quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Downloads: Old Dragon - O RPG Old School Brasileiro


Buenas Noches Malditos!

Como o Dragão Banguela é o blog de RPG mais atrasado do mundo, todos já devem ter escutado sobre o projeto Old Dragon. O que? Não ouviu falar? Onde você mora? Em uma caverna? Então leia o infame post e descubra o que é o projeto Old Dragon...

... Bom, o Old Dragon é um sistema de RPG brasileiro que nasceu de um projeto dos sites Paragons e Vorpal e utiliza a licença OGL do sistema d20.

Agora você deve estar se perguntando "Mas que porra isso me interessa? Há tantos sistemas brasileiros por aí! O que essa bosta tem de especial?"

Então eu vos respondo caros gafanhotos:

O Old Dragon, simplesmente é um sistema voltado para a galera da "Velha Guarda" do RPG (lá das antigas, na época do AD&D).
Pelo pouco que eu li, parece ser bem interessante. Ficou uma mescla de AD&D com D&D 3.5.

Lembram-se dos Testes de Resistência de Sopro de Dragão e Paralisia/Transformação do AD&D? Pois bem, existem no Old Dragon.
Lembram-se (é claro que lembram ¬¬') do famigerado TAC0? Pois bem, felizmente, para simplificar as regras de combate, ele foi retirado.

Quanto a parte artística do livro, não tenho o que reclamar, apesar do interior ser em P&B, a arte do livro ficou maravilhosa, parabéns aos cabras que foram responsáveis pelo design do livro. Nota 10.

Estou louco para imprimir e jogar essa bagaça com o meu grupo, e o melhor de tudo é que como é um RPG "comunitário", todos podem ajudar na melhoria do sistema (que nem é no Tagmar).

Abaixo há uma pequena sinopse que roubei gentilmente coletei do site Paragons:

"A ideia por trás do Old Dragon surgiu do descontentamento com relação às novidades nos nossos RPGs favoritos. O Old Dragon nasceu porque acreditamos que o RPG pode ser mais imaginativo, mais caótico e não tão equilibrado e pasteurizado quanto a nova onda dos jogos atuais que tanto recebe críticas por aí.

Movido pelo método old school de se jogar, o Old Dragon não busca emular os jogos dos anos 70 e 80, em que o mestre tinha maior poder sobre o jogo e onde não havia uma busca obsessiva pelo equilíbrio e pela padronização. O Old Dragon busca ser um jogo com temática old school, baseado na desnecessidade de regras para controlar toda e qualquer situação, deixando para que o mestre adjudique com base no seu bom-senso.

Depois de 10 meses de concepção, escrita, testes, revisões e muito trabalho, eis que lançamos finalmente o Old Dragon, o primeiro RPG exclusivamente Old School e nacional, a usar as regras da OGL do sistema D20."


Bem, quem quiser participar ou conhecer melhor o projeto Old Dragon pode acessar a página oficial neste link aqui.

Sinceramente, torço muito para que isso dê certo e que o Old Dragon se consolide como um sistema de RPG de renome no Brasil.

Abaixo disponibilizo para vocês o link com a "Caixa Básica" ou "Fast Play", como preferir, com as regras do Old Dragon e uma série de kits.


4shared

Old Dragon - Fast Play













Bom, então por hoje é isso pessoal, nos vemos no próximo post.

15 comentários:

  1. Sendo bastante sucinto...

    Mó filé esse esquema heim!
    ^^

    PArabéns aos idealizadores e à você por soltar essa idéia na roda.

    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma duvida em relação a esse sistema:
    Eu, como mago, começo com quantas magias no grimorio no primeiro nivel?... pelo que esta descrito na parte de mago são 2, porém, na tabela de inteligência, diz que possui um mínimo e um máximo que eu não entendi se diz respeito a isso ou não.

    O personagem pronto mago Andariel, o Noturno possui 4 magias (sendo uma delas "mísseis mágicos" que pelo que entendi esta preparada). Que estaria errada por qualquer uma das alternativas que disse acima.

    ResponderExcluir
  3. Huum, dei uma lida ali. Fiquei na dúvida também, mais ainda porque não costumo jogar de Mago. =(

    Vamos fazer um debate aqui:

    Pessoal, vocês entenderam a regra de magia?

    ResponderExcluir
  4. gente! que saudades quando vejo um sistema desses... Eu ainda dou uns pulos lá no dragonfoot só para pegar as fodônicas aventuras da 1a edição.
    Olha, quem gostou de D&D classic e Ad&d, vai gostar do Old dragon, inclusive pelo bem-acabado trabalho deles.

    Abraços
    kenku

    ResponderExcluir
  5. Muita gente torce o nariz pra sistemas nacionais, mas eles carregam uma vantagem indiscutível frente aos estrangeiros: a facilidade de acesso dos autores.

    E para isso aqui estamos! Vamos as dúvidas!

    A quantidade correta é o indicado no capítulo de classes, na seção do mago. São 2 magias. O Pj pronto tem 4 por uma questão didática. Como os pjs prontos foram pensados para introduzir novos jogadores, colocamos 2 a mais pra facilitar ao cara que nunca jogou RPG na vida, pra ter um apoio da classe um pouco melhor.

    Já a tabela de inteligência, trata exclusivamente do teste de aprender magia, e não das magias iniciais do mago.

    Entendido? Se ainda restarem quaisquer dúvidas, podem nos enviar pelo email old-dragon@googlegroups.com teremos não só prazer em responder dúvidas, como sugestões, críticas e apontamentos. O sistema é totalmente aberto, estimulamos a produção de material por terceiros e acreditamos que podemos fazer algo bem legal, botando o mestre old school que ainda se esconde dentro de nós!

    Assim, muito feliz descubro este post do lagartão desdentado com muita felicidade pelas palavras de vcs!

    Valeu mesmo gente!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo suporte técnico Mr. Pop.

    Todo mundo aqui do Dragão Banguela está torcendo muito pelo Old Dragon!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Só um detalhe: o Old Dragon é um projeto conjunto do Paragons com o Vorpal (www.vorpal.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Valeu pelo toque Fabiano, já corrigi a matéria incluindo o site Vorpal.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Salve, Salve O Trapaceiro. Pude observar os dilemas sobre fecha ou não fecha o blog, sei que é difícil continuar fazendo um bom trabalho de divulgação de informação e outras coisas e ainda sim conviver com os problemas rotineiros de uma vida normal, mas o Brasil necessita de mais blogs como o seu. Existem atualmente muitos blogs bons realmente, e deixo aqui os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de fazer um pedido, não tenho lido muitos os comentários, mas já peço aki. O Livro do Mestre de AD&D o único que está faltando para terminar a trilogia. Realmente esses três livros são de muito difícil acesso, porém você e seus companheiros de forum conseguiram disponibilizar pérolas publicadas a tempos que difícilmente muitos jogadores de rpg conseguiriam. Se você conseguir concluir a trilogia realmente acho que todos os jogadores e apreciadores desse sistema tão ótimo e querido por muitos, estarão eternamente gratos a você e obviamente a todas as pessoas que participarem do processo.

    Até mais e obrigado pela contribuição ao rpg nacional.(Afinal se AD&D, First Quest e diversos clássicos ainda estivessem disponíveis no mercado nacional, todos nós poderiamos ter uma cópia, e os mesmos não seriam a raridade que hj são considerados).

    ResponderExcluir
  10. E aí DEAD,

    cara, obrigado pelos elogios. Fico muito feliz que esteja gostando do blog.

    Quanto ao Livro do Mestre, não se preocupe que ele está no forno e quase pronto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Boa Lucas,

    Fez me lembrar os velhos tempos.. Onde comecei a jogar com Tagmar.

    Um abraço apertado do Kurastan.

    -Hohohohoho..

    ResponderExcluir
  12. Nããããoooo! KU-rastan não!!

    Huauhahuahua!

    Abraços rapaiz! E vê se não inventa mais desculpa e vamos jogar logo!

    =D

    ResponderExcluir
  13. Trapaceiro, seria bom que você fizesse uma resenha sobre o material postado na Vorpal, fazendo assim uma compilação de auxilio aqueles que buscam ter campanhas mais Old School.
    O Fabiano fez inspirado no "A Quick Primer for old-school Gaming"(feito por Matthew J. Finch), um módulo que se chama "Guia para um D&D mais Old School", fora os posts sobre Dungeons Old School que o mesmo fez. Realmente um material muito bom, seria bom ser linkado aqui para outros players e ter uma resenha feita no seu blog.
    Ambos Vorpal e Dragão Banguela estão de parabéns(assim como outros blogs como Módulos de Rpg e etc).

    ResponderExcluir
  14. Old Dragon e Dragão banguela... hmmmm, ambos são velhotes!

    xD kkkkkkk legal a coincidência!

    ResponderExcluir