sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Top 5 / -1: Personagens Legais de RPG


Olá vermes.

Esta noite estou inaugurando um espaço interessante no Dragão Banguela, o Top 5/-1, ou seja, os cinco melhores escolhidos do dia e um pior.
O Top 5/-1 de hoje será dos Personagens Legais de RPG...

... Todos os cenários de campanha de RPG possuem NPC's muito interessantes, dos quais alguns se destacam tanto que ganham até romances, bonequinhos, miniaturas, etc.

Confiram no Top 5/-1 de hoje, quais são os personagens que na minha opinião são efetivamente "Personagens Legais de RPG".


5ª Colocação: Lauralanthalasa Kanan (ou apenas Laurana) (Dragonlance)



A personagem Laurana pertence ao mundo de Krynn do cenário de campanha Dragonlance. Confesso que quando comecei a conhecer a Laurana nos livros As Crônicas de Dragonlance, ela foi uma personagem que não me chamou muito a atenção. A piranha era fresca, mimadinha e cheia de frufrus, sem nenhum tipo de característica marcante (fora essas mencionadas), contudo, no decorrer da trama, a moçoila adquire uma maturidade e personalidade que a faz ser uma das personagens mais legais das Crônicas de Dragonlance, e a chica acaba desenhempenhando um papel bem legal nos livros. Por esses motivos a rapariga ocupa a 5ª posição do Top 5/-1.



4ª Colocação: Artemis Entreri (Forgotten Realms)




Quem joga com Ladino sempre deseja ter o personagem o mais furtivo possível e com o maior número de dados no Ataque Furtivo, por isso, quem não gostaria de se tornar um Assassino e somar os bônus do Sneak Atack do Assassino com o do seu Ladino?

Artemis Entreri é um Ladino/Assassino com um grande dano nos Ataques Furtivos.

O personagem Artemis Entreri foi eleito como um dos 20 Vilões mais fodas no site da Wizards e como um dos 5 Personagens mais interessantes. É considerado o melhor Assassino de Fâerun, e além do mais já deu umas boas bifas no Elfo Drow Drizzt Do'Urden, que é o seu maior rival.



3ª Colocação: Drizzt Do'Urden (Forgotten Realms)



O personagem mais famoso do cenário Forgotten Realms e talvez o personagem mais famoso no mundo dos RPG's.
Drizzt é um elfo Drow Emo que saiu chorando de Menzobenrrapaputaquepariudenomedificil porque não conseguiu aguentar o tranco na sua cidade natal.
Drizzt é o típico personagem que não é aceito por ninguém mas que todo mundo gosta. Ele vive na superfície, ao contrário de seus compatriotas Drows. Possui duas cimitarras mágicas fodônicas, Morte Gélida e Corisco.
Drizzt merecia estar em primeiro colocado no Top 5 só por ser um Drow que consegue suportar a luz Solar, mas ele perde pontos por ser muito melancólico e Emo. Por isso Drizzt está na nossa terceira colocação do Top 5/-1.



2ª Colocação: Elminster Aumar (Forgotten Realms)



Elminster é o típico Mago poderoso e maconheiro que vive fumando seu cachimbo da paz.
Na 1ª e 2ª Edições ele "apenas" é um Velho e Poderoso Mago, já na 3ª Edição ele é um Mago "Não" tão Velho, mas igualmente poderoso.
Só por ser Velho e ter um ND 38 merece estar na 2ª Colocação do Top 5/-1.



1ª Colocação: Raistlin Majere (Dragonlance)


O clássico personagem "Vegeta" do grupo, ou seja, mal encarado mas carismático.
Raistlin é um Mago com muito poder. É marcado fisicamente pela pele dourada e pelos olhos em formas de ampulheta que adquiriu ao "passar" no teste da Escola de Alta Feitiçaria. Merece o primeiro lugar por alfinetar os integrantes do grupo sem medo de sofrer represálias mesmo sendo um frangote fisicamente, e principalmente por ter uma das miniaturas de D&D mais caras e raras de se encontrar.



-1 Colocado: Tanis Meio-Elfo (Dragonlance)



O clássico personagem Bucha. Não fede nem cheira. Na minha opinião, o personagem mais inútil e mais mal aproveitado da trilogia das Crônicas de Dragonlance.

Primeiro: Ama uma mulher (Kitiara) que é a maior vadia de Krynn e que teve um filho com o seu melhor amigo (Sturm Brightblade).

Segundo: A elfinha bonitinha Laurana é apaixonada pelo cabra, e o mané fica correndo atrás da vadia manipuladora (Kitiara) ao invés de dar uns catos na elfinha virgenzinha cheia de amor para dar.

Terceiro: O mané passa o tempo todo se lamentando que ninguém gosta dele por ele ser um Meio-Elfo.
Porra, se todo mundo fica tirando o cara para otário porque ele é mestiço, ele devia era dar umas voadoras nesses caras para calar a boca deles, mas não, ao invés disso o Tanis prefere ficar chorando as pitangas.

Quarto e último: O cara além de ser um Meio-Elfo chorão, quer pagar de Jesus Cristo com essa barbinha tosca.

Tsc tsc, lamentável que o personagem principal da trilogia seja o mais bucha de todos. Nota -1 para o Tanis.


Bom, por ora é isso pessoal, no próximo Top 5/-1 teremos os Vilões mais Vilanescos de todos reunidos em um único post.
Nos vemos no próximo post.

32 comentários:

  1. ahuehuhauhea!!
    teus comentários são a melhor parte, cara :D

    braços!
    fica com Deus!
    té +!

    ResponderExcluir
  2. Espero que meus irmãos anões não me vejam falando isso mas: Artemis Entreri!!!!!!!!!!!! Eu voto tbm!!!!ahahahahahahah

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Líderes e protagonistas tendem a ser os personagens mais odiados em qualquer história, enquanto os anti-heróis fazem mais sucesso.

    Raistilin faz muito mais sucesso que Tanis, assim como o Wolverine faz muito mais sucesso nos X-Men do que o Ciclope, justamente por não fazer o estilo de "líder bonzinho".

    Se colocassem o Raistilin como protagonista da saga ao invés do Tanis, com certeza ele acabaria ficando mais apagado.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, cara, realmente o melhor são os comentários. Agora, o Elminster deveria ficar com -2 pq na 4E é um velhote frangote e doido (vulgo "velho doido das tavernas")

    ResponderExcluir
  5. Pois é Oráculo, no teu exemplo dos X-Men, vide o Ciclope, que na minha opinião é o X-Man mais bucha de todos.

    No caso da Liga da Justiça (do desenho), o Clark meio que é um líder, ou se não é, é o Herói mais famoso, mas todo mundo torce para que seja o Batman que dê uns tapas nele (e pior que o Batman consegue mesmo).

    Acontece também de que geralmente personagens que tem um tom mais sombrio ou de Anti-Heroísmo cativam mais o público, vide o Wolverine, Raistlin, Artemis, Venom,Batman, etc.

    Abraços pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Todos os personagens aí são excepcionais (com exceção do Tanis chatonildo), mas pq so tem personagens de Forgotten e DragonLance??

    Quanto ao comentário sobre o Clark... olha, realmente, ele sozinho é a coisa mais sem graça do mundo, mas no meio da liga, com o Batman, a Mulher Gavião, etc, o Superman dando uma de escoteiro fica massa, complementa o grupo...

    ResponderExcluir
  7. E aí Mator, cara, na verdade escolhi esses personagens por serem dos mundos mais famosos, por isso, infelizmente tive que deixar personagens de outros cenários (Dark Sun, Al-Qadin, Mystara, etc) de fora.

    Mas é possível que futuramente eu faça algum Top 5/-1 com personagens interessantes de mundos distintos (tipo Top 5/-1 Personagens de Mystara, etc).

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Uma curiosidade em relação aos protagonistas, é que em X-Men, Wolverine é muito mais famoso por ser o oposto do líder Ciclope, mas no novo desenho Wolverine e os X-Men, o Ciclope faz mais o papel revoltado enquanto Wolverine é o líder do grupo, embroa o caolho fique parecendo mais um emo com aquele lance de "perdi minha amada Jean".

    O jogo que melhor explica isso é Lobisomem: O Apocalipse. Toda matilha precisa ter um "alfa", ou seja, aquele que lidera o grupo, assim como também um "beta", ou seja, o oposto do alfa, alguém que não é o líder, mas é tão carísmático quanto, embora de uma maneira diferente.

    Gostei da postagem, apesar de só terem personagens de dois mundos. Podia rolar algo sobre o estranha tara de Bigby (um dos grandes magos de Greyhawk) por mãos...

    Como conheço pouca coisa de Forgotten Realms não posso falar muita coisa, mas DragonLance é meu cenário favorito, e concordei plenamente com o primeiro colocado. Aliás, Raistilin ganhou em 2002 uma música composta pela banda Blind Guardian, chamada Soulforged. Mesmo pra quem não curte Heavy Metal vale a pena ouvir!

    ResponderExcluir
  9. Ha, sei lah cara, eu gosto do Tanis, ele tem aquela história de amar uma pelo lado humano e a outra pelo lado elfico que é interessante... mas definitivamente ele se faz muito de emo se lamentando, "ha! ninguem me ama!" e num sei oque quando a laurana ta do lado.
    Mas dragonlance é o meu cenario favorito assim mesmo.
    Soulforged? cara isso é estranho entre o Universo X e o Halfling Bêbado (eu), ambos gostam de Heavy Metal xD
    Cara, vi esse Soulforged e caralho... é muito foda =D
    valeu por ter me falado dessa musica oráculo =D

    ResponderExcluir
  10. Pior que eu ia colocar o Halaster, mas resolvi deixar para citar ele em um futuro Top 5 dos magos mais famosos!
    =D

    ResponderExcluir
  11. O grande problema dessas listas é que é totalmente impossível agradar a todos. O ideal seria um top de cada mundo de D&D, mas sem colocação. Na verdade, todos os protagonistas de DragonLance merecem estar nesta lista, afinal é o melhor grupo de personagens de D&D que eu conheço em termos de personagens carismáticos e bem desenvolvidos.

    Não se trata de um monte de personagens de alto nível que detonam todos os inimigos na porrada, e sim um grupo de aventureiros de baixo nível que por acaso acabam se envolvendo numa jornada envolvendo o destino do mundo.

    Thiago, o Blind Guardian é uma das bandas mais nerds do mundo, pois fazem músicas inspiradas em RPG, mitologia e, sobretudo, na literatura de Tolkien. A letra de Soulforged trata das palavras do próprio Raistilin Majere. A propósito, é Dimensão X e não Universo X, basta lembrar do desenho das Tartarugas Ninja. Vou perdoá-lo por ser um halfling bêbado, mas que isso não se repita, senão vai tomar um Cone Glacial nas fuças hehehhehhehhehh

    Um grande abraço a todos, e fico aguardando o próximo top!

    ResponderExcluir
  12. outro cara que seria legal colocar em um top 5/-1 seria o sturm do dargonlance, mas fica pra outra =D

    cara... foi mal por ter errado o nome xD
    mal mesmo Oráculo, não vai acontecer denovo pode se garantir.
    mas eu to ligado do Blindg Guardian cara, eu tenho CD aqui que veio o Soulforged e eu nem vi haha
    eu lembro do "the hobbit" e outras musicas que são do senhor dos anéis.
    Aliás Blind Guardian é POWER metal e não heavy xD
    haha minha vez de corrigir alguém =D

    Trapaceiro, ainda to fazendo o banner (que eu to pesquisando como que faz essa joça) mas ta ficando bem legal cara, eu sou bom em fazer umas montagens e tal...

    valeu, abraço do halfling e... desculpa aeh Oráculo hehe

    ResponderExcluir
  13. Nem sou fan de listas mas essa ficou legal huahuahua! Os comentarios do Trapaceiro sempre valem uma lida huahuahuhauhhua

    ResponderExcluir
  14. Tá tranquilo a parada do nome do site, Thiago! Eu só respondi de zueira mesmo xD!!!

    Agora em relação ao estilo do Blind Guardian, bem... eu já toquei em algumas bandas (sou baixista) e ouço heavy metal desde os 14 anos, mas sinceramente sempre achei essas definições meio furadas.

    Quando eu digo Heavy Metal eu digo de uma maneira geral, não importando se é o Iron Maiden, o Dimmu Borgir ou o Slayer.

    Acho que cada banda tem sua identidade própria, por isso seria necessário um subgênero pra cada banda. O Iced Earth e o Helloween também são considerados Power Metal e eu não vejo nenhuma semelhança entre essas bandas e o Blind Guardian exceto o fato de serem bandas de rock que fazem som pesado.

    ResponderExcluir
  15. sim sim eu to ligado, é só de brincadeira mesmo =D

    ResponderExcluir
  16. Então tá tranquilo... Ainda bem que por aqui não tem nenhum daqueles "metaleiros" que acham indignos de viver quem não souber quem tocou xilofone na faixa bônus do EP do HammerFall que só saiu lá no Japão ou coisa parecida...

    Aliás... ainda falando no Blind Guardian, existe uma música mais antiga deles chamada The Last Candle que é mais RPG ainda, pois fala de elfos, orcs, masmorras... ou seja, D&D puro!

    ResponderExcluir
  17. Thaigo, o Sturm quase que entrou na lista, cheguei até a pegar imagens dele, mas daí a minha guria me disse: "- Tu viu que só tem cueca nessa lista?", daí eu disse "- Puta merda, pior que é verdade", daí resolvi retirar ele e colocar a Laurana no lugar dele. =D

    Mas uma coisa eu garanto, dos personagens de Dragonlance, o que eu mais gosto é o Sturm.

    SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!!


    Achei uma merda quando ele morreu, quase que chorei que nem um bebê. A única merda que eu achei na história dele, foi ele ter comido a Kitiara, mas no mais sou fã do cara.

    FIM DO SPOILER!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Falando em Blind Guardian (ouço quase todo dia), minha música preferida é The Bard Song's - The Hobbit (o ritmo dela é muito 10) e Mordred Song.

    Na minha opinião, uma das melhores bandas de seja lá qual é o gênero (Heavy Metal, Medieval Metal, Power Metal, etc).

    Grande abraço pessoal!

    ResponderExcluir
  19. Por isso q eu naum curto metal... tem tanto subgenero q eu fico doido... sou mais raul q é rock + baião e pronto =D

    ResponderExcluir
  20. Bem... eu não sou nenhum exímio músico, pelo menos não ao nível de um John Myung da vida (apesar de tocar algumas do Dream Theater), mas uma coisa eu aprendi nesse tempo como músico: Música é música e ponto final.

    Se uma canção tem qualidade não importa se ela é heavy metal, rock, música clássica ou samba!!! A boa música é aquela que consegue tocar a alma do ouvinte, não importa se ela é calma como as águas de um riacho ou turbulenta como o mar revolto!

    Pois é... eu sou um Mago, mas depois dessa eu acho que mereço uns níveis de Bardo xD!!!

    ResponderExcluir
  21. Tem que observar ainda que o top 5 em questão é de RPG e não só de mundos medievais...

    Porra, tem uma vampira Lasombra de 5ª geração que é foda... acho q o nome dela é Lucita, mas num tenho certeza... ela não entrou aih e é uma personagem maneiríssima!

    Enfim, eu sugiro dividir bem os Tops, mas não pare com eles!!! É muito manero ver esses Tops aih, principalmente com seus comentários!

    ResponderExcluir
  22. Pois é Heitor, o problema é que Storyteller não é bem a minha praia, já tentei jogar e gostei bastante, mas o grupo se desfez (infelizmente).

    Aqui em Porto Alegre tu dá um tiro pra cima e cai centenas de grupos de D&D, já Storyteller até que tem grupos, mas são mais fechados para pegarem "neófitos" que nem eu.

    Mas vou tentar dar uma estudada sim nos livros de Storyteller para fazer algum Top 5 ou alguma matéria relacionado a ele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Chikago disse...

    Hahaha, cara, realmente o melhor são os comentários. Agora, o Elminster deveria ficar com -2 pq na 4E é um velhote frangote e doido (vulgo "velho doido das tavernas")

    Cara, não é bem assim, tive uma discussão com o meu grupo sobre o futuro de faerun, e um ponto muito interressante foi quando Elminster entrou em pauta. Nós chegamos à conclusão de que ele será o próximo Deus da magia de faerun. Por que mais iriam matar a mystra? não havia outro motiva, e como ela já tinha morrido outras duas vezes eles devem ter pensado q era hora de mudar um pouco, elminster é o mais cotado para ocupar este posto q agora ficou vaco e reestabelecer o balanço da magia em faerun, elminster iguala ou supera azuth em conhecimento e poder serm se esforçar muito, e ele pode estar ficando louco por causa da idade avançada ou pór que a centelha divina de Mystra está guardada dntro dele, isso já aconteceu antes, nos tempos das perturbações uma mulher que eu esqueci o nome guardou a centelha d ystra dentro dela, nasceram assim as Sete Irmãs.
    Isso pode estar levando ele à loucura tamanho poder em um corpo mortal.
    Não duvido que o Sábio do Vale das Sombras se torne o deus da magia ainda nesta edição dos reinos.

    ResponderExcluir
  24. Ae Trapaçeiro, no lugar do Elminster, podia estar o Halaster, não é? Sua maluquice e seu poder são muuuuuito maiores do que o Elminster pois dizem que Halaster veio do Imperio de Imaskar, quando houve a guerra contra o o povo e os Deuses dos Impérios Antigos, que destruiram Imaskar, antes de se estabelecer como impérios hoje. Halaster atravessou Faerum, ganhando poder, ate´chegar no que um dia seria Waterdeep, onde apenas recentemente, algumas construções fixas começaram a ser estabiliazadas (Cerca de 2000 anos atrás!!!!) Lá, ele montou sua torre, com seus aprendizes, e capturava criaturas de outros planos para montar vigia na sua torre, que ele foi expandindo, expandindo, ate´chegar nas catacumbas do ha muito tempo desaparecido, reino dos Anões do Clã Meliarkin e lá, ele expandiu mais e mais e criou seu lar subterrâneo, a maior masmorra conhecida de todos os mundos do AD&D... o UNDERMOUNTAIN... pra mim, Halaster ou Hilater, como ele era conhecido antigamente, é muito melhor que esse maginho mixuruca do Elminster, que não tem nem a metade da idade do Halastar, e nem a metade do seu poder e coleção de itens mágicos.

    ResponderExcluir
  25. Creio que esse top funcionaria melhor se fosse focado em mundos específicos, como um Top 5/-1 Forgotten Realms, DragonLance, Dark Sun, etc...

    A maior parte da minha carreira como jogador de RPG foi baseada no cenário brasileiro de Tormenta, o mundo de RPG mais acessível (o antigo manual básico custava menos de R$ 10,00 e ainda tinha apoio da Dragão Brasil que foi a revista de maior longevidade em nossas bancas).

    Eu não curto muito o estilo anime do cenário, mas o narrador do meu antigo grupo passava uma ambientação muito mais medieval clássica como em Mystara, por isso funcionava muito bem tanto no AD&D quanto no D&D 3,5.

    Nesse caso se eu fizesse um top 5/-1 de Tormenta eu incluiria nas posições positivas os personagens Mestre Arsenal, Vectorius, Tork (o Wolverine brasileiro), Camaleão (já botou muito terror no meu grupo) e Andrus o Aranha. Já na posição -1 eu colocaria o Paladino (aquele overpower da armaduras com bolinhas e não o cartoon que respondia as cartas na Dragão Brasil).

    ResponderExcluir
  26. Porra, pensei que o CajadoNegro entraria pelo menos com o bronze nessa briga... Mas o Majere toca o terror mesmo.
    Botei fé no TOP...
    ^^

    ResponderExcluir
  27. Mas pensando bem, Szastan(acho que é assim que se escreve), o lich que comanda os magos vermelhos de Thay, também seria uma aquisição interessante num futuro "TOP Forgotten".

    Oráculo, lamento muito não ter tido a sua sorte com narrador. Eu que costumo narrar pro grupo, e os narradores que eu tive nunca se aventuraram por Tormenta. E pelo fato, já mencionado por você, do cenário ter uns absurdos que você chamou de "não clássicos"(rs), eu não fiquei à vontade com a idéia de jogar nele.

    Mas o Tork com aquele machado de pata de caranguejo da roça é lokão mesmo!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Pois é, Sandman, o cenário de Tormenta é muito mais voltado à aventuras no estilo dos animes Slayers ou coisa parecida, o que pode causar enjoo em fãs puristas de D&D.

    Contudo, o narrador do meu grupo procurava manter o jogo como D&D padrão, sem muito exageros, exceto talvez, quando após quase dois anos de campanha, o grupo chegou a um nível épico.

    Mesmo assim era dificil evitar os elementos de anime pois muitos dos jogadores do grupo adoravam isso, por isso o Narrador se via obrigado a agradar a todos.

    Tormenta é um ótimo cenário se você ignorar alguns exageros, mesmo porque quem dá a real "cara" do jogo é o grupo que está jogando.

    Além disso, a maioria dos bons elementos de Tormenta surgiram em edições antigas da Dragão Brasil, e na época eram genéricos para serem usados em qualquer mundo.

    ResponderExcluir
  29. Certamente.

    A questão é que na minha região são poucas pessoas que conhecem fantasia medieval de verdade e isso os torna um tanto soberbos. Tal como magos os magos poderosos e reclusos...rs

    Por esta razão, os livros de campanha e regras, bem como alguns filmes, são o que dá a noção para os jogadores. Também alguns romances e contos ajudam. Mas no fim das contas, os malditos animes não deixam de empestiar a mesa.

    :P

    Eu curto anime, do mesmo jeito que curto comédia, mas tem horas que eu quero assistir uma ação ou terror, saca?

    Bem, é tudo muito difícil em matéria de interpretação por aqui. Mas tal como os guerreiros da Luz, nós estamos sempre insistindo...

    rs

    ResponderExcluir
  30. a unica coisa que não gosto de tormenta é o paladino¬¬,o resto é toleravel....

    ResponderExcluir
  31. kkkk, ja li a trilogia é exelente, as fotos também muito boas, ajuda a visualizar melhor como é o jogo. E serve também para ilustrar seus respectivos personagens dando uma melhor caracteristica a eles.
    vlw, ótimo blog.

    ResponderExcluir