quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Downloads - Toon

Ó nois aew, cambada!

Aproveitando as "férias" do Trapaceiro, o tio Oráculo aqui preparou uma penca de artigos com materiais para download, os quais irei publicando em doses homeopáticas ao longo desse período, além de dar continuidade aos artigos sobre interpretação e criação de campanhas.

Para dar início aos trabalhos, logo pela manhã, nada melhor do que assistir a um bom e velho desenho animado, ou melhor ainda, JOGAR um desenho animado...

...

Toon foi um RPG criado pela Steve Jackson Games (a mesma de Gurps), baseado nos desenhos animados clássicos dos anos 50 e 60, que fizeram parte da infância de praticamente todo mundo, como Pica Pau, Pernalonga, Coelho Ricochete, entre muitos outros.

Todo o sistema de regras de Toon foi feito baseado na lógica (ou falta dela) dos desenhos animados. Um personagem nunca morre, apenas fica algumas rodadas chamuscado, amassado, vendo estrelas e outras coisas típicas dos desenhos.

Você pode atacar seus inimigos com tortas de creme, charutos explosivos, marretas gigantes, bigornas de 16 toneladas e outras coisas que cabem no seu bolso de maneira impossível. Além disso é possível atravessar um precipício bastando apenas não olhar pra baixo - o que é muito difícil já que os cartoons são muito curiosos.

Até mesmo o narrador do jogo é baseado nos desenhos animados. Ao invés de Mestre, Dungeon Master, GM, Narrador e outros títulos mais comuns, aqui, esse papel é chamado de Diretor de Animação, aquele que cria as histórias onde os jogadores participarão. E por falar em histórias, o livro é repleto de ideias para aventuras, todas usando sempre o bom humor dos desenhos animados.

Toon é considerado um RPG de pouca duração, pois após algum tempo fica difícil elaborar aventuras que não sejam repetitivas. Isso, é claro, depende da capacidade do Diretor de Animação em manter o nível de humor e interesse dos jogadores. Afinal, até hoje eu não me canso de assistir os vários episódios do Pica Pau, mesmo já sabendo tudo o que vai acontecer.

Essa versão digital do livro rola na interjegue já há muito tempo. Há um link dentro do livro com o web-site dos responsáveis, mas como todo domínio do cjb, ele acabou virando um site de sex-shop, então, a não ser que você queira comprar um vibrador, não há motivos para eu linkar aqui.

Enfim, baixem, joguem e divirtam-se. That's all folks!



4SHARED

Toon


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. É fã assumido de AD&D 2ª edição, mas não liga muito pra essa história de Old-School.



9 comentários:

  1. CARA quem já jogou sabe como pode ser divertidoooo!!! ADORO toon Tanks Oracle!
    O tomatfuscoboby é foda!
    É 1000 rapaiz!

    ResponderExcluir
  2. Cara, Toon é foda, mas foda mesmo seria se existisse um RPG do Chaves ou Chapolim...

    ...se é que não existe hahahaha, com essas mentes doentias dos Rpgistas, vai saber né?

    ResponderExcluir
  3. porra Oraculo
    onde vc achou isso?
    eu to a 4 meses procurando e não achei nada.

    maldito poder de clarividencia [shuhusauvigarist]

    ResponderExcluir
  4. A melhor coisa de Toon?
    O gerador de aventuras aleatórias, muito divertido!

    ResponderExcluir
  5. kra, tinha baixado esse arquivo a muito tempo atras, depois perdi, e agora baixo de novo graças a você.

    muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Eu já estava com esse livro perdido em algum canto sombrio do meu HD há séculos, mas só recentemente me lembrei dele.

    Mas não tem muita clarividência pra achar essas velharias, só o bom e velho sistema de busca do 4shared.

    ResponderExcluir
  7. O Maskara e Monkeybone poderia ser adaptado ao sistema de Toon?

    ResponderExcluir