quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dragon Age RPG: Ter ou não ter eis a questão!

Mal cheirosos que vivem nos becos sentados dias a fio esperando ver  uma postagem no Dragão Banguela, vamos falar desse joguinho?

Super cenário, sistema interessante mas...




Pois é, tem um "mas..."

O sistema limita as possibilidades do jogo apesar de se adequar as necessidades basicas de emulação de um game.
Falta opções de customização ou uma liberdade maior pra elas.
Não me entendam mal, não é ruim, não é desagradavel jogar, apenas limitado, mas pode ser pra mim que opto por sistemas mais narrativistas.

Acho patético coisas como num D&D só poder usar duas armas se for um  Ranger ou ter um grupo de armas leves limitado a minha classe por ser um ladino, isso é uma solução prática para ater personagens ao esteriótipo, mas não é devidamente funcional para as minhas necessidades.

Se você não se incomodar em jogar sempre com as mesmas classes e os mesmos tipos de "poderes" bem como as mesmas habilidades tudo bem...
Eu amo D&D mas as vezes limita minha imaginação, dando preferencia eu a sistemas mais livres, tentar fazer uma ladina com especialização em estrangulamento foi inviável sem adaptação e uma adestradora exigiu liberar características que não são da classe.

O cenário é fantástico, bem como o game também é e o ponto forte do sistema é as regras de façanha que são uma espécie de critico customizável onde você pode dar mais dano mas pode criar outros efeitos ao invés ou alem dele.

Algumas coisas vistas nas animações e na webserie ficam impossiveis de se realizar com as regras oficiais, o conceito de minion tambem não é explorado, mas nada que não dê pra adaptar, como eu sou rei das house rules, não me importo com isso...

Mas de fato hoje alguns sistemas me chamam mais atenção que outros e poder customizar meu char como eu quero me atrai mais que simplesmente escolher imitar a uma classe e me limitar a aquilo.
Depois de uns 5 personagens você sente falta de algo mais, será fato, mas isso não vai arrancar a diversão do jogo só dar um limite a ela.
Vale comprar pelo cenário e pelo jogo mas se você quer liberdade em criação de personagem, não é a melhor opção...


Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de games e RPG, um dos fundadores e organizador do projeto Dungeon Carioca de incentivo ao RPG com encontros mensais no Rio de Janeiro, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário