quinta-feira, 9 de agosto de 2012

JOGADORES CHATOS E RANZINZAS NO RPG


O leitor Quetzcoltz chegou incrívelmente atrasado para o processo seletivo de novos autores do DB. Mas como ele mandou logo 3 textos de uma vez, resolvi colocá-los aqui. Então aí vai o primeiro deles:




Não, este não é mais um post sobre Editions Wars do D&D! É um post de reflexão filosófica sobre um tema que nos intriga tanto quanto o dilema " tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais",. O tema é: "os sistemas de rpg estão ficando chatos porque o hobby está morrendo ou o hobby está morrendo porque temos JOGADORES chatos". Já perceberam como o número de jogadores pela-saco está crescendo, já perceberam como eles estão dominando todos os blogs, sites, mesas e grupos de discussões.

É incrível minha gente, mas é verdade, esses pseudogamedesignersexpertsranzinzas (denominados assim, pois se acham os bãbãbãs do RPG e criticam todas as regras e edições, mas não passam de velhos ranzinzas) se alastram a todo instante e fazem Editions Wars, sabotam edições, eventos, criticam tudo. Por que cargas d’água eles simplesmente não sentam os rabos em uma cadeira com um grupo de jogadores e jogam a bagaça do sistema que eles querem, ao invés de ficarem enxendo o saco (e posts pela internet) criticando edições. E essa coisa ranzinza não aparece só em Edition War não, de vez em quando eles teimam em ir pra sua mesa de RPG, e a transforma em uma chatice só, pois eles destroem todo o trabalho do Mestre, e toda a campanha, pois jogam uma "praga" e um “desânimo” que nenhuma seção mais acontece.

O pior de tudo, é que o player ranzinza está se alastrando e hoje é muito comum vermos mesas assassinadas por eles. Situações abaixo se repete:

MESA DE ADULTOS RANZINZAS - Mestre "O grupo abre a porta e ao entrar na sala perceb que está debaixo de uma gigantesca aranha gigante venenosa";
Jogadores ranzinzas "Ah tá, vou tentar fura ela com minha...deixa eu ver...espada +2"
MESA DE CRIANÇAS- Mestre "O grupo abre a porta e ao entrar na sala perceb que está debaixo de uma gigantesca aranha gigante venenosa";
Crianças jogadoras - "Eu grito, -sua aranha maldita!!, vai ser furada pela minha espada caçadoras de aranhas, sua criatura imunda, não vai comer meus amigos porque eu to aqui pra defende-los..." e pega o dado com brilho nos olhos sem igual.

Estes jogadores perderam a malícia e todo o amor e insistem que RPG de antigamente era melhor, mas não consegue enxergar que o comportamento dele de ANTES É QUE ERA MELHOR, pois o jogo de RPG continua com o mesmo conceito: jogos de interpretações de papéis.
Eu conheço uma pá de jogadores que por causa destas chatices, perderam ótimos 4 anos de boas jogatinas, só porque a mesa era de um tal D&D 4e, e por não dar o braço a torcer, destruiram toda a diversão.
Acho que hora de refletirmos na questão: será que estamos ficando ranzinzas, sem sal e chatos? Vamos aprender com as crianças galera! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário