sexta-feira, 17 de maio de 2013

Plebe Rude - Escolinha de Mestres de RPG Dragão Banguela - 1ª Aula



Olá queridos noobs do mundo do RPG.
Este post é voltado pra você que se sente um imprestável inútil por não saber narrar...
Você comprou o livro ou pungou de algum amigo e quer começar a narrar mas ainda é virgem...
Não é redundância, estou falando da sua primeira vez narrando.

Então existe um jeito certo de narrar?
Existem muitos jeitos errados, mas um especificamente certo não!

Existem coisas que dão mais certo e é de conhecimento geral da nação rpgista. Estarei abordando a minha visão sobre o que um narrador iniciante deve fazer para rapidamente se tornar um bom mestre.

Venha aprender com o seu plebeu preferido, pequenas dicas para se tornar um bom narrador de RPG.



Lição 1 - Escolhendo um RPG e entendendo o papel dele...
Tudo começa aqui...
Primeiro você deve entender o que é jogar RPG e muita gente tem controvérsias quanto a isso, mas jogar RPG se resume a uma coisa. Diversão!

É um momento para se divertir, como também é uma atividade coletiva pretende-se divertir a todos.
Para isso você precisa conhecer seus jogadores, e caso eles sejam muito diferentes você precisa dar algo interessante para cada um deles.

Eles querem algo aventuresco? São fãs de animes e games sem se preocupar com muito realismo e sim com heroísmo? Gostam de temas sombrios e de terror com elementos investigativos? Gostam de super heróis?
O ideal é que todos tenham os mesmos interesses, senão o negócio pode desandar.

Muitos jogos podem ser recomendados, mas procure jogos simples com poucas regras e de facil adaptação ou que possua muitos blogs de materiais.
Escolha algo mais genérico que permita com apenas um livro explorar vários tipos de aventuras economizando aprender novas regras a cada jogo, mas isso se você quiser.

Se você quiser seguir meu conselho compre esses livros, que foram escolhidos pois tem PDF gratuito, mas outros jogos como Old Dragon (Fantasia Medieval) e Terra devastada (ZUMBIS) são ótimos para começar, mas não tem pdf gratuitos.

  1. 3D&T ALPHA - Se vocês gostam de games e animes e gosta de personagens mais heróicos e com poderes, esse é o jogo. Além de achar muito material e ser facil de adaptar, dá pra jogar em qualquer cenário com propostas do tipo. Pode ser baixado gratuitamente e o livro custa em média 25 reais.
  2. MIGHTY BLADE - Excelente jogo de fantasia medieval, além de fácil tem muitas mecânicas divertidas na construção de personagens, vale muito a pena.  Pode ser baixado gratuitamente e o livro custa em média 20 reais.

Lição 2 - Dispense extremistas ou converta-os ao equilibrio
Se o cara é um chato advogado de regras ou um cara que caga pra elas, descarte-o...
Ah, ele é seu amigo e quer dar uma chance?
Então aqui vai os 2 conselhos iniciais que você deveria deixar claro na mesa para não haver reclamações.

  1. Você é o juiz: Leia todo o livro e conheça todas as regras e depois esqueça o que quiser.
    Você cria, muda e ignora as regras para fazer uma boa história, você deve fazer os mais fanáticos por regras rolarem mais dados e fazerem mais testes para ele se sentir melhor, mas deixe claro que VOCÊ é o juiz de tudo no jogo, e não permita discussões de regras DURANTE o jogo.
    Se não sabe como é uma regra INVENTE UMA que seu bom senso inspirar e resolva a situação.
    Deixe isso claro aos jogadores, você não é inimigo desses jogadores, mas um mediador do destino, da sorte e do bom senso.
  2. Suas rolagens serão feitas em segredo: Se você tiver um escudo de narrador você pode usa-lo ou se não tiver use algo para esconder seus dados. Mighty Blade tem um escudo de 10 reais e pode ser usado para outros jogos.
    Se em algum momento um resultado atrapalhar o jogo, MINTA.
    Use o resultado que julgar mais interessante para a história, faça com que a história seja épica e lembrada para cada jogador, e se um número do dado atrapalhar, mude ele.
    Se não causar muita polêmica e todos concordarem, faça você também escondido as rolagens de perícias ou conhecimentos deles, coisas que querem perceber ou outras tarefas que julgar necessário.
Como sempre a continuação vai depende do sucesso das postagens então, quer mais postagens, comente e acesse o post e não esqueça de compartilhar...

Abraço aos ratos infames do blog...


Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de games e RPG, fundador e organizador do projeto Dungeon Carioca, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário