domingo, 12 de setembro de 2010

Dia D RPG - Rio de Janeiro

Hail, cambada!

Ontem, 11 de setembro de 2010 rolou o aniversário da queda duns aviões aí.

Mas rolou também um evento errepegístico simultaneamente em diversas cidades, o Dia D RPG. E o Oráculo deu uma passada (em trajes civis) na versão carioca.

Confiram no Leia Mais...

...



Confesso que nesses mais de 12 anos de RPG eu nunca participei de nada meramente parecido, mas sempre acompanhei na extinta Dragão Brasil a cobertura do Encontro Internacional de RPG e, atualmente, a RPGCON.



Talvez por ter expectativa de algo parecido, o Dia D RPG, para mim foi um tanto decepcionante.

Organizado pelo site The Night Hunter, na quadra esportiva da Universidade Veiga de Almeida em São Cristovão, basicamente rolaram mesas de diversos sistemas, onde o jogador poderia se cadastrar previamente via internet, ou mesmo na entrada do evento. Eu, contudo, sempre curti jogar com pessoas que conheço pessoalmente, por isso preferi conferir as demais atrações.



Haviam arenas de lutas medievais, com réplicas de armas e lutadores fantasiados, exibição do Conselho Jedi, fã clube de Guerra nas Estrelas (onde eu comprei camisas do Darth Vader pra mim e para minha noiva) e um stand da Conclave Comic Shop, onde comprei, por um preço camarada o livro Antagonistas do novo Mundo das Trevas, entre outras atrações.

Exibição de diversas peças de Star Wars

Merece destaque o stand de Tagmar II, onde o responsável se mostrou bastante interessado em divulgar o jogo, explicando as origens desse dinossauro errepegístico. Para quem não sabe, ou não se lembra, Tagmar foi o primeiro RPG publicado por brasileiros, em uma época em que Dungeons & Dragons era um sonho distante para nós, cidadãos de terceiro mundo. Hoje em dia, a nova versão de Tagmar é totalmente gratuita, podendo ser baixada em pdf aqui.




Se você curte jogar em eventos, o Dia D RPG é uma ótima pedida. Pessoalmente, sempre considerei o RPG uma atividade mais "caseira", preferindo jogar com amigos próximos, mas ainda assim, eventos desse tipo são de suma importância. Talvez falte, para esta edição carioca, o apoio de empresas como a Jambô e a Devir para dar um gás maior à realização do evento - leia-se grana.


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. É fã assumido de AD&D 2ª edição, mas não liga muito pra essa história de Old-School.



4 comentários:

  1. Fala Oráculo! Não sabia que vc tb era daqui do RJ. Eu até poderia ter ido no Dia D, mas fui ano passado e tava bem vazio e mal organizado. Alem disso nao foi bem divulgado, esse ano acho q ocorreu o mesmo. Esse ano achei melhor ficar em casa mesmo. Te falar que sim acho q todo mundo prefere jogar em casa e campanhas. + esses eventos nao deixam de ter sua importancia, meu grupo com quem comecei a jogar rpg se desfez a MUITO tempo, so que atraves do RPG no Bobs do Rio de Janeiro consegui conhecer um pessoal bem bacana mesmo e nao abandonar o hobby, e desde entao criamos nosso proprio evento que acontece no mcdonalds da cinelandia 1 vez ao mes. O intuito do evento econhecer rpgistas novos e variedade de sistemas que existe no mundo de rpg. Nosso blog é o saiadamasmorra.blogspot.com

    Abraço cara Heigberg, da equipe CYBR Project RPG e membro do saia da masmorra.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, L.P. Sou do RJ, terra de sol, praia, favelas e tiroteio =D

    A ideia do encontro é muito boa, mas fica devendo e muito aos grandes encontros do RPG brasileiro. Os organizadores deveriam promover mais atividades para mostrar ao grande público o que é RPG, além de dedicarem espaço para ensinar o hobby aos novatos.

    Não sei se o problema foi aqui no RJ, mas o evento carece de uma organização mais forte. A intenção do artigo não é, de maneira alguma, uma tentativa de detonar com o trabalho dos caras, mas sim mostrar que poderia ser melhor.

    A propósito, por falha minha esqueci de colocar no artigo que todas as cidades participantes arrecadaram alimentos não-perecíveis para doarem à instições de caridade, mostrando o lado solidário dos errepegistas.

    ResponderExcluir
  3. Oráculo os responsáveis por esse evento são daqui do RJ. São a Pandora e o Bispo. Por isso que fiquei espantado quando soube que estavam fazendo simultaneamente em várias cidades do Brasil. Mal conseguem organizar bem um evento aqui quem dirá em outras cidades. + sim com certeza a iniciativa do evento é valida

    ResponderExcluir