quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Downloads - Cyberpunk 2020

Banguelenses, regojizem-se!

Sim, pois o poderoso Oráculo está de volta ao mundo errepegístico!

Minha vida pessoal não está tão tranquila como eu gostaria, mas pelo menos voltei a ter um mínimo de tempo livre para postar no blog.

Os mais atentos podem ter lido algo sobre um "livro secreto" que eu estava programado para postar. Bem, a não ser que vocês não tenham lido o título, vocês já sabe do que se trata, então, cliquem logo no Leia Mais...

...

Sim, senhoras e senhores, um dos maiores clássicos errepegísticos em língua portuguesa está finalmente em versão online.

Tudo bem, clássico é exagero. Apesar de na época a Devir ter dito que o livro vendia mais do que Vampiro: A Máscara eu não conheci, pessoalmente, absolutamente ninguém que tenha jogado isso. Mas mesmo assim, vamos à tradicional resenha antes do esperado link de download (embora muitos pulem tudo isso pra chegar logo no link).

Cyberpunk 2020 é um RPG ambientado em um futuro dominado por mega-corporações que controlam a vida de tudo e todos. Esse tipo de ambientação foi muito explorada em filmes como Blade Runner, Robocop e Vingador do Futuro, em HQs como Camelot 3000 e Marvel 2099 e até mesmo em mangás como Akira.

Um elemento extremamente importante em ambientes cyberpunk é a tecnologia. Super computadores fazem parte da vida de todos, além disso, muitos personagens possuem implantes cibernéticos para ampliarem suas capacidades físicas. Ao invés de ser um nerd de óculos (como eu), você pode substituir seus olhos por olhos biônicos com alta capacidade de visão, além de soltarem lasers.

Os personagens jogadores neste jogo geralmente são aventureiros, mas ao invés de serem motivados pela justiça, bondade, honra e lealdade, normalmente são inspirados por motivos menos iluminados como gordas recompensas em dinheiro - como se os aventureiros de Dungeons & Dragons não fizessem o mesmo.

Apesar dos personagens serem diferentes do padrão de aventureiros heróicos de D&D, é possível traçar muitas características em comum com o primeiro RPG do mundo. Primeiro porque os personagens são divididos em papéis, que fazem a vez das "classes" no jogo, Atributos, Perícias e muitas regras voltadas para a ação.

Existem nove papéis de personagens disponíveis para os jogadores: os Roqueiros, verdadeiros bardos cyberpunk; os Solos, caçadores de recompensa ou assassinos particulares; Netrunners, especialistas no mundo virtual; Técnicos, os mestres da tecnologia; os Mídias, repórteres obcecados pelas verdades ocultas pelas corporações; os Policiais, que como o nome já diz, são os cana; os Corporativos, ferozes guerreiros cujos campos de batalha são escritórios e a burocracia; Atravessadores, contrabandistas e traficantes e os Nômades, cuja vida é na auto estrada.

Uma das maiores sacadas do jogo é que ao invés de esperar que você já tenha nascido sabendo como interpretar um personagem Cyberpunk, o livro além de te ensinar ainda te dá dicas aleatórias através do Fluxovida, uma espécie de fluxograma cujos eventos são representados por jogadas de dados, onde você decide cada evento importante de seu background e até mesmo dos eventos futuros. Obviamente isso não é obrigatório, mas ajuda bastante os mais indecisos.

O cenário também é apresentado de forma extremamente eficiente, dando um alto grau de imersão para o jogador realmente se sentir no universo sobrio de Cyberpunk.

Vale lembrar também que um dos autores do livro é Mike Pondsmith, mesmo autor do renomado Castelo Falkenstein, que também pode ser encontrado nos cantos sombrios deste blog.

Os scans desse livro foram feitos pelo Leandro Parejo da comunidade CYBR Project, sempre presente aqui no blog. A mim, coube a tarefa de transformar o arquivo em pdf e bolar esse texto. Vale lembrar que esté é um livro que já era raro de ser encontrado até mesmo na época em que foi publicado - 1991 nos EUA, 1996 no Brasil - e não havia nenhum scan dele na internet.

Portanto, agradeçam ao Leandro e fiquem ligados para as próximas novidades do blog, quando o Oráculo vai ressucitar uma coluna que o Trapaceiro abandonou (mais uma)!

4SHARED

Cyberpunk 2020



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Seu sonho secreto é dominar o mundo.



12 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VIA O BANGUELA! VIVA O BANGUELA! VIVA O BANGUELAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que me emocionei no post anterior, foi mal... Mas esse jogo é incrível, joguei por muito tempo, é fantástico. Muito obrigado Oráculo!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho o original desse e o novo tb (3030 eu acho)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a versão importada dele, possui um sistema muito bom que foi um dos que deram origem ao Fuzion.
    A versão posterior ao 2020 é a v3.

    ResponderExcluir
  5. Caralhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Cara, to atraz desse jogo a duas eternidades e meia.

    Muito obrigado.

    Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  6. PELAS CABEÇAS DE TIAMAT!!!!
    IMPRESSIONIVEL! =D

    ResponderExcluir
  7. Olá eu adoro o site e gostaria de pedir algo, tem como vocês conseguirem e postar para download pra mim o livro Anel Elemental: a Nova Era....
    Ele usa o sistema Opera

    ResponderExcluir
  8. Não agradeçam a mim e sim ao Leandro que se disponibilizou para scanear o livro.

    Ele havia anunciado que estava escaneando este livro na mesma época em que me enviou o escudo do mestre de Shadowrun, mas preferi não fazer alarde.

    E como todo RPG feito pelo Pondsmith, Cyberpunk 2020 é foda demais!

    ResponderExcluir
  9. Opa! Primeiramente queria agradecer ao Oráculo que editou todo o material ja que eu nao manjo nada de ediçao e pela divulgação aqui no velho dragao banguela. Afinal, Cyberpunk2020 é um jogo que realmente vale a pena ser conhecido. E pra quem curte ambientação cyberpunk mais pura (sem magias, orks, anões) é uma mào na roda. E até a próxima aventura Runners!

    ResponderExcluir
  10. Cyberpunk2020 Put QuePariuuuuuuuuuu
    FODA D+++++ ..... Eu tenho dos grupos de Rpg no bairro que idilatra Cyberpunk2020 Nois so temos um Livro, e é uma briga quando os dous Grupos querem jogar au msm tempo uheauhaeuhaeuauea



    PS: Agora Vão se acabar as brigas aeuheauaeueauhe
    Eu Pulei o Tópico kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Sim Agredesendo


    Leandro è o Cara ehehee vlw camarada.

    ResponderExcluir
  12. Belo post. Escreveu muito bem!

    Druida-filid
    Www.rpgamesbrasil.com.br

    ResponderExcluir