quinta-feira, 21 de outubro de 2010

[Músicas Rpgísticas] - Canção de Lua Dourada


Hell Yeah, cambada!

Novamente o amigão da vizinhança (não o Homem-Aranha) retorna a este humilde blog trazendo sempre o melhor das velharias errepegísticas.

E hoje o Oráculo vos traz um post para ser lido... e ouvido!

...

Quando se pensa em temáticas medievais o que nos vem à cabeça?

Calabouços, dragões, espadas, armaduras, a Peste Negra e é claro, bardos.

A figura do menestrel contando histórias e entoando canções está presente em diversas obras sobre a era medieval e no RPG não deeria de ser diferente.

De fato, a mais famosa obra de fantasia medieval, o aclamado livro O Senhor dos Anéis é relpeto de canções e poemas cantados pelos personagens da saga.

E a mais famosa saga do RPG, as Crônicas de Dragonlance também tem suas próprias canções. Mas enquanto lemos os livros nos paira uma pergunta pela cabeça, como picas eu vou saber o ritmo e a melodia desta música apenas lendo seus versos?

De fato, é algo estranho para imaginarmos, principalmente porque não faz parte da nossa cultura usar canções para os mesmos fins dos livros de fantasia medieval. Contudo, lá nos EUA, não houve esse tipo de problema, pois os módulos de aventuras originais que deram origem à saga de Dragonlance continham as partituras das músicas presentes no jogo.

Pensando nisso, em um lapso criativo eu usei a partitura da música tema de Lua Dourada para criar um arquivo de som, para que possamos ouvir a canção. A partitura vocês acompanham na imagem abaixo:



Esta música é cantada por Lua Dourada logo no momento em que ela e Vendaval encontram-se com os demais aventureiros na Hospedaria Derradeiro Lar em Solace, na região da Abanassinia no começo de Dragões do Crepúsculo do Outono. O módulo original que continha essa partitura foi Dragons of Despair (Dragões do Desespero).



É uma canção simples e de melodia agradável, onde Lua Dourada narra a história de como ela abandonou seu povo acompanhada de Vendaval, trazendo o Cajado de Cristal Azul, dando início à jornada dos Heróis da Lança.

O arquivo está em formato midi e a adaptação foi feita por mim, por isso se houver algum pianista entre os leitores e perceber algo errado, por favor, não joguem bolinhas de papel para eu ter de fazer tomografia, ao invés disso aponte qualquer eventual erro para eu corrigir. De fato eu não sou um pianista (sou baixista na verdade, e bem enferrujado, admito) e criei o arquivo usando um editor de partituras.

Espero que divirtam-se com esta bela canção e em breve (mas não tanto) teremos mais músicas errepegísticas aqui no Dragão Banguela!

4SHARED

Canção de Lua Dourada


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Também tem alguns níveis de Bardo.



10 comentários:

  1. Cara, como eu gosto de canções com temas medievais... faz mais dessas aih..

    da vontade de dormir... O.o

    ResponderExcluir
  2. "da vontade de dormir... O.o "

    Isso é um elogio?

    Enfim, nos livros de Dragonlance existem outros temas com partituras, se o pessoal aprovar eu faço mais.

    ResponderExcluir
  3. Fera mano! eu sou fã de Blind Guardian, Rhapsody, Dragon Heart, Thuata, Mago de Oz todos por causa de suas musicas medievai! parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Também pretendo abordar bandas que tocam músicas inspiradas em RPG e fantasia aqui nesta seção do blog.

    De fato, já tenho algumas coisas programadas sobre o Blind Guardian e o Rhapsody.

    A propósito, bem que algum leitor com boa voz poderia se arriscar a gravar as linhas vocais mostradas na partitura. =D

    ResponderExcluir
  5. Se eu tivesse uma boa voz eu faria de bom grado Oraculo hehe
    Essa tablatura... Eu não tenho qualquer conhecimento em teoria musical, então... Ela serve pra violão? piano?

    Eu sou apenas um baterista e um (altodidata) bandolinista =D
    então, por mais que eu queiera, eu não tenho como saber nada de teoria musical xD

    Oraculo, pode postar mais dessas músicas, eu curti. Mas na segunda "linha" da tablatura, ja começa a ter umas notas mais bizarras (3 "juntas") e minha irmã que ta começando a aprender piano, não sabe como fazer... como que seria dai?

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Saudações, nobre Halfling.

    Na verdade a imagem mostra uma partitura e não uma tablatura.

    A diferença é que uma tablatura serve apenas para instrumentos de cordas, mostrando apenas as cordas do violão/guitarra/contrabaixo e os números das casas a serem digitadas.

    Já na partitura mostra-se o ritmo e a tonalidade da música, independente do instrumento a ser utilizado.

    Note que existem dois conjuntos de pentagramas (o diagrama onde aparecem as notas). Um deles começa com a clave de Sol (aquele S esquisito) e serve para instrumentos agudos como violão ou guitarra, ou no caso de um piano, corresponde à mão direita do pianista. Já a segunda começa sempre com a clave de Fá (o C ao contrário), que representa os instrumentos graves como o contrabaixo, ou a mão esquerda do pianista que faz a base da música.

    No caso das notas com três bolinhas juntas, é a representação dos acordes, onde as três notas são tocadas simultaneamente.

    Para fazer o arquivo de áudio eu usei o som de um piano, apesar de no módulo de aventuras ser dito que Lua Dourada tocava uma lira, enquanto Vendaval tocava uma flauta. Curiosamente, o livro recomendava que o narrador ou jogador que controlasse esses personagens cantasse a música no momento em que Lua Dourada contava sua história.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Oráculo!
    Pena que eu entenda de música tanto quanto de foguetes, senão ajudaria.
    Obrigado pelo trabalho. Aguardo por mais presentes como esse.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. oraculo dessa vez tu se superou qria saber qual programa tu usou pra ler essas partituras sempre procurei um programa q lesse partituras e mas nunca axei

    ResponderExcluir
  9. Eu usei o programa Guitar Pro, que lê arquivos gp3, gp4 e gp5. Existe também o Encore que é mais dificil de se mexer (pelo menos eu acho) e abre arquivos próprios do programa.

    Mas veja bem, eu não usei o Guitar Pro para ler a partitura da música. Eu peguei o pdf do livro Dragons of Despair, onde vem essa partitura e fui escrevendo com o Guitar Pro. Depois disso eu exportei o arquivo em formato midi e coloquei pra galera fazer download.

    Ou seja, para usar o Guitar Pro a pessoa deve ter pelo menos alguma noção de teoria musical. Existem também sites com partituras de músicas famosas já em formato gp4, como o Cifra Clube.

    ResponderExcluir
  10. O pentagrama de cima é pra ser a voz, e o de baixo o instrumento dela??

    ResponderExcluir