segunda-feira, 15 de julho de 2013

Novos defensores - 3D&T ALPHA e a Escala de Poder




Olá servos do culto ao Dragão Banguela!

Para ajudar promover o blog Novos Defensores especializado apenas em D&T, vou fazer umas postagens gêmeas no Dragão e por lá! Aqui vai a primeira uma bela reciclagem de post!

Não é a primeira vez que abordo escalas de poder em 3D&T, ainda mais em outros blog, e lá vou eu renovando o post, sou fã do sistema, mas eu admito que a atual escala de poder não combina com o alpha, nem com o antigo turbinado...
Funcionava quando no sistema cada ponto em característica era um dado e um cara com Força 5 poderia dar 30 pontos de dano caso tirasse 6 em todos os dados...
Para quem não sabe quando o sistema se aproximou do que é o Alpha foi por causa de uma adaptação para Games.
Hoje o dano máximo causado com uma rolagem de Força 5 é 16, ou seja 50% de dano, metade do poder!

E na minha mente doentia significa metade da escala!
Pelo menos como base de sistema, se bem que outras escalas podem ser incorporadas sem muita dificuldade!

A adaptação que uso nos meus jogos eu apelido de escala SUB-NIGEN, e eu sonho com o dia em que talvez entre juízo na cabeça do mestre Marcelo Cassaro para mudar isso, olha eu dando pitaco...
Dividir o poder da escala pela metade é muito simples, basta considerar que só se passa de "graduação" a cada dos pontos.
Veja a tabela abaixo!

ESCALA SUB-NIGEN
Dessa forma eu resolvo a maior parte dos meus problemas, a maior parte dos personagens tendo no máximo 2 pontos em cada característica, e mesmo se colocassem 5 pontos ainda estariam na terceira graduação.

Mas se você não está num mundo de anime que permite seus exageros, a escala mais perfeita que encontrei é a escala aventureiro de tormenta, essa eu tenho quase certeza que não foi eu que inventei, só adaptei de algum lugar a ideia...
Mas como sou velho caduco, vou dizer que é minha até alguém reclamar e me provar que é de outra pessoa!

ESCALA AVENTUREIRO DE TORMENTA
Força ● Carrega 50kg
Força ● ● Carrega 100kg
Força ● ● ● Carrega 200kg
Força ● ● ● ● Carrega 400kg
Força ● ● ● ● ● Carrega 800kg

Habilidade ● Você se tornará alguém especial, um dia...
Habilidade ● ● Aspirante a aventureiro
Habilidade ● ● ● Combatente sensacional
Habilidade ● ● ● ● Ladinos e ninjas sentem inveja de você
Habilidade ● ● ● ● ● Sua velocidade é praticamente insuperável

Resistência ● Aspirante a aventureiro
Resistência ● ● Brigão de Taverna
Resistência ● ● ● Aventureiro experiente
Resistência ● ● ● ● Algumas lendas citam seu nome como "O sortudo"
Resistência ● ● ● ● ● Algumas lendas citam seu nome como "O Imortal"

Armadura ● Ladrão de rua
Armadura ● ● Guerreiro treinado
Armadura ● ● ● Adepto de artes marciais
Armadura ● ● ● ● Leva tanto tempo para te acertar nem vale a pena
Armadura ● ● ● ● ● Todos os oponentes se irritam com você na batalha

Poder de Fogo ● Artista circense arremessando facas
Poder de Fogo ● ● Você ganha a vida fazendo isso, ou salva ela diariamente
Poder de Fogo ● ● ● Um instrutor do assunto
Poder de Fogo ● ● ● ● Nada é rápido ou resistente o bastante para evita-lo
Poder de Fogo ● ● ● ● ● Uma lenda viva

Uma das mais perfeitas das que uso, se encaixa na maioria dos jogos com ainda mais perfeição que a anterior!

Ainda há uma forma abstrata que usei diversas vezes que é a escala de Mundo das trevas, me baseando numa tabelinha do jogo, segue abaixo!

ESCALA MUNDO DAS TREVAS

Estou reciclando essas postagens de escala de poder porque vejo que já foram e são até hoje muito úteis para jogadores e mestres!
Enfim, aproveite e experimente, dê seu feedback rato interesseiro!

E sempre cultue o todo poderoso Dragão Banguela, nunca se sabe se ele vai se enfurecer...


Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de games e RPG, um dos fundadores do projeto Dungeon Carioca, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário