quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

The Box RPG - Rpg de Mesa Baseado em Video Game - Introdução ao projeto

De onde veio a idéia? 

Já comecei vários projetos de sistemas/cenários de RPG, mas sempre me desanimou antes de terminá-los, até que de repente resolvi narrar uma épica aventura de Chrono Trigger em 3D&T Alpha...
E comecei a ver que não ia me suprir, já fui logo acrescentando d20 e na primeira sessão virou algo completamente novo!


O sistema está realmente nascendo, é um embrião escrito a lápis em um caderno véio e passado depois de testes para o Google Drive, e atualmente está numa fase de testes, onde eu mesmo tenho muitas duvidas e não sei o que será melhor para o sistema até usar ele...


Inicialmente queria um sistema para narrar jogos de RPG de games, bebi muito de jogos da SQUARE para me inspirar e principalmente Chrono Trigger, mas no futuro quando eu lançar um PDF será com um cenário propio  que pensarei com muito carinho para que seja original e épico, mas mantenha elementos clichês de jogos do gênero!


O nome "The Box" é uma analogia aos vídeo games quadradões, especialmente Super Nintendo, Sega Saturno, Ps1 e Ps2.

Como terei acesso ao material?

Irei apresentar os fundamentos de regras em alguns posts, por favor, critiquem o que não gostarem, é assim que vou acertar, elogiem o que acham interessante manter, me ajudem, no final será para vocês jogarem o sistema.
Quando estiver com o pdf BETA, vou até tentar oferecer o jogo para algumas editoras, quem sabe não convenço alguém  acho que me daria mais animo saber que vai ser lançado, se soubesse que ia ser, ia escrever 6hs por dia, hehe, então atenção editoras me incentivem!

Ainda to escrevendo uma segunda edição do SWIFT que foi criado pelo Leonardo do Liber Imago, imagina que loucura!

As regras poderão mudar com o tempo, mas começarei a apresenta-las até porque quero opnião de quem se interessar no projeto que já virou um sonho, mesmo que não o publique por editora nenhuma, tem um esquema de impressão sobre demanda por aí e algumas edições eu preparo! Não acredito que seja um projeto rápido, mas trará suas recompensas...


Como funciona a mecânica de jogo?

O sistema usa D20 para ataques e defesas, o mesmo d20 para ataques e defesas, é usado para causar o dano que é relativamente fixo, mas  pode variar entre fraco, normal, intenso e CRITICAL HIT. Mas o mais legal é que ele pode ser usado com QUALQUER DADO!
Haverá regras para você usar dados de sua escolha, d4, d5, d8, d10, d12, d20 e até d30!

O jogo comportará 3 a 4 jogadores, mas além de seu personagens outros NPC's se juntarão a jornada criados pelo narrador e poderão ser usados na batalha se assim você o desejar.

Os principais atributos são chamados de status e vão de 1 a 100, a cada 5 pontos vc ganha um bônus de +1 nas rolagens, você começará no nível 0, não aventureiro e algo impressionante vai lhe despertar para um mundo de aventuras, você terá 100 níveis e ganhará 3pts de status por nível que passar.

Terá um inventário infinito para carregar seus itens e até guardar uma, save points em específicos lugares antes da sessão, baús espalhados por ai esperando para serem abertos, Inn, cenas de CG onde rola um pequeno filme contado pelo narrador e você não controla seu personagem nessa hora ele vira NPC, alguns NPC's em cidades que sempre repetem a mesma coisa não importa o quanto vc clique nele, algumas portas que não abrem por ser apenas cenário, tudo elemento de rpg de games, e serão acrescentados para que haja diversão no jogo, muitos elementos tornarão ele pouco realista, mas ainda mais divertido, no entanto tudo isso é opcional.
Você terá também 4 slots para equipar o personagem com Weapon, Armor e 2 slots accessory,

Você a cada sessão terá uma quantiadade de heroic dice que é um d6 usado para aumentar algum bônus ou diminuir e aumentar danos, parecido com a mecânica de pontos de ação do d20 system.

Como funciona os status?

Strength - Bonifica o dano físico no depende exclusivamente da Strength + Weapon que se estiver usando como bônus.
Speed - É a Velocidade, iniciativa e agilidade em combate, influência o Hit para acertar e o Evade para evitar o dano.
Stamina - Resistência, bonifica MP e HP!
Mind - É o quanto é esperto, é o equivalente a agilidade de sua mente, uma espécie de SPEED mental, você pode escolher uma característica qualquer para ter um bônus para cada 5 pontos em Mind na construção da ficha, equivale ao sistema de pericias de alguns sistemas de RPG.
Skill - É o bônus de dano para técnicas e magias, como se fosse um STRENGH mental.

Hit? HP? MP? que bagaça é essa? Como defino isso?

Se você joga RPG em video Games já vai estar acostumado com isso! São os números que efetivamente vão importar para o jogo, você sempre vai rolar 1d20 e somar com um bônus e depois comparar

Iinitiative (Iniciativa) - d20 + Bônus de Speed + Bônus de Mind + Bônus de armas e acessórios. (Anote o número e use sempre ele!)
Fisical Hit (Ataque físico) - d20 + Bônus de Speed  + Bônus de Weapon (A que está sendo usada no momento do ataque.)
Skill Hit - d20 + Skill + Bônus de Mind se for Magia ou Strength se for técnica + Bônus extra da técnica ou mágica usada
Evade - d20 + Bônus de Speed  + Bônus de Mind + Armor - É usado para evitar Hits

Essa é a mecânica básica do jogo, em breve mais detalhes, por favor dê sua opnião e suas críticas todas serão testadas e podem até virar elementos do jogo!
Então o que você achou da idéia?



Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de Games e RPG, Músico, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.




Nenhum comentário:

Postar um comentário