domingo, 21 de julho de 2013

Plebe Rude - Escolinha de Mestres de RPG Dragão Banguela - 2ª Aula

 Sistema Narrativista e Sistema Matemático!
 Mas que bosta é essa, afinal?
Qual escolher?


Infame e medíocre leitor do blog, louvado seja a sua presença imunda por aqui...
Este plebeu que vos fala vai trazer agora a explicação sobre sistemas Narrativistas e Matemáticos, o que é, onde vivem e de que se alimentam! Hoje no Globo Reporter blog Dragão Banguela.

Parece complicado mas não é!

Sistema Narrativista: Usa como regra o bom senso do narrador, no lugar das regras ou apesar delas, ele é o juiz e não há regras para tudo, ele deve criar a maior parte delas...
Na verdade a maioria dos sistemas narrativistas tem regras que favorecem a narrativa, dificilmente terão  decisão exclusivamente no dado e possivelmente terá recursos para se garantir que as coisas possa dar certo ou errado.
Exemplo de RPG's Narrativistas publicados no Brasil: Espirito do Século (Fate), The Shotgun Diaries, Terra Devastada (ACEPÇÂO), etc...

Sistema Matemático: A maioria dos sistemas que forma publicados no Brasil seguem essa linha, regras amarradas, regras para cada tipo de dano, situações diversas, onde o que importa é a soma dos elementos da sua ficha e a rolagem de dados. A maioria desses sistemas tem algo como uma "Regra de Ouro", permitindo o narrador de alterar, mas o estrago ja esta feito.
Se tem no livro oficial, o narrado pode questionar cedo ou tarde, afinal, pra que ele gastou a grana com esse suplemento?

Assim nasceram os advogados de regras! (Google it se não souber, rato!)

Feito esse breve resumo vamos falar as vantagens e desvantagens de cada um...

O sistema narrativista exige um narrador com mais bom senso e jogadores maduros que não fiquem chiando pela decisão do narrador.
O narrador é o juiz e representa as regras muito mais nesse estilo de jogo e não há tempo a perder porque a historia precisa fluir, então os jogadores tem rolagens mais rápidas e objetivas, com menos cálculos possíveis. O narrador diz o que rolar e quão dificil é.
Na mão de jogadores e narradores sem muita experiência ou qualidade pode ser um verdadeiro desastre por motivos óbvios.

O sistema matemático te dá regra para tudo ou quase tudo, se você cair tem regra, cada ataque é rolado de forma mais minuciosa a encontrar a quantidade certa de dano e emular as possibilidades realistas do combate...
Esse tipo de sistema dá segurança, regras normalmente equilibradas e já desenvolvidas, sem improviso.
Mas em geral as narrativas ficam um pouco mais travadas e lentas, apesar de isso acontecer principalmente em combates.
Alguns jogos podem por conta dessas regras podem ter muitos livros para emular todo tipo de situação possível.


Pra quem ta começando talvez o matemático seja mais seguro, mas vai exigir mais leitura. Se você se considera um carinha de bom senso e sensato, vai pelo narrativista pra sair jogando logo!

É isso ai, essa foi a segunda aula para os newbie de RPG, hehe

Na primeira aula,  deixei a dica de começar com Mighty Blade caso você queira jogar apenas Fantasia Medieval, e caso queira jogar de tudo 3d&t alpha, ambos gratuitos...
Dê uma olhada na primeira aula!


Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de games e RPG, fundador e organizador do projeto Dungeon Carioca, líder do movimento FATE RPG Brasil adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário