Sim, pois o poderoso Oráculo está de volta ao mundo errepegístico!
Minha vida pessoal não está tão tranquila como eu gostaria, mas pelo menos voltei a ter um mínimo de tempo livre para postar no blog.
Os mais atentos podem ter lido algo sobre um "livro secreto" que eu estava programado para postar. Bem, a não ser que vocês não tenham lido o título, vocês já sabe do que se trata, então, cliquem logo no Leia Mais...
...
Sim, senhoras e senhores, um dos maiores clássicos errepegísticos em língua portuguesa está finalmente em versão online.
Tudo bem, clássico é exagero. Apesar de na época a Devir ter dito que o livro vendia mais do que Vampiro: A Máscara eu não conheci, pessoalmente, absolutamente ninguém que tenha jogado isso. Mas mesmo assim, vamos à tradicional resenha antes do esperado link de download (embora muitos pulem tudo isso pra chegar logo no link).
Cyberpunk 2020 é um RPG ambientado em um futuro dominado por mega-corporações que controlam a vida de tudo e todos. Esse tipo de ambientação foi muito explorada em filmes como Blade Runner, Robocop e Vingador do Futuro, em HQs como Camelot 3000 e Marvel 2099 e até mesmo em mangás como Akira.
Um elemento extremamente importante em ambientes cyberpunk é a tecnologia. Super computadores fazem parte da vida de todos, além disso, muitos personagens possuem implantes cibernéticos para ampliarem suas capacidades físicas. Ao invés de ser um nerd de óculos (como eu), você pode substituir seus olhos por olhos biônicos com alta capacidade de visão, além de soltarem lasers.
Os personagens jogadores neste jogo geralmente são aventureiros, mas ao invés de serem motivados pela justiça, bondade, honra e lealdade, normalmente são inspirados por motivos menos iluminados como gordas recompensas em dinheiro - como se os aventureiros de Dungeons & Dragons não fizessem o mesmo.
Apesar dos personagens serem diferentes do padrão de aventureiros heróicos de D&D, é possível traçar muitas características em comum com o primeiro RPG do mundo. Primeiro porque os personagens são divididos em papéis, que fazem a vez das "classes" no jogo, Atributos, Perícias e muitas regras voltadas para a ação.
Existem nove papéis de personagens disponíveis para os jogadores: os Roqueiros, verdadeiros bardos cyberpunk; os Solos, caçadores de recompensa ou assassinos particulares; Netrunners, especialistas no mundo virtual; Técnicos, os mestres da tecnologia; os Mídias, repórteres obcecados pelas verdades ocultas pelas corporações; os Policiais, que como o nome já diz, são os cana; os Corporativos, ferozes guerreiros cujos campos de batalha são escritórios e a burocracia; Atravessadores, contrabandistas e traficantes e os Nômades, cuja vida é na auto estrada.
Uma das maiores sacadas do jogo é que ao invés de esperar que você já tenha nascido sabendo como interpretar um personagem Cyberpunk, o livro além de te ensinar ainda te dá dicas aleatórias através do Fluxovida, uma espécie de fluxograma cujos eventos são representados por jogadas de dados, onde você decide cada evento importante de seu background e até mesmo dos eventos futuros. Obviamente isso não é obrigatório, mas ajuda bastante os mais indecisos.
O cenário também é apresentado de forma extremamente eficiente, dando um alto grau de imersão para o jogador realmente se sentir no universo sobrio de Cyberpunk.
Vale lembrar também que um dos autores do livro é Mike Pondsmith, mesmo autor do renomado Castelo Falkenstein, que também pode ser encontrado nos cantos sombrios deste blog.
Os scans desse livro foram feitos pelo Leandro Parejo da comunidade CYBR Project, sempre presente aqui no blog. A mim, coube a tarefa de transformar o arquivo em pdf e bolar esse texto. Vale lembrar que esté é um livro que já era raro de ser encontrado até mesmo na época em que foi publicado - 1991 nos EUA, 1996 no Brasil - e não havia nenhum scan dele na internet.
Portanto, agradeçam ao Leandro e fiquem ligados para as próximas novidades do blog, quando o Oráculo vai ressucitar uma coluna que o Trapaceiro abandonou (mais uma)!
4SHARED
Cyberpunk 2020
Sobre o Autor:
![]() | O Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Seu sonho secreto é dominar o mundo. |