

Kenay Lythjanp: - Calma, Kerec! Agora é a hora de ver se tem mais fanaticos de Gorm aqui.

Kerec: - Ele pode mentir, ou chamar os outros.

Albernaizzer: - Temos que ter alguma informação para irmos em frente. Não sabemos o que nos espera.

Minato Ironwill: - Mas nós sabemos tirar informações.

Kenay Lythjanp: - Ou podemos manda-lo andar na frente e armar as armadilhas.

Ark dos Quatro Ventos: - AMARRA-LO! Eu tenho uma corda!

Ark entrega uma corda para Kenay.

Ark dos Quatro Ventos: - Não sou bom com cordas, mas você parece bem agil!

Albernaizzer: Eu tenho a habilidade com isso.

Ark então entrega sua corda para Albernaizzer que começa a prender o sacerdote acometido pelo sono místico enquanto Kerec prepara sua espada a poucos centímetros do pescoço do Irmão de Gorm.

Com a movimentação o adormecido Irmão de Gorm começa a despertar.

Irmão de Gorm: - Que bruxaria é essa?

Ignorando todos esses fatos Ark usa suas ervas medicinais para fechar o terrível ferimento de Albernaizzer que tentava ignorar a dor sem muito sucesso, mas Ark não soube dosar a força com a qual aplicava as ervas no ferimento, apenas aumentando a dor do mago que gritara de dor

Albernaizzer: - Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!

Enquanto isso Minato tentava interrogar o Irmãod e Gorm.

Minato Ironwill: - Calado infiel, o poder de Tempus te colocou para dormir. Se não quiser morrer lenta e dolorosamente acho melhor colaborar!

Kerec: - Não temos tempo pra isso! Você tem duas escolhas, uma morte dolorosa e lenta, ou falar o que queremos!

Minato Ironwill: - Calma, vamos nos acalmar antes de ver o que faremos com ele.

Kerec: Calma é o cacete!

Kerec, furioso corta um dedo do servo de Gorm com sua espada. Mesmo sangrando e sentindo muita dor o homem permanece resoluto.

Irmão de Gorm: - AAARGHH! Não direi nada para ajudar os infieis!

Insatisfeito com a resposta Kerec corta outro dedo do homem.

Irmão de Gorm: - AAAARRRGH!!! Gorm me dará uma morada nos céus ao lado das mais belas virgens, enquanto vocês terão esta pirâmide como seu túmulo!!!

Kerec: - Você pode parar com esse sofirmento.

Minato Ironwill: - Pode ser do jeito fácil, comigo... Ou do jeito difícil.... com ele...

Kerec: - Tudo que seu deus deu a vocês foi sofrimento.

Menos um dedo na mão do seguidor de Gorm...

Albernaizzer: Acalmem-se gente!!! Gomita...não estamos aqui para destrui-los, temos outros objetivos. Voce lutou com bravura e não precisa morrer

A hemorragia dos ferimentos causados por Kerec é tanta que o homem desmaia. Talvez por sadismo Kerec enfia a ponta da espada em um dos joelhos do homem desmaiado.

Ark dos Quatro Ventos: - Irei resolver isso de forma pacifica.

Ark usa seus talentos medicinais aprendidos após anos vivendo nas florestas para tentar despertar o homem.

Albernaizzer: - Bem...deixe ele amarrado e ferido por aqui mesmo e que Gorm decida sua sorte. Vamos embora daqui...podem aparecer mais gomitas.

Ark dos Quatro Ventos: - Deixem que eu cuido disso. Na minha tribo, eu quem julgava o caráter das pessoas, tenho um jeito em descobrir informações

Ark dos Quatro Ventos usa suas habilidades de sobrevivência e improvisa uma bandgem de folhas para cobrir os ferimentos nos dedos do homem mascarado. Enquanto isso, Minato tenta aplacar os ânimos de Kerec.

Minato Ironwill: - Calma, guerreiro! Não existe razão para tanta raiva!

Kerec: - Eu estou semi morto por causa desses fanáticos e você me diz que não devo ter raiva? Eles quase nos mataram, humilharam sua fé!

Minato Ironwill: - Mas eles estão no chão agora. Tempus sorriu para nós!

Albernaizzer: - Mas até quando esse deus nos sorrirá?

Kerec: - Dê-me mais uma chance! Se ele não falar ele é de vocês.

Graças às ervas de Ark o fanático sacerdote desperta.

Irmão de Gorm: - Gorm logo me poupará do sofrimento de estar entre vocês infiéis!

Ark dos Quatro Ventos: - Escute, você sabe o que são insetos? Andando pela sua roupa? Penetrando em sua pele? Posso fazer os insetos rastejarem pela sua pele, devorando sua carne e mordendo seus testículos. Você vai sentir os pequenos seres entrando no seu rêgo e devorando devagar todo o pedacinho que existe dentro de você. OU Você pode falar.

Irmão de Gorm: - N-n-não! B-b-b-bu-xaria NÃO!

Ark dos Quatro Ventos: - Sim, eu posso controlá-los, posso leva-los até o seu espírito, e pegar a sua fé. E esmagá-la, devagar entre as queliceras de meus queridinhos...

Albernaizzer: - Voce não sabe o que é bruxaria ainda, seguidor de Gorm....fale logo.

Ark dos Quatro Ventos: - Já imaginou, sua fé destruída? O que seu deus diria? Iria ser condenado para sempre ao fogo que você bem conhece! Muito bem, agora, FALE!

Irmão de Gorm: - O-o q-q-q-q-que os infiéis querem saber?

Kenay Lythjanp: - Nos diga se tem mais clérigos de Gorm aqui.

Irmão de Gorm: - Esse andar é o posto avançado da Irmandade de Gorm! É tudo o que sei!!! Os outros andares são dominados pelos outros ifieis, seguidores dos demônios Usamigaras e Madarua!

Kerec: - Onde achamos água e comida?

Irmão de Gorm: - Temos um pouco de alimento nos aposentos de Kanadius, mas o restante pegamos em nosso templo.

Albernaizzer: - Onde esta o Grimoire de Usamigaras?

Irmão de Gorm: - Grimo-de-quem ?

Ark dos Quatro Ventos: - O livro antigo, que emana grande poder, Sei que até você pode senti-lo!

Pelas palavras do seguidor de Gorm, Albernaizzer percebe que ele, de fato, não sabia nada sobre a localização do tomo que seu mestre procurava. Nem mesmo o blefe de Ark dos Quatro Ventos foi útil, por isso os aventureiros resoveram descobrir onde ficava o templo dos "gormitas".

Kerec: - Onde é o templo?

Irmão de Gorm: - Na ci-cidade...

Albernaizzer: - Como fazemos para irmos para essa cidade? Fale rápido!

Irmão de Gorm: - Des-descendo, ora!

Albernaizzer: - Por onde, qual porta?

Ark dos Quatro Ventos: - Um mapa! Onde tem um MAPA? É bom que você tenha, senão nem seu Deus irá lhe salvar!

Irmão de Gorm: - Kanadius tinha um mapa!

Minato Ironwill: - xiii...

Albernaizzer: - Existem armadilhas no caminho?

Irmão de Gorm: - N-não!

Albernaizzer: - Ótimo. Vamos gente, devemos vasculhar os aposentos de Kanadius em busca de comida e do mapa.

Kerec: - Certo, em gratidao por sua colaboraçao, deixaremos você ir.

Albernaizzer: - Não...deixe o amarrado e levamos ele para os aposentos.

Ark então corta a corda que prendia o já mal tratado e desarmado servo de Gorm. Albernaizzer então, com seu alto intelecto antecipa os planos do guerreiro Kerec.

Albernaizzer: - Ele não precisa morrer. Muitos já cairam hoje. Ele poderia nos guiar...

Minato Ironwill: - Difícil...

Ark dos Quatro Ventos: - EU NÃO CONFIO NELE!!!

Albernaizzer: Bem, foi só uma ideia.

Ark dos Quatro Ventos: - Um lobo que anda com hienas morre quando menos percebe.

Em uma tentativa desesperada de se vingar o homem já desarmado e extremamente ferido simplesmente tenta uma cabeçada em Kerec ao ser desamarrado. Nesse meio tempo Kenay lança sua adaga no homem, antes mesmo que Kerec pudesse esboçar uma reação.

A cabeçada do Irmão de Gorm atinge o nariz de Kerec e chega a sangrar um pouco, mas não é nada além de um mero incomodo

Kenay Lythjanp: - Cuidado Kerec, sua raiva as vezes lhe cega.

O golpe de Kenay, contudo, não consegue muita força, pois ele sacrifica a potência do arremesso para não acertar os amigos próximos. Ark dos Quatro Ventos e Kerec preparam seus golpes em fúria, enquanto Albernaizzer se afasta negando participar dessa barbárie. Minato balança a cabeça em reprovação. Tempus, seu deus protetor apoia que em tempos de guerra se tomem prisioneiros, mas aquela era uma situação diferente e completamente injusta sob a perspectiva do jovem clérigo.

Ark dos Quatro Ventos: - NÃO MACHUQUE A MINHA MATILHA!

Com um golpe preciso e rápido de Ark a cabeça do seguidor de Gorm é decepada.

Kerec: - Porrrraaaaaaaaa, Ark! Esse gosto era meeeeeeeeeeeeeeeeeeu!!!

Ark dos Quatro Ventos: - Terá sua oportunidade, Kerec, em outra hora.

Albernaizzer: - Que desperdicio...

Ark dos Quatro Ventos: - Iria deixa-lo viver, mas traidores não merecem nada. A natureza não perdoa os fracos, vamos!

Albernaizzer: - Espero que sua espada não tenha perdido o fio pois acho que vamos precisar dela.

Minato Ironwill: - Pobre infeliz, morrer desse jeito inutil... Amigos, vamos voltar até a sala do lider deles, pra pegar comida e descansar um pouco.

Os aventureiros retornam então ao aposento de Kanadius em busca de água, comida e descanso. Todos ainda com os ânimos exaltados devido os ferozes combates de ainda há pouco. Kerec recolhe a espada e o elmo de Kanadius, mas decide apenas guardar o elmo, já que este tinha pedaços de pele carbonizada, enquanto a espada estava em melhores condições.

Kenay vasculha os aposentos e encontra um pequeno fardo debaixo da cama que pertencera a Kanadius. Dentro do fardo, um punhado de hóstias e uma garrafa de vinho. Nunca pareceram tão saborosas.

Ark dos Quatro Ventos: - Comida de padre... MAS A FOME TA GRANDE!

Minato Ironwill: - Não é nenhum banquete mas já resolve bem.

A "refeição" dura poucos segundos, mas para quem não se alimentava de comida de verdade há dias parecera um longo jantar. Acomida apenas lhes atiça a fome, mas é suficiente para evitar algum eventual desmaio.

Kenay então decide vasculhar a próxima sala, enquanto os companheiros descansam. Ele abre a porta do outro lado da sala apenas o suficiente para que seus olhos de halfling prescrutem alguma coisa. A princípio ele vê uma grande colméia de abelhas.

Kenay Lythjanp: - SHHHHHHH! Silencio, ouço algo!

Olhando melhor ele vê ALGO que chama-lhe a atenção, desviando-a dos insetos.

Minato Ironwill: - Esperem amigos, parece que o pequenino ouviu algo!

Albernaizzer: - Deveríamos ter ido em frente, devem ser os clerigos do outro culto!

Kenay Lythjanp: - Não se preucupem, são só insetos pequenos nada demais. Podem relaxar, essa sala está vazia.



O que terá chamado a atenção do jovem halfling a ponto de decidir não alarmar seus companheiros de aventura? Descobriremos no próximo capítulo dessa saga!


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Consegue narrar em Forgotten Realms sem conhecer quase nada do cenário, muito menos as regras de AD&D!



10 comentários:

  1. Amigos, p scan do Livro que escrevi em 1995 - RPG MONTROS - http://www.4shared.com/document/MqOB8iSk/RPG_Monstros.html para toda acomunidade do Dragão Banguela

    Um abraço
    Artur Vecchi

    ResponderExcluir
  2. Curti o clérigo de Tempus! Tempus é o meu deus favorito do Forgotten Realms!
    "Não há guerra sem paz para combate-la"

    ResponderExcluir
  3. @avecchi:

    Nossa, quer dizer que você é o Artur Vecci autor do RPG Monstros?

    Agora sim esse blog tá ficando importante =D

    Bem, não pude conhecer esse jogo na época (comecei no mundo do RPG um pouco mais tarde, em 1998 com 3D&T), mas me lembro de alguns textos sobre esse jogo e até mesmo uma entrevista contigo na finada Dragão Brasil.

    Com certeza uma valiosa contribuição para o acervo do Dragão Banguela, ainda mais por ser concedida pelo próprio autor.

    @Thiago:

    Uma característica interessante do clérigo Minato é que ele não pratica a guerra pela guerra em si, mas usa a doutrina de Tempus para praticar a justiça (mesmo que no fim das contas ele tenha que baixar a porrada em meio mundo).

    Tive muita sorte com esse grupo, pois logo na primeira mesa virtual que organizei aqui no blog o pessoal interpretou seus personagens muito bem.

    O mais divertido é que eu prejudiquei os personagens deles por meses a fio (presos no deserto, sem água, sem comida e mais adiante roubados por Homens Rato que tomaram todos os seus pertences) e ainda assim o pessoal adorou o jogo! =D

    ResponderExcluir
  4. A volta triunfante do diário de campanha. Sempre feito ao estilo da narração que vemos na mesa.

    Muito Bom!!!

    Só uma dúvida...no encontro com os gomitas vingativos não foi a cena em que o mago pôs todos pra dormir com a magia sono? Sei lá, posso estar confundindo... mas enfim, não me lembro do clérigo usando sono.

    No mais um grande abraço e já estou ansioso pra ler os próximos...até lá.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o encontro narrado neste capítulo do diário é anterior à cena em que o seu mago Albernaizzer coloca os inimigos para dormir (gerando uma das melhores cenas de discussão na trama).

    O capítulo acima exibido ocorre pouco após a morte de Kanadius, quando os "gormitas" fugitivos deram a volta por outro caminho para surpreendê-los.

    ResponderExcluir
  6. Oráculo, você tem a ficha de AD&D para RRPG Firecast? teria como postar ela aí no seu blog ou me enviar (luizhsg@gmail.com), estou querendo fazer uma campanha também de Planescape.

    Estamos organizando um novo encontro Masmorra, dá uma passada lá no blog,se puder ajudar na divulgação... valeu!

    ResponderExcluir
  7. Durante toda essa aventura eu usei a ficha básico do programa, semelhante ao Bloco de Notas (o maravilhoso aplicativo sem o qual não haveriam postagens minhas aqui =D), mas para a próxima aventura eu usarei um modelo disponibilizado no próprio fórum do RRPG:

    http://www.4shared.com/file/2fUqoMiE/_2__Kadaj-_-Ficha_Aded_RRPG.html

    A ficha é semlhante à que foi disponibilizada na paleolítica versão nacional da Dragon Magazine, mas com algumas adições interessantes, como o campo para preencher as páginas do grimoire e as magias preparadas (que já existia, mas foi aprimorado), o enorme campo para se postar a história do personagem, além de alguns campos auto-completaveis, como o bônus na Chance de Acertar e Ataque a Distância (Tavelas de Força e Destreza, respectivamente), bônus de Destreza na CA e Perícias extras (Tabela de Inteligência).

    ResponderExcluir
  8. da pra ver que os jogadores deram um bom enfoque na interpretaçao, espero que o diario de campanha venha com mais periodicidade. vc consegue se lembrar de quase todas as frases proferidas pelos jogadores durante a dungeon? incrivel!!!
    -alguem me tire essa duvida. o sistema de rgras tormenta rpg lançado agora, vai poder ser usado por qualquer cenario caseiro independente da editora?, assim, eu crio um cenario novo e uma editora qualquer se interessa e eu quero usar o trpg como sistema padrao posso?aos moldes do que acontecia antes do fim do opgl?

    ResponderExcluir
  9. Essa sessão aconteceu há muitos meses e não, minha memória não é confiável a esse ponto. Acontece que o programa RRPG dá a opção de salvar o log das sessões, por isso eu tenho trocentos arquivos com todas as sessões de jogo ocorridas até o fim da aventura.

    Minha tarefa em escrever os diários consiste em transformar os logs em versões novelizadas para tornar a leitura mais agradável, como na descrição do combate e nas reações dos personagens.

    Além disso, eu copio as frases dos jogadores e edito-as corrigindo os erros de português comuns à linguagem de internet (vc, pq, qq, eh, pqp...).

    Fora, é claro, o fato de editar o html para postar o texto no blog, incluindo o código do "Leia Mais" e da assinatura do autor (que eu não sei se vocês repararam, mas é sempre diferente a cada artigo).

    Somando-se isso aos outros artigos que eu posto aqui, fica explicada a demora, mas prometo que vou tentar não deixar demorar TANTO assim. =D

    Quanto ao TRPG, ele é baseado na Open Game Licence da Wizards of the Coast (semelhante à Licença Aberta da 3ª edição de D&D, mas muito mais abrangente).

    Basicamente você pode usar sim as regras do jogo sem pedir permisão para os autores, mas deve incluir uma cópia da licença no seu livro (normalmente ela vai na última página dos livros).

    Contudo, Tormenta tem elementos que NÃO SÃO Open Game, como as descrições do cenário, por exemplo.

    Você poderia usar as regras para clérigos da Justiça, por exemplo, mas não poderia citar o nome Khalmyr. Ou então usar Meio-Aberrantes como raça básica de seu jogo, mas não o nome Lefou.

    Perceba que o próprio TRPG usa regras de Star Wars Saga Edition e Pathfinder, mas não faz nenhuma referência a esses jogos.

    E por último, vale lembrar que a Open Game Licence NÃO acabou. D&D 4ª edição usa uma licença diferente (e bem mais restritiva), mas a licença OGL não pode ser revogada, por isso mesmo temos por aí jogos como TRPG, Pathfinder, Old Dragon, entre outros.

    ResponderExcluir
  10. Salve galera, aqui fala o clerigo de Tempus Minato, adorei a volta do diario e valeu pelos elogios, procuro sempre representar a fé e a ideologia q criei para ele o mais fiel possivel...
    Espero voltar a jogar essa mesa logo, apesar de estarmos jogando uma mesa de Tormenta RPG e estar adorando tbm!!!
    Vlw...

    ResponderExcluir