sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Dicas Banguelas: RPG de mesa pela internet



AAAAAbandonados e fedidos leitores decréptos do DB, estou de volta a ativa para dar uma falsa esperança a vocês que o blog voltará a ter uma atualização constante e...

Sério cara, ninguém mais acredita nisso, aproveita o que rola quando dá, beleza?

Vim dar minhas dicas pessoais de como não parar de jogar rpg por falta de grupo e usar o recurso de jogar em Hangouts via celular.
Se liga nas dicas do formato que eu uso pra jogar.
Use o sistema mais simples possível e de preferência gratuito para facilitar o acesso.

Lembre-se que RPG se trata de contar histórias, de imaginação e aventura.
No Brasil da década de 90 houve um ranço criado entre os jogadores de nossa terrinha que não existe em nenhum lugar do mundo, confundiram sistemas de RPG com times de futebol.

Enquanto o mundo aproveitava todas as publicações possíveis e jogava jogos em cenários e sistemas de todos os tipos, os nerds brazucas começaram a tratar seus sistemas como tratam os times de futebol.
 "O meu é o melhor, só quero jogar com ele, todo resto não presta..."
Algo meio sem noção de se fazer já que RPG cria experiências diferentes não só nos cenários mas nas regras também, hoje isso mudou pra quem acompanhou o cenário rpgístico já que nunca tivemos tantas editoras e nunca houve tantos lançamentos quanto hoje em dia.

Então se você é desses ainda, saia da caixa...

Alguns sistemas tem regras de combate apenas, outros de perícias, outras emulam medo, perda de valores e outras coisas...

Numa aventura pela internet o mestre mais do que nunca deve se tornar o juiz do jogo, ele quem deve decidir o que pode ou não ser feito e como fazer.
Um sistema simples e gratuito faz com que todos tenham acesso e as consultas sejam rápidas na sessão, minha dica é o CALISTO RPG, vou falar sobre ele mas você pode usar o sistema de sua preferência, no entanto é a menor ficha e melhor resultado que tive.



O RPG Calisto é o menor que conheço e funciona muito bem, ele tem 4 páginas de regras simples mas funcionais para testes de perícias e combates,

Pra mim o único ponto fraco (que nunca atrapalhou o jogo) é que os Poderes e Magias usam a mesma regra de perícia, dificultando se ter uma grande variedade de poderes diferentes.

Eu uso a versão 2.2 que era de um playtest mas pelo jeito o autor decidiu não mudar nada, mas você pode baixar o jogo nas duas versões no final desse post, eu mesmo já fiz uns hacks do sistema com muita facilidade.

A arte do livreto podia ser melhor, né?

Calisto versão 2.0 (Versão oficial atualmente)
Calisto versão 2.2 (Foi usada em Playtest mas aparentemente não será lançada oficialmente)

Use o hangouts para se conectar aos jogadores

Existem muitos motivos para você não usar o Skipe de merda, mas não quero mamilos no post, então assuma que é apenas o meu gosto..

Sem contar que outras plataformas próprias acabam te obrigando a usar apenas o PC e o jangouts permite usar o celular, o que facilita caso seu PC esteja ocupado ou tenha muita gente na sala, é só buscar um canto calmo na casa e jogar.
Caso a internet de seus amigos não seja muito boa, basta tirar a opção de ver os videos, todos aparecerão com foto e poderão se orientar facilmente.

Lembre-se de manter o jogo organizado e pedir pra quem não estiver participando da sena evitar interromper com assuntos paralelos, talvez até manter o mic no mute.

Apps de rolagem de dados mostrados na Cam podem solucionar.
Usar o Talukko (chat para jogar rpg on-line com suportes para sistemas, fichas e afins...) é uma boa opção para rolar os dados pois não precisa instalar nada e pode ser visualizado perfeitamente no android, rolagens são o menor dos problemas, o mestre pode rolar os dados e apenas avisar os resultados, talvez todos rolarem com apps de dados de frete pra câmera, no Hangouts também há um recurso para fazer rolagens que pode ajudar chamado DICESTREAM, Hangouts com dados.


Fedorentos e abandonados leitores, fica uma dica pra quem quiser aproveitar a jogar pela internet via hangouts, até mais, amaldiçoados sejam vós...



Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de games e RPG, membro ativista de diversos projetos de incentivo ao RPG, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai e é muito orgulhoso de fazer parte do Trio Banguela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário