sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tabletop Simulator - Impressões Iniciais e D&D 5ªa Edição

Fazendo minha ficha na nova edição de D&D.

Fala, cambada! Não sei se vocês tão ligados, mas há algum tempinho saiu um jogo muito foda no Steam chamado Tabletop Simulator, que em inglês nórdico significa Mesatopo Simulador, ou Simulador de Tabuleiros.

O jogo é um verdadeiro sandbox, no sentido que você é livre pra fazer qualquer tipo de jogo de tabuleiro ou de mesa, desde o bom e velho dominó e a sueca que os aposentados jogam na praça, até o nosso querido RPG, com miniaturas, dados e o que mais tiver direito!

Minha missão era escoltar esse carinha de capa, mas fomos emboscados por goblins.

Graças ao camarada Kal, que interpretou um druida muito louco na primeiríssima mesa de AD&D organizada por esse imundo blog, eu acabei comprando o programa (custa menos R$ 30 Dilmas) e nós iniciamos uma mesa de D&D5, usando o cenário de Conan.

Se você lê as minhas postagens por aqui (ninguém lê merda nenhuma), talvez saiba que eu sempre defendi o roleplay para ajudar na imersão do jogo. Você não precisa ser nenhum Marlon Brando pra interpretar seu personagem, mas a imaginação vale mais do que qualquer coisa. De todo modo, as miniaturas ajudam e muito na localização espacial durante um combate e acabam com discussões inúteis, tipo "minha magia alcança ele", "não alcança não", "ah, vai tomar no cu!".

As novas habilidades de classe estão bem porretas. Meu guerreiro é um Battle Master.


O kit de RPG que vem no programa é um tanto limitado. Tem todos os tipos de dados usados no D&D e miniaturas de heróis e monstros, além de peças de cenário, como mesas, baús e etc. Só com isso já é possível jogar muitas aventuras, mas a graça do TTS é justamente a comunidade de jogadores que é muito ativa.

Malditos goblins!


Os próprios fãs do jogo disponibilizam diversos itens para serem adicionados ao jogo, desde cenários e miniaturas até jogos completos como card games (Magic, Marvel, etc.) até jogos clássicos de tabuleiro como War, Banco Imobiliário e Hero Quest. Se você manja de modelagem 3D também pode criar seus modelos em formato .obj e fazer o upload. Já os cards podem ser em formato de imagem mesmo.

Esse é o momento imediatamente anterior ao golpe derradeiro no líder goblin.


E além de ter um preço acessível, ele também vai rodar nesse seu PC de pobre, então eu garanto que a diversão é certa. Tanto que eu estou escrevendo isso sem receber um tostão da Bersek Games ou da Valve. Mas pra não dizer que eu só falei bem, eu não curti muito a rolagem de dados. Você tem que agarrá-los com o mouse e ficar sacudindo com o botão esquerdo clicado e ao soltar o botão, os dados caem com uma animação que não convence muito. Espero que implementem uma ferramenta que realmente role os dados com mais naturalidade, embora o algoritmo usado no RRPG Firecast e similares seja bem mais prático e realmente aleatório.

E por falar em indicar coisas de graça, fodam-se vocês que eu vou ver a nova série do Demolidor no Netflix!

Página do TTS no Steam: http://store.steampowered.com/app/286160/?l=portuguese



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escritor e "uébidesainer" quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário