sexta-feira, 6 de março de 2015

Livro dos Monstros AD&D


Pois é, cambada, cá estamos para mais uma rodada de posts no Dragão Banguela.

Desta vez, trago-vos o melhor livro de criaturas já feito na história deste planeta!
O Livro dos Monstros é o terceiro dos ditos livros básicos do sistema AD&D, o que não é exatamente verdade, pois você pode jogar tranquilamente apenas com o Livro do Jogador, mas como ao contrário da crença popular, o RPG nunca vendeu milhões e milhões de exemplares (nem nos míticos anos 90, esqueça isso), as editoras precisam dar um motivo pra empurrar os livros nos jogadores.

Ainda assim, o Livro dos Monstros é um livro foda e conta com desde criaturas ridículas, como a Toupeira Psiônica até monstros fodásticos como o Tarrasque. Além disso, este livro não se prende a um único universo, trazendo criaturas dos cenários de Planescape, Dragonlance, entre outros.

O único problema aqui é que, como a mecânica do Nível de Desafio ainda não havia sido criada, ficava meio complicado pra um Mestre iniciante saber qual monstro usar em qual aventura. Mas nessa época a gente sabia se virar e não precisava de tudo na mãozinha!

E como bônus, deixo-vos duas técnicas envolvendo monstros que eu sempre uso quando narro AD&D (ou qualquer outro sistema da linha Dungeons & Dragons):

Monstro Alterado - Os jogadores estão felizes e pimpões andando pela masmorra, quando se deparam com um orc. Mas este orc tem a pele vermelha e um chifre enorme no meio da testa! Em termos de regras, basta usar o mesmo maldito orc de sempre, mas só o fato dele ser diferente do esperado já faz os jogadores tremerem na base!

É igual no Golden Axe, quando você viu os bandidos aparecerem pela primeira vez com as cores trocadas, lá pela 3ª ou 4ª fase.

Monstro "Novo" - Essa eu uso com bastante frequência, pois tenho uma preguiça imensa de fazer fichas. Muitas vezes eu quero criar uma nova criatura, com uma aparência que não se enquadra em um mero orc vermelho e chifrudo.

Fazer uma ficha completa para uma criatura que só vai aparecer em uma aventura?

Mas nem por um caralho!

Se esse novo inimigo vai ser apenas um desafio básico, eu pego uma ficha de orc, ou robgoblin, se for um "chefão de fase", uma ficha de um gigante ou um troll cai muito bem. Se você muda apenas uma ou outra característica, ainda ganha de quebra uma criatura inteiramente nova. Que tal um monstro com a mesma ficha de um troll, mas que tem fraqueza contra gelo? Pronto, agora é só bolar uma aparência totalmente nova e "voalá", temos um novo monstro!

Que foi? Os caras do Pokémon enriqueceram assim!


DOWNLOAD



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escritor e "uébidesainer" quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário