terça-feira, 14 de agosto de 2012

Bem Vindo à Silent Hill


Silent Hill + The Shotgun Diaries. O que isso pode resultar?

Mais um post do leitor! Desta vez o texto é do Erik Ferreira Nunes so site Silent Hill Net.

É engraçado como as inspirações agem. Como, por vezes, ficamos mirando uma página em branco, fuçando em livros e revistas de RPG, de ficção e fantasia, e nada nos vem.

O que isso tem a ver com Silent Hill, ou Shotgun Diaries? Aparentemente, nada, mas achei que ficaria muito feio começar me apresentando. Bom. Eu sou Erik Ferreira Nunes, tenho 22 anos e jogo RPG desde os 10. A poucos anos, recebi a minha primeira oportunidade para trabalhar como autor através da Dragon Cave, revista online própria do Mighty Blade.

De lá até meses atrás, passei todo meu tempo livre trabalhando na tentativa de criar um sistema a partir das minhas próprias concepções. Durante muita pesquisa e leitura de diversos sistemas e cenários, acabei me deparando, neste blog, com dois hacks do Shotgun, que me fizeram buscar pelo sistema original.

Semestre passado, tive o desafio de tentar auxiliar minha esposa em uma pesquisa para a faculdade sobre etnomatemática, onde ela escolheu justamente trabalhar com RPG. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa, nos deparamos com a possibilidade de criar um sistema próprio para trabalhar com as crianças, já que não encontramos – ao meu ver – bons materiais realmente jogáveis. O sistema deveria ser simples e rápido, e por vezes eu pensei no Shotgun, mas a ideia acabou guardada para uma próxima oportunidade...

Que aconteceu!

Não sei bem porque, mas, enquanto procurava um game para trabalhar como cenário para o meu sistema, comecei a pensar demais em Silent Hill. Meu sistema não comportaria este jogo, mas meu cérebro trabalhava em alguma maneira de adaptá-lo. Cheguei a cogitar o Sistema Daemon, mas, sem perceber, estava fazendo anotações em cima do Shotgun Diaries.

Quando de fato concebi a adaptação, foi pensando nos fãs do game que não jogavam RPG. Para tal, tive a oportunidade de publicá-lo no site especializado Silent Hill Net (www.silenthill.com). E tive retorno considerável, questionando sobre coisas básicas que não apareciam no primeiro e-book, que me permitiu a criação de um suplemento.

Entretanto, me vejo hoje em um dilema. Eternamente insatisfeito, me pergunto o que poderia estar errado e certo com o material. Enviei para o blog em busca de críticas dos autores dele, mas fui aconselhado à enviar este Post do Leitor. Então, escrevi-o e enviei-o, esperando justamente críticas (boas ou ruins) sobre meu trabalho.

Desde já, grato pela atenção de vocês.

Sobre o hack

Quem conhece os dois hacks já postados aqui, vai perceber conceitos de ambos no Silent Diaries. Além da mecânica básica, alguns detalhes adicionados podem ser considerados por vocês uma distorção das concepções originais.

O Relógio e as complicações e o Medo estão presentes, assim como um medidor de Corrupção. Por outro lado, os diários e os suprimentos estão mais próximos do jogo. Temos esteriótipos de personagem totalmente originais e, bom... O Silent Diaries traz um sistema de combate que (por mais irônico que pareça) foi criado o mais próximo possível da mecânica básica.

O suplemento tem por público-alvo os não-jogadores, e apresenta conceitos básicos sobre RPG, mas todos focados diretamente ao Silent. Ambos os livros possuem menos de 10 páginas, nos moldes do original e dos hacks nos quais me baseei.

Ambos livros estão disponíveis no Silent Hill Net, na seção Trabalho de Fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário