Regojizem-se, banguelas! Mais uma vez o Oráculo vos traz material de campanha para a vindoura mesa de RPG online deste blogue mequetrefe!
No post de hoje, teremos o terror daqueles que acham que RPG é coisa de quem pratica o paganismo, pois trago-vos regras para usar os deuses gregos em uma campanha de AD&D!
Uma coisa que sempre me incomodou nos principais cenários de RPG que eu conheço (Forgotten Realms e Tormenta), é que os clérigos são muito poderosos. Veja bem, por definição eles lutam quase tão bem quanto um Homem de Armas e ainda por cima são capazes de usar magias. Não bastasse isso, os cenários ainda oferecem poderes bem apelões para os sacerdotes.
Tudo bem que eles são regidos por uma doutrina bem rígida e ai daquele que mijar fora do penico, mas ainda assim é mamata demais. Por isso, aviso que, apesar de já haverem suplementos de AD&D descrevendo os deuses do panteão olimpiano, eu vou sumariamente cagar pra isso e usar minhas próprias regras.
Porque eu posso.
E também porque as histórias da mitologia grega sempre mostraram os deuses como seres arrogantes, ciumentos, vingativos ou simplesmente filhos-da-puta. Enquanto Khalmyr estava preocupado em reger de maneira justa o Panteão, Zeus só queria mesmo ir pra Terra comer umas xoxotecas.
Não posso julgá-lo, pois faria o mesmo.
Então, em termos de REGRAS, os clérigos ganham uma Perícia com Armas e uma Perícia Comum gratuitas providas por sua divindade patrona.
Além disso, os deuses podem intervir por seus seguidores, dando-lhes algum bônus em algum teste ou até mesmo uma magia extra. Porém, isso só ocorre em momentos que os deuses considerariam EXTREMAMENTE importantes intervir. Ou seja, pode ser até mesmo que Zeus conceda a dádiva de um de seus clérigos conjurar um Relâmpago, como um mago faria, mas somente se o próprio equilíbrio do cosmos estivesse em jogo.
Agora vamos aos deuses, suas perícias concedidas e suas Esferas:
Zeus: Deus do céu e das tempestades
PA: Lança, PC: Senso do Clima, MA: Guarda, Elemental e Clima, mA: Astral e Proteção
Hera: Deusa do casamento e da maternidade.
PA: Bordão, PC: Cozinhar, MA: Guarda, Cura e Proteção, mA: Adivinhação e Vegetal
Poseidon: Deus dos Mares, das tempestades, dos terramotos e dos cavalos.
PA: Tridente, PC: Marinhagem, MA: Criação, Elemental e Proteção, mA: Animal e Clima
Demeter: Deusa da fertilidade, agricultura, natureza e estações do ano.
PA: Bordão, PC: Agricultura, MA: Cura, Solar e Clima, mA: Animal e Proteção
Hades: Deus dos mortos, dos Infernos e das riquezas da terra.
PA: Foice, PC: História Antiga, MA: Astral, Necromântica e Convocação, mA: Feitiço e Adivinhação
Héstia: Deusa virgem do lar e da lareira.
PA: Bordão, PC: Preparar Fogueira, MA: Guarda, Cura e Solar, mA: Animal e Vegetal
Afrodite: Deusa do amor, da beleza e da sexualidade.
PA: Arco curto, PC: Dança, MA: Feitiço, Criação e Proteção, mA: Cura e Convocação
Apolo: Deus do sol, da cura, da peste, das artes, da música, poesia, profecia e do tiro ao arco.
PA: Arco longo, PC: Fabricação de Arcos e Flechas, MA: Adivinhação, Elemental e Solar, mA: Astral e Combate
Ares: Deus da guerra.
PA: Espada curta, PC: Vigor, MA: Combate, Proteção e Convocação, mA: Elemental e Guarda
Ártemis: Deusa virgem da caça e da lua.
PA: Arco curto, PC: Caça, MA: Combate, Guarda e Proteção, mA: Adivinhação e Convocação
Atena: Deusa virgem da sabedoria, ofícios e estratégia militar.
PA: Espada curta, PC: História Antiga, MA: Combate, Adivinhação e Proteção, mA: Feitiço e Cura
Dionisio: Deus do vinho, das festas e do êxtase.
PA: Bordão, PC: Preparar Bebidas, MA: Astral, Feitiço e Vegetal, mA: Animal e Convocação
Hefesto: Ferreiro dos deuses; deus do fogo e da metalurgia.
PA: Martelo, PC: Forjar Armas, MA: Criação, Guarda e Proteção, mA: Combate e Convocação
Hermes: Mensageiro dos deuses; deus do comércio e dos ladrões.
PA: Adaga, PC: Senso de Direção, MA: Astral, Adivinhação e Proteção, mA: Elemental e Convocação
Esculápio: Deus da medicina e da saúde.
PA: Bordão, PC: Cura, MA: Guarda, Cura e Proteção mA: Feitiço e Vegetal
Eros: Deus do amor erótico e do desejo.
PA: Arco curto, PC: Caça, MA: Feitiço, Guarda e Proteção, mA: Cura e Convocação
Pã: Deus da natureza selvagem, dos pastores e dos animais.
PA: Bordão, PC: Conhecimento dos Animais, MA: Animal, Vegetal e Proteção, mA: Cura e Clima
Perséfone: Deusa da Primavera e da Morte, filha de Deméter. Rainha dos Infernos.
PA: Bordão, PC: Senso do Clima, MA: Astral, Necromântica e Clima, mA: Adivinhação e Convocação
Éris: Deusa da discórdia.
PA: Adaga, PC: Disfarce, MA: Feitiço, Criação e Convocação, mA: Adivinhação e Proteção
Hécate: Deusa associada à magia, bruxas e cruzamentos.
PA: Bordão, PC: Conhecimento Místico, MA: Astral, Feitiço e Convocação, mA: Animal e Clima
Hipnos: Deus do sonos eternos.
PA: Adaga, PC: Cura, MA: Astral, Adivinhação e Proteção, mA: Feitiço e Necromântica
Morfeu: Deus dos sonhos.
PA: Bordão, PC: Conhecimento Místico, MA: Astral, Adivinhação e Guarda, mA: Cura e Proteção
Nêmesis: Deusa da vingança.
PA: Espada curta, PC: Vigor, MA: Combate, Guarda e Proteção, mA: Elemental e Clima
Thanatos: Deus dos mortos.
PA: Foice, PC: Religião, MA: Astral, Necromântica e Convocação, mA: Feitiço e Criação
Selene: Deusa da lua.
PA: Bordão, PC: Astrologia, MA: Astral, Adivinhação e Proteção, mA: Feitiço e Cura
Moros: Deus da sorte e do destino.
PA: Adaga, PC: Jogo, MA: Feitiço, Adivinhação e Proteção, mA: Guarda e Convocação
LEGENDA: PA (Perícia com Armas), PC (Perícia Comum), MA (Esferas de maior acesso) mA (Esferas de menor acesso)
APÊNDICE: Esse seria o PENÚLTIMO post da série, sendo o último dedicado somente ao equipamento. Porém, eu decidi fazer algo do que posso me arrepender muito e confiar no bom senso de VOCÊS.
Portanto, vou listar o capital inicial de cada Grupo de Personagens e vocês criem suas fichas como acharem melhor, usando o bom senso do que existia ou não na época da Grécia antiga (usem o Google, porra!).
Isso não significa porém, que numa aventura não possa ser encontrada uma Armadura Completa, por exemplo. Porém, se algo assim surgir, certamente seria uma criação de Hefesto e não obra de um ferreiro mundano, por isso não teria preço em peças de ouro.
HOMENS DE ARMAS: 100 po
ARCANO: 30 po
LADINO: 60 po
SACERDOTE: 90 po
APÊNDICE: Esse seria o PENÚLTIMO post da série, sendo o último dedicado somente ao equipamento. Porém, eu decidi fazer algo do que posso me arrepender muito e confiar no bom senso de VOCÊS.
Portanto, vou listar o capital inicial de cada Grupo de Personagens e vocês criem suas fichas como acharem melhor, usando o bom senso do que existia ou não na época da Grécia antiga (usem o Google, porra!).
Isso não significa porém, que numa aventura não possa ser encontrada uma Armadura Completa, por exemplo. Porém, se algo assim surgir, certamente seria uma criação de Hefesto e não obra de um ferreiro mundano, por isso não teria preço em peças de ouro.
HOMENS DE ARMAS: 100 po
ARCANO: 30 po
LADINO: 60 po
SACERDOTE: 90 po
Sobre o Autor:
O Oráculo é Mago, Ilustrador, Escritor e Técnico em Mecânica quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo. |
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