O melhor plot para RPG de TODOS, TODOS, TODOS!!!
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Uma coisa muito comum para os Mestres de RPG é ficar sem ideias para aventuras. Algo mais comum ainda é os roteiristas que quadrinhos ficarem sem ideias para escrever.
Caso algum dia você, Mestre de RPG, fique sem ideias para novas aventuras, a melhor sugestão é utilizar o método Guerras Secretas.
O leitor leigo em quadrinhos de super-heróis deve estar se perguntando: Oráculo, seu fdp! O que xoxotas vem a ser Guerras Secretas?
Eu respondo, suas bichas não-leitoras de quadrinhos!
GUERRAS SECRETAS NOS QUADRINHOS
Guerras Secretas foi o primeiro grande crossover entre os heróis da Marvel. Não entendam mal, crossover não quer dizer que eles fizeram uma suruba!
Lançada em 1984, esta minissérie reunia os principais heróis e vilões da Casa das Ideias (há controvérsias, afinal o Homem Absorvente nunca foi um vilão interessante). Os dois grupos foram abduzidos pela entidade cósmica conhecida como Beyonder, cujo objetivo era compreender porque seres tão poderosos viviam a se digladiar na Terra.
Os personagens foram lançados em um planeta e foram obrigados a combaterem em busca de um misterioso prêmio oferecido por Beyonder e a porrada comeu solta.
O planeta de Beyonder era na verdade uma enorme colcha de retalhos formada por pedaços de vários outros planetas que também foram sequestrados por Beyonder, inclusive um pedaço da cidade de Denver nos EUA (que convenientemente incluia a casa da segunda Mulher Aranha).
Algo interessante a se dizer sobre esta saga é que foi neste planeta que o Homem Aranha encontrou o simbionte alienígena que deu origem ao Venom (que na época ele nem sabia ser um ser consciente).
No Brasil esta saga foi totalmente picotada pela Editora Abril. A Gulliver, empresa de brinquedos que ia lançar a coleção de bonecos de Guerras Secretas queria que a Abril (detentora dos direitos de publicação dos gibis da Marvel na época) lançasse a saga concomitantemente com a Marvel americana. O problema é que a cronologia no Brasil ainda estava muito atrasada, então a saída foi mudar radicalmente a saga.
Alguns exemplos de mudança incluem a exclusão da Vampira, que na época ainda não fazia parte dos X-Men e da Capitã Marvel negra (que ainda não havia aparecido), a exclusão dos quadros que mencionavam a identidade do Homem de Ferro (que na época era Jim Rhodes e não Tony Stark), além da bizarra explicação de que o visual punk da Tempestade era culpa do Beyonder (na época ela ainda estava com o visual clássico).
E NO RPG
Agora que vocês já sabem do que se trata a saga, podem estar pensando no que isso se aplica a um RPG que não seja no estilo Gurps Supers.
Ora bolas, uma entidade cósmica/divindade/arquimago/wathever que abduz heróis e vilões e os coloca pra brigar sem muitas explicações. Se isso não dá uma campanha foda de D&D, nada mais servirá!
Você pode substituir o planeta distante por uma ilha isolada ou até mesmo uma mega masmorra (Undermountain, alguém?) ou até mesmo substituir os vilões por personagens antigos dos jogadores do seu grupo. Se esses personagens já tiverem morrido em campanha isso pode se tornar mais interessante ainda.
Sobre o prêmio, ele pode incluir um desejo, um item mágico ou simplesmente o direito de continuarem vivos (o que seria bem frustrante, a não ser que você seja um Mestre sádico como eu).
Na saga em quadrinhos os heróis conheceram outros povos que também foram abduzidos (mas não eram obrigados a lutar), incluindo uma alienígena que era capaz de fazer alguns heróis ficarem apaixonados por ela (coitado do Colossus). O Mestre pode incluir diferentes raças, de preferência seres que não existem no Livro dos Monstros.
Então você não tem mais desculpas para quando a musa da inspiração fugir da sua cabeça!
Sobre o Autor:
O Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Técnico em Mecânica nas horas vagas. Leitor fanático de quadrinhos. |
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