quinta-feira, 8 de setembro de 2011

[Resenhas] Ledd


Saudações, macacada!

Como vocês já devem saber, recentemente a Jambô lançou uma nova HQ baseada no cenário de Tormenta, chamada Ledd.

E como nós não falamos absolutamente nada sobre a série, vamos a uma resenha sobre o que já foi mostrado até então...

...



A SAGA DE LEDD, O GUERREIRO DESMEMORIADO

Antes de mais nada, temos de apresentar a série, o que será feito no próximo parágrafo, já que este parágrafo está sendo preenchido gratuitamente com encheção de linguiça falando sobre o que vai ter no próximo parágrafo.

Ledd é uma série em quadrinhos roteirizada por J.M. Trevisan, vulgo Doutor Careca e desenhada pelo estreante Lobo Borges. O quadrinho se passa em Arton, o mundo medieval do cenário errepegístico de Tormenta, e narra a saga de Ledd, um jovem guerreiro desmemoriado e de passado misterioso.

A trama começa com Ledd preso em Yuden e fugindo com a ajuda do misterioso mago Ripp, cujos feitiços precisam sempre de cabelos (dos outros, pois ele é careca) para serem executados.

Quando se fala em história em quadrinhos baseada em Arton, obviamente que se pensa logo em Holy Avenger, um dos maiores sucessos dos quadrinhos nacionais. E é aqui que Ledd mostra sua identidade própria.

A começar pelo traço de Lobo Borges, que também segue o estilo mangá, contudo, mais baseado nos quadrinhos de ação. Quem acompanhou o trabalho de Erica Awano em Holy Avenger sabe que o traço dela era mais suave e não funcionava em sequências de ação. Já Ledd, começa com um primeiro capítulo recheado de ação ao melhor estilo exagerado de Tormenta RPG.

O roteiro de Trevisan também é eficaz em se distanciar do estilo Holy Avenger. Enquanto a saga dos Rubis da Virtude era basicamente uma história romântica (Lisandra estava apaixonada pelo Paladino, enquanto Sandro estava apaixonado por Lisandra), em Ledd, o que temos é basicamente um quadrinho de ação. Isso não significa, no entanto, um roteiro raso. Na verdade, o mistério sobre a identidade de Ledd tem sido mostrado de maneira bem interessante e motiva o leitor a continuar acompanhando a saga.

Mas o mais importante sobre Ledd não é só a maneira como o quadrinho é desenvolvido e sim a maneira como ele é publicado. Ao invés de ser vendido mensalmente nas bancas como Holy Avenger era (um investimento extremamente arriscado e que já matou dezenas de boas iniciativas dos quadrinhos nacionais), Ledd é publicado em um site próprio para ser lido online e gratuitamente. Isso não só é inovador (pelo menos em termos de quadrinhos nacionais), como também é uma forma de se evitar a pirataria.

Todo mundo sabe que se fosse lançado de maneira tradicional, alguém já teria scaneado e soltado em algum site de downloads (mas não aqui, porque nessa joça a gente só coloca velharias). Então, os próprios autores resolveram disponibilizar a série online gratuitamente.

Mas e como a editora ganha dinheiro? Aí é que entra a estratégia editorial. Como alguns podem saber, os mangás japoneses são lançados nuns livretos bem vagabundos com papel de baixa qualidade, por um preço ínfimo, num formato de mix, com várias histórias de diversos autores. Então, os que fazem sucesso são lançados em volumes de melhor qualidade sem terem que dividir espaço com outras histórias (o formato que chega aqui no nosso país).

Com Ledd, os planos são mais ou menos parecidos. A cada X volumes online, teremos um encadernado em papel físico para ser vendido. Mas se você já leu o original online a versão em papel não tem nenhum atrativo, certo? Talvez não, mas os planos da editora incluem coisas extras nos volumes encadernados, como páginas coloridas, artes originais, esboços e todas aquelas coisas de bastidores que os fãs de quadrinhos adoram.

Seria essa a solução definitiva para o problema da falta de quadrinhos nacionais? Sinceramente, creio que não. É inegável o sucesso que Ledd vem fazendo e isso pode ser mensurado pelo feedback nos sites que falam sobre o assunto, mas acho pouco provável que outras editoras façam a mesma aposta, principalmente por não haver lucro imediato. Além disso, Ledd já tem a vantagem de ter o seu próprio público, que são basicamente os fãs de Holy Avenger que ficaram órfãos da série.


CONCLUSÃO

Em termos de iniciativas recentes nos quadrinhos nacionais, Ledd agrada bastante. Não é uma história extremamente profunda, mas tem bastante qualidade, seja no roteiro, seja na arte.

Além disso a corajosa iniciativa de publicar a HQ online gratuitamente também é bem promissora. Vale lembrar que a mesma editora fez algo parecido com o RPG 3D&T Alpha, que foi publicado online gratuitamente e vendido em livrarias. E mesmo sendo gratuito, o livro físico esgotou sua primeira tiragem.

A saga já está em seu terceiro capítulo e a previsão para o lançamento do primeiro encadernado será após o lançamento do quarto capítulo, ou seja, ainda neste ano.

Para ler a HQ online basta acessar http://www.leddhq.com.br/

Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Técnico em Mecânica nas horas vagas. É fã de Led Zepellin e tem uma TV de Led.



Nenhum comentário:

Postar um comentário