terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Plebe Rude - OLIM - Grande Potencial, mas um beta pouco atraente!


E ai seus merdas! Agora é assim, já que a porra da minha sessão é Plebe Rude, resolvi adotar de forma literal a parada e já que o Banguela nunca respeitou muito seus leitores, vamos respeitar a tradição, quem não gostar, vá chorar e chamar a mamãe...

Esse cara é chato pra caralho e ficou enchendo o saco colocando a porra do link do sistema dele em vários locais do blog, então me venceu pelo cansaço e cá estou eu fazendo uma mini resenha de seu sistema OLIM.


O sistema não apresenta nenhuma genialidade logo de cara, mas ainda assim se propõe a um sistema de regras simples o que muito me agrada, suas graduações são feitas em quantidade de dados e os números 4, 5 e 6 são sucessos, me lembra a ideia do Beat'n UP Rpg, Tem 3 carreiras abrangentes como o 4D&T, combatente, ladino e místico, dando a entender que é um RPG de Fantasia Medieval, acharia melhor que fosse inserido um cenário mais impactante para ser o chamariz de usar o sistema, algo inovador...
Ao invés disso usa características clichês de fantasia e tem até hobbit, que é o halfling "exclusivo" do Senhor dos Anéis. Não faz dele ruim, pelo contrario, mas acho que deve ter algo para que te convença a largar tantos sistemas já mais consolidados de fantasia medieval, para usar OLIM.

Ele acerta em obrigar os jogadores a terem uma profissão também, enfatiza terem uma motivação, mecânica de sorte que eu acho fantástica em qualquer jogo, erra nos atributos com muita semelhança com o storyteller, acerta num sistema de Traços semelhante a talentos de d20 ou qualidades e defeitos de storyteller.

Pra resumir, parece uma grande colcha de retalhos, isso é ruim? Não! Parece tentar buscar as melhores características de vários sistema, proposital ou não, assim parece ser!
E quanto a eficiência? Simulei um pequeno playtest de combate de 1 minuto no máximo e parece funcionar.
E o que o Plebeu achou? Bom resultado, parece ser um bom sistema, tirando muitas semelhanças com outros, mas é bom, apesar de ainda estar muito incompleto dá pra ter uma ideia do que pretende virar.
Deixo minhas sugestões abaixo!
  1. Os RPG's Indie de hoje costumam vir com um bom cenário para chamar atenção, a não ser quando é um vasto sistema genérico que não é o caso. Reinos de ferro tem a tecnologia a vapor, Tormenta tem o ambiente anime e a Tormenta, Acepção tem o Terra Devastada e assim por diante...
  2. Evite terminologias que lembrem outros sistemas, mas ainda assim, não é um defeito.
  3. Acrescente ilustrações.
  4. O sistema de sorte é bem legal, invista nele.
Claro que é apenas uma opinião, e eu sou um mero Plebeu, mas sério gostei do sisteminha, confesso que só vou usar quando estiver mais completo, mas terei um grande prazer de postar mais sobre ele, parabéns pela iniciativa, acho que tem um ótimo potêncial!!!
Ps: Eu não ligo para pequenos erros de português que nitidamente são por pressa ou erros de digitação,  mas tem uns bossais que ficam metendo pau em postagens, imagina num livro de rpg, revise antes do próximo beta!

Faça algumas adaptações e postaremos aqui no Dragão Banguela, mas por favor pare de postar o link no Blog, caceta!


Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de Games e RPG, Músico, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário